Com o início de um novo ano, há mais um ciclo de oportunidades para trilhar um caminho rumo à realização dos sonhos. 

Manter as contas em dia é de extrema importância para que o dia a dia seja mais tranquilo e sem grandes preocupações. Dessa forma, uma atitude que pode fazer a diferença é a organização financeira, alcançada por meio de um bom planejamento pessoal.

Por isso, seguir algumas dicas podem ajudar a alcançar os objetivos de vida, visto que o controle do dinheiro é fundamental para a realização de sonhos e, sobretudo, a independência financeira. 

Afinal, o que é organização financeira?

A organização financeira, nada mais é que a prática de organizar e controlar os gastos conforme o dinheiro disponível. Assim, traçar objetivos e utilizar o dinheiro conforme a sua realidade financeira é primordial para que um adequado padrão de vida seja alcançado ou mantido. 

Dessa forma, manter um saldo positivo permite que as finanças pessoais estejam em ordem, além disso, contribui também para que, em caso de emergências, você consiga contar com mais tranquilidade para eventuais gastos. 

Qual a importância do planejamento pessoal?

A importância do planejamento pessoal quando o assunto é dinheiro, pode ajudar com que se obtenha mais clareza sobre o destino de cada centavo ganho e com isso, entender melhor quais são as reais necessidades, problemas e possíveis excessos cometidos nas finanças. 

Outro ponto de atenção quando o assunto é planejamento pessoal e organização financeira, refere-se à conquista da autonomia e controle sobre o próprio dinheiro, pois quem alcança essa autonomia consegue economizar e fazer todos os planos caberem no orçamento, vivendo com mais tranquilidade, bem-estar e qualidade de vida. 

5 dicas para ajudar na organização financeira de 2022

É essencial seguir algumas dicas para que se consiga controlar a vida financeira, de fato. Elas ajudam as pessoas que se encontram em dificuldade ou meio perdidas a entenderem por onde começar a organizar as economias. 

Analise a sua situação financeira

Uma maior clareza sobre a real situação financeira pode fazer a diferença no uso cotidiano do dinheiro. Por isso, analise com cautela o quadro financeiro atual em que se encontra, considerando o salário, gastos fixos, excessos, investimentos e afins. 

Após entender a situação financeira, será possível repensar alguns gastos e compreender quais os valores que impactam diretamente na melhor organização. Além disso, será possível também organizar melhor os gastos do dia a dia. 

Faça uma planilha de gastos 

Trata-se de uma técnica muito comum e que não exige grandes esforços. Ao se falar em planilha de gastos, muitas pessoas pensam que é necessário baixar algum sistema ou programa para tal, mas isso pode ser feito apenas por anotação em agenda, uma planilha simples manuscrita ou mesmo com uso de uma pequena lousa. 

Essa planilha vai te ajudar a verificar quais foram os valores recebidos no mês, gastos, contas pagas, boletos pendentes e até mesmo o saldo positivo que pode ser utilizado para investimento na poupança. 

Negocie as suas dívidas

A ausência de negociação das dívidas colabora para que a vida financeira se transforme em uma “bola de neve”. Desse modo, caso possua alguma dívida pendente ou que não consegue pagar, entre imediatamente em contato com as empresas para renegociar ou solicitar desconto para pagamento integral do devido. 

Atualmente, várias empresas oferecem condições especiais para a quitação de dívidas e o atendimento pode ser realizado via site, aplicativo ou telefone. Manter o nome limpo e uma boa linha de crédito, faz a diferença na vida de quem deseja se organizar financeiramente. Então, por que não fazer isso agora em 2022? 


Veja também:


Guarde dinheiro na poupança

Pode parecer uma prática muito antiga para as pessoas mais jovens, mas era muito comum que nossos pais e avós mantivessem uma quantia guardada na poupança. Por isso, tente guardar uma quantia fixa todos os meses. 

O dinheiro da poupança é um investimento pessoal, que pode ser usado futuramente para a realização de alguns planos, tais como viagens, compra de imóvel, carro, reforma, entre outros. 

Não gaste mais do que você ganha

Gastar mais do que se ganha pode colocar em risco a vida financeira. Parte disso se deve ao uso do cartão de crédito ou de dívidas ao longo do mês. Sendo assim, evite gastar mais do que ganha e verifique a cada gasto, se haverá uma real possibilidade de pagamento da dívida no mês subsequente. 

Gostou do artigo? Acompanhe o blog da Neon ConsigaMais+ e fique por dentro de dicas que podem te ajudar a manter a saúde das suas finanças. 

Esse artigo foi desenvolvido por Luma de Lima Oliveira, com a empresa Neon ConsigaMais+.