Para as empresas de hoje, é essencial que façam a criação de sites para que os clientes possam encontrá-las na internet. 

De site institucional a e-commerce, é fundamental saber como criar um site que represente a sua empresa na internet e atenda as necessidades do seu público-alvo.

Que seus clientes sejam consumidores ou outras empresas, a maioria das pessoas hoje pesquisam produtos, serviços, empresas e fornecedores em potencial de forma on-line antes de comprar. 

Além disso, muitos fazem suas compras on-line. Portanto, construir o site da sua empresa não precisa ser caro, nem complicado, mas deve ser bem pensado. Isso vale tanto para pequenas quanto grandes empresas. 

Depois de delinear o projeto do site da sua empresa, você pode agir em seus planos de conteúdo e implementação e começar a construí-lo. Tenha em mente considerações específicas que ajudarão seus esforços de marketing a serem bem-sucedidos. 

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que te ajudarão a fazer criação de sites para empresas de grande porte! 

Dicas importantes para criação de sites

Aqui estão algumas dicas muito importantes que você deve considerar ao fazer criação de site para empresa.

1. Torne o site memorável

Aplique os mesmos princípios básicos de branding em seu site que você aplica de forma consistente em outros canais de comunicação. 

Comece com um nome de domínio memorável, de preferência um que se relacione com o nome da sua empresa. Inclua seu logotipo, slogan e outros símbolos da marca. 

Torne seu design atraente e consistente com estratégias semelhantes usadas ​​em seus locais físicos ou em outros materiais de marketing.

2. Crie um site amigável

A experiência do usuário é fundamental em sites. Isso porque ela está relacionada ao sentimento geral que uma pessoa sente depois de interagir com seu site. As pessoas se movem rapidamente na web. Portanto, você precisa de um site que seja fácil de entender e usar. 

Uma navegação simples, design agradável, carregamento rápido de páginas e uma estrutura de navegação são fortes elementos de usabilidade. Além disso, também é importante considerar incluir os seguintes elementos em seu site: 

    • Campo para pesquisas;
    • Recomendações personalizadas;
    • Descrições precisas de produtos;
    • Depoimentos de clientes;
    • Campo para perguntas e respostas (FAQ). 

Veja também:


3. Tenha um site com design responsivo

Cada vez mais as pessoas preferem realizar pesquisas em dispositivos móveis — principalmente em smartphones — do que em computadores desktop. Portanto, a sua empresa precisa ter um site que seja responsivo. 

Um site responsivo consegue se adaptar ao tamanho de tela dos usuários, seja de desktop, smartphone ou tablet. Inclusive, o Google tornou a compatibilidade com dispositivos móveis um fator importante para posicionar os sites nos resultados de pesquisa. 

Dito isso, ter um site responsivo é importante tanto para conquistar os visitantes das suas páginas quanto para conseguir uma boa posição nos resultados do Google. 

4. Aplique as técnicas de SEO

Falando em posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, se tem uma coisa que o seu site precisa ter são as técnicas de SEO (Search Engine Optimization. Não importa que tipo de empresa você possui, você deseja que seu site seja facilmente acessível e pesquisável. Essa é a chave para as vendas e o crescimento de um negócio lucrativo.

Os mecanismos de pesquisa procuram recursos específicos em milhões de sites diferentes para determinar a relevância deles para um usuário que realiza uma pesquisa. 

O SEO é aplicado para otimizar seu site para que os mecanismos de pesquisa o considerem relevante e o exibam na lista de resultados orgânicos (não pagos). Quanto melhor for a sua posição (mais alto ele aparecer), maior a probabilidade de um usuário clicar e visualizá-lo.

Todos os proprietários de empresas desejam que seu site seja compatível com os mecanismos de pesquisa para que possam receber tráfego valioso. Um mecanismo de pesquisa procura palavras-chave ao determinar a relevância do seu site para uma consulta do usuário. 

Quando você “otimiza seu site”, o está ajustando para que os mecanismos de pesquisa o considerem relevante para as palavras-chave que seu público-alvo usa.

E como fazer isso?

Existem várias etapas para a otimização do mecanismo de pesquisa e algumas delas são: 

  • Certifique-se de que seu site contém as palavras-chave de SEO corretas;
  • Pesquise palavras-chave populares relacionadas ao seu site/setor;
  • Certifique-se de que seu site tenha conteúdo relevante para esses termos;
  • Trabalhe estrategicamente as palavras-chave no conteúdo, nos títulos das páginas do seu site, mas tome cuidado para não tornar o texto menos claro ou distrair sua mensagem geral;
  • Depois de ter um site otimizado para palavras-chave, trabalhe na criação de links de entrada para seu site a partir de outros sites mais estabelecidos. Os mecanismos de pesquisa consideram os links de entrada e as palavras-chave ao determinar as classificações do mecanismo de pesquisa;
  • Evite usar a tecnologia Flash. Embora o Flash possa tornar seu site mais interessante visualmente, os mecanismos de pesquisa não podem ler esse idioma e, portanto, ignoram esse conteúdo.

Conclusão

Se você deseja que a sua empresa seja encontrada na internet, precisa criar um site profissional para ela. No entanto, é importante ter em mente que seu site deve facilitar para os clientes encontrarem e fazerem negócios com você, independentemente de você permitir ou não que os clientes comprem on-line.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a fazer criação de sites de qualidade.