A campanha Janeiro Branco faz parte das campanhas preventivas de saúde e chamar a atenção para as questões ligadas à saúde mental e  emocional das pessoas. 

As principais ações do Janeiro Branco são: 

  • Palestras.
  • Palestras-relâmpago (apresentações mais curtas que as palestras comuns). 
  • Oficinas e cursos. 
  • Workshops. 

Acompanhe a seguir mais informações sobre o Janeiro Branco e como ele surgiu. 

Quem criou e como surgiu o Janeiro Branco? 

A campanha do Janeiro Branco surgiu em 2014 por psicólogos de Uberlândia, em Minas Gerais, que se inspiraram no “Outubro Rosa” para promover a conscientização da importância e proteção da saúde mental

Por que surgiu o Janeiro Branco? 

Essa campanha surgiu devido aos aumentos consideráveis registrados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) das doenças mentais nos últimos anos. Esse estudo preocupou os profissionais da saúde, que viram na campanha uma saída que leva à melhora dos resultados relativos à saúde mental das pessoas. 

Por que “Janeiro Branco”? 

A escolha da cor branca é justificada pelos termos simbólicos e culturais dela que também são relacionados ao mês de janeiro, conhecido popularmente por trazer renovação e reflexão sobre a vida e as relações interpessoais. 

A cor também está ligada à ideia da “folha em branco”, onde você pode reescrever sua própria história.  

8 dicas para fazer uma boa campanha para a sua empresa durante o Janeiro Branco 

Boas campanhas só podem ser realizadas através de boas ações voltadas para o seu tema principal, que nesse caso é a saúde mental. Algumas dessas ações do Janeiro Branco são: 

  • Convidar as pessoas para oficinas sobre a importância da qualidade da saúde mental. 
  • Passeatas nas ruas, principalmente as mais movimentadas, para disseminar informações. 
  • Estabelecer rodas de conversas em lugares públicos sobre o assunto. 
  • Chamar a atenção para o tema através da arte (confecção de cartazes, faixas, cartazes, etc.)
  • Fazer reuniões para sanar as dúvidas das pessoas sobre a saúde mental. 
  • Se possível, estabelecer parcerias com os meios de comunicação como jornais e canais de televisão. 
  • Distribuir brindes como camisetas sobre o tema. 
  • Entre muitas outras formas de disseminar informações. 

Qual o lema do Janeiro Branco? 

O lema do Janeiro Branco, ou seja, a sentença curta que reúne o seu ideal, em 2022, é “Todo Mundo Conta”. Nesta oitava edição da campanha, que acontece este ano, busca focar na busca pelo aumento da qualidade da saúde mental em meio à pandemia de Covid-19. 


Veja também:


Qual a importância do Janeiro Branco?

Um estudo feito pelo instituto Ipsos, revelou que 53% das pessoas entrevistadas reconheceram que sua saúde mental sofreu desequilíbrio em 2020. Além disso, dados da OMS apontam que, até 2030, a depressão será uma das principais causas de doenças no mundo inteiro. 

Por isso, a campanha do Janeiro Branco é tão importante: ela oferece novas chances de diminuir o impacto negativo da depressão e de outros transtornos mentais. 

Para além disso, devemos lembrar que o assunto da saúde mental permeia pessoas de todas as idades, mas que afeta diretamente, por exemplo, jovens e adolescentes, em período de descobrimento deles próprios. 

Como melhorar a nossa saúde mental? 

Para promover a saúde da nossa mente, antes de mais nada, é preciso priorizá-la acima de qualquer coisa. Além disso, há algumas atividades importantes que podem ser feitas, não só durante o Janeiro Branco, mas também durante o resto do ano. Acompanhe: 

  • Desenvolver estilos de vida mais saudáveis, na alimentação e na inclusão de exercícios físicos, por exemplo. 
  • Procurar ajuda quando notar que não consegue lidar com alguma situação sozinho, seja ela qual for. 
  • Cercar-se de pessoas que estão dispostas a ouvir e ajudar, além de se informar sobre grupos de apoio ou palestras sobre transtornos mentais e saúde mental. 

Esse texto foi escrito por Natasha Tochini, em parceria com a Brisk Seguros, que pode ajudar a sua empresa a oferecer os melhores benefícios para cuidar da saúde dos colaboradores.