Em um mercado cada vez mais competitivo é fundamental buscar estratégias para melhorar os resultados de vendas da empresa. Por essa razão, a mensuração de resultados é indispensável para auxiliar os empreendedores a destacar o seu negócio.

Não é à toa que há possibilidade de utilizar painel de vendas customizados, com a visão geral dos principais indicadores do negócio. Nesse sentido, são as métricas que podem determinar o que está gerando resultados e o que está impactando em alcançar a meta de vendas, por exemplo. 

E, se você busca potencializar suas vendas e, consequentemente, gerar o faturamento para o seu negócio, continue a leitura e entenda a importância do painel de venda e quais são as métricas importantes para acompanhar. Confira!

Neste conteúdo, abordaremos os seguintes tópicos:

O que é painel de vendas?

Em suma, o painel de vendas nada mais é do que uma ferramenta ideal para acompanhar as vendas, oportunidades e até mesmo a perda de clientes.

Com ele você tem a peça chave para medir os resultados através dos principais indicadores de desempenho, os KPIs (Key Performance Indicators). Ou seja, o painel oferece todas as informações importantes para o gestor, por exemplo, de cada atividade do setor comercial, como a medição de dados de desempenho em gráficos, tabelas, mapas e afins. 

É válido destacar que cada painel é diferente, sendo possível ter a vantagem de usar um painel de vendas customizado e gratuito que algumas empresas, como as que geram leads através da internet, disponibilizam, podendo acompanhar em tempo real os orçamentos, leads entre outros. Veja a seguir qual é a importância dessa ferramenta!

A importância do painel de vendas

Ao utilizar uma ferramenta que oferece uma visão geral da equipe de vendas da sua empresa, facilitando os processos e tendo informações otimizadas, de modo que influencia na facilidade para tomada de decisões assertivas, o painel é de suma importância para quem busca resultados de sucesso.

Acredite: embora seja relacionado apenas no monitoramento de métricas, que facilita a compreensão de dados, ele é determinante para que a meta de vendas seja alcançada, bem como ter a possibilidade de se destacar da concorrência.

Até porque, antes de realizar uma compra, o seu lead (potencial cliente), que está relacionado ao fundo do funil, já sabe o que quer adquirir e solicitará mais informações do seu produto através do orçamento.

Logo, a equipe comercial deve analisar as solicitações e realizar o retorno para o consumidor em até 1h após receber a solicitação de contato. Quanto mais rápido for o retorno, maior serão as chances de convertê-los, evitando que o lead procure a concorrência.

O painel, portanto, é uma ferramenta de gerenciamento de informações que fornece uma visão geral, além disso, pode ajudar a responder perguntas como:

  • Suas vendas estão em alta? 
  • Os resultados estão de acordo com o esperado?
  • O que está impedindo a sua marca de vender mais?
  • Quais são as estratégias necessárias para aumentar as vendas?
  • Entre outras.

Sendo assim, esse recurso pode te auxiliar na mensuração das atividades de vendas, leads, oportunidades, e acompanhar o andamento das metas e assim sucessivamente. 

As métricas importantes para acompanhar no seu painel de vendas

É quase impossível negar que todas as métricas são importantes para acompanhar no seu painel de vendas. Ao ser acompanhada diariamente pode influenciar em gerar melhores resultados para o seu negócio!

Até porque, se não acompanhar as métricas, dificilmente será possível identificar os motivos da perda das vendas, como, por exemplo, identificar se o cliente deixou de comprar devido a localização e/ou frete, além do preço. 

Portanto, as métricas são fundamentais para ajudar a traçar estratégias e trazer resultados efetivos. Veja a seguir 7 principais métricas para acompanhar no seu painel de vendas.

1. Leads

Uma das métricas mais importantes, são os leads. Afinal, são as oportunidades de negócio que a sua marca obtém. Por isso, é mais que necessário prestar total atenção aos potenciais clientes que chegaram até você!

No entanto, é muito importante estar preparada para atender dois tipos de clientes: leigos e técnicos.

O que isso significa?

Para responder essa pergunta, imagine que você, como consumidor, acesse um site e solicite um orçamento de um produto que não tenha tanto conhecimento. Certamente deseja obter mais informações sobre o produto e, consequentemente, tomar a decisão de compra após o retorno da empresa.

Nesse sentido, nos meios digitais ou até mesmo nos meios físicos, os clientes leigos são aqueles que solicitam o orçamento, mas que não entendem do produto e/ou serviço, contudo, em muitos casos, podem oferecer grande oportunidade de negócio e efetivação da compra.

Já o técnico é o cliente que, de fato, sabe o que quer e o que está buscando. Ou seja, é o que solicita um orçamento com a certeza de que o produto será útil para utilizar no seu trabalho, por exemplo.

Por essa razão, é fundamental estar atento a todos os leads, tendo em vista que ambos têm necessidades de compra, logo, basta usufruir corretamente do seu painel e fazer os acompanhamentos diários para identificar o perfil e tratar os leads corretamente. 

2. Tempo de resposta

Assim como identificar as novas oportunidades de negócios, é preciso estar atento ao tempo de resposta que a sua empresa oferece para os leads.

O tempo de resposta é o que indica, basicamente, quanto tempo o setor comercial da empresa leva para acompanhar leads, ou seja, o prazo para realizar o retorno de orçamentos. É uma métrica indispensável, pois o tempo de resposta pode impactar nos resultados do seu negócio.

Aliás, de nada adianta monitorar no seu painel as cotações para saber se a quantidade e a qualidade estão de acordo com o esperado, sem gerar um retorno rápido e eficaz para os potenciais compradores. Sem essa ação será quase impossível ter uma alta porcentagem da meta de vendas alcançada.

Não à toa, pois dados comprovam que os consumidores tendem a comprar serviços e produtos de empresas que realizam o retorno rápido. Segundo levantamento da Forrester, 53% dos clientes tendem a desistir da compra quando não encontram respostas rápidas.

Além disso, de acordo com o estudo de Harvard, as empresas que respondem aos leads dentro de uma hora do primeiro contato tem sete vezes mais chances de qualificar o lead do que aquelas que esperam mais tempo para iniciar essa aproximação. Ou seja, quanto menor for o tempo de resposta, maior será a probabilidade de converter o lead.

3. Cotações e negociações 

Essa é a métrica que não deve passar despercebida, uma vez que pode contribuir para aumentar a taxa de conversão!

Ao acompanhar a quantidade de cotações e negociações, as que geram sucesso e insucesso, por exemplo, poderá ter uma visão geral sobre o dashboard de vendas. Isso inclui também um carrinho de compra abandonado no site da empresa e a mensuração pode ajudar a identificar o que impede a efetivação da compra.

Com os dados de cotações e negociações abandonadas, a equipe comercial poderá entrar em contato para identificar o problema e oferecer soluções para o potencial cliente.


Veja também:


 

4. Venda por localização

Há quem ainda acredita que a localização não é uma métrica importante a ser analisada. Acredite: você pode definir novas estratégias para maximizar seus resultados a partir do acompanhamento do volume de vendas por localização.

Já imaginou quantos clientes deixou de comprar o seu produto devido a localização? Ou até mesmo se o consumidor deixou de comprar devido ao frete?

É muito importante antes de descartar um lead pela localização, entrar em contato, e entender se de fato aquela solicitação é para a região do cotador, pois a compra pode ser para outra localização, inclusive a qual se encontre a sua empresa.

Dito isso, é possível considerar que a métrica de locação fixa também deve ser acompanhada no seu painel e, jamais, ser ignorada. Isso porque você pode fazer comparações e identificar os principais motivos das vendas e até em qual região há o maior número de demanda.

5. Preço

Embora muitos consumidores optem por comprar de empresas que realizam o retorno rápido, sem considerar o preço como fator decisivo, ele não deixa de ser um fator de objeção, isso inclui não só o preço do produto, como também do frete e afins.

Logo, acompanhar quantos clientes deixaram de comprar devido ao preço é muito importante, tendo em vista que a sua companhia entende os motivos das perdas de vendas e, então, traça novas estratégias para superar a concorrência, evitando perder clientes.

6. Taxa de aquisição

Acompanhar a taxa de aquisição é primordial. Uma vez que identifica quantos dos novos leads que a sua empresa ganha, são convertidos em clientes.

Isso demonstra o porque é indispensável acompanhar as diferentes métricas para entender se a empresa está no caminho certo, e o que fazer para melhorar o desempenho do time comercial para alavancar as vendas.

7. Número de solicitações atendidas

Por fim, mas não menos importante, é fundamental acompanhar a métrica de solicitações que foram atendidas e solucionadas.

Você sabe de onde vem seus leads? 

Muitas vezes, antes de finalizar uma compra, o potencial cliente acessa o site, redes sociais, busca informações sobre as empresas e assim sucessivamente. 

Logo, ao buscar por informações através da solicitação de orçamentos, você pode acompanhar no painel de venda a métrica que demonstre no dashboard, quantos clientes e por onde foram feitos os contatos antes de finalizar a venda. 

Desse modo, a mensuração de resultados no painel pode auxiliar em resultados mais assertivos visto que os gestores poderão ter uma visão geral de onde vem os seus leads no processo de vendas. 

Como acompanhar as métricas corretamente?

São muitas métricas que devem ser acompanhadas para garantir sucesso em vendas e, consequentemente, bater as metas almejadas. 

No entanto, é possível acompanhá-las de modo prático e eficiente, com o uso do CRM (Customer Relationship Management), que nada mais é do que um software de gestão de relacionamento com o cliente, e que pode acompanhar as métricas em tempo real. Ao utilizar a ferramenta, você garante as principais vantagens, tais como:

  • Visibilidade;
  • Divulgações de materiais ricos, PDFS, vídeos, fotos, calendário;
  • Mini site para oferecer informações relevantes da empresa na plataforma de vendas;
  • Dentre outros.

Com um painel de vendas interativo e prático, basta aproveitar todas as vantagens e usufruir 100% da ferramenta para não perder clientes para a concorrência.

Para isso,faça o acompanhamento diário, sendo o mais indicado realizar a mensuração três vezes por dia, mas se não for possível, faça no mínimo, uma vez por dia.

Afinal, acompanhar três vezes por dia (manhã, tarde e noite) e realizar retornos para o lead em até 2h e com o atendimento eficaz, é o que gera a probabilidade de converter os leads em clientes.

Lembre-se de analisar os dados e acompanhar os orçamentos pendentes, a fim de evitar atraso e perder clientes para os seus concorrentes. Por isso, entre em contato em até 2h, faça o retorno por telefone e sempre formalize por e-mail aquilo que foi acordado e/ou orçamento passado.

Ao colocar isso em prática, será possível aumentar o número de conversões, ter o aumento contínuo de vendas e, consequentemente, excelentes resultados e faturamento para o seu empreendimento!

Conclusão

O painel de vendas é de suma importância para qualquer empreendimento. Com ele os gestores poderão fazer a mensuração de resultados e até mesmo extrair dados de vendas perdidas. Além disso, selecionar o motivo da perda para identificar pontos de melhorias através da ferramenta automatizada.

Com o painel é possível saber a taxa de conversão, ROI (Retorno sobre Investimento), motivo da perda de vendas, entre outras possibilidades que influenciam na decisão de novas estratégias de melhorias para a empresa aumentar o número de vendas. 

Basicamente, é uma ferramenta importante para os gestores usufruírem da melhor forma e acompanhar as métricas diariamente, a fim de ter o melhor desempenho da equipe comercial e, consequentemente, bater metas de vendas.

Portanto, as métricas disponíveis no painel de vendas, tais como, leads, tempo de resposta, categorização, região, preço, taxa de aquisição e outras, são indispensáveis e devem ser acompanhadas três vezes por dia para ajudar a identificar o porquê a sua empresa perde clientes, quais foram os motivos e afins, para traçar estratégias e trazer resultados efetivos.

 

About the Author: Thais Teixeira

Avatar
Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Posts Relacionados