Os dados são fundamentais para que uma equipe tenha sucesso em suas ações, visto que proporciona uma análise mais ampla e influência na tomada de decisão assertiva. Para a equipe comercial, um dashboard de vendas pode ser a solução para isso acontecer.
Por se tratar de uma ferramenta é possível utilizá-la a favor do seu negócio para monitorar as estatísticas de vendas e também criar estratégias. Dito isso, há muitos benefícios que devem ser considerados.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba o que é dashboard de vendas e como analisar os dados para gerar mais resultados na sua empresa. Vamos lá?
- Saiba o que é dashboard de vendas
- Vantagens de usar o dashboard na sua empresa
- Como analisar os dados de um dashboard de vendas?
- Conclusão
Saiba o que é dashboard de vendas
Dashboard de vendas é como um painel elétrico industrial devido à sua capacidade de oferecer dados precisos para a gestão das áreas comerciais. Em outras palavras, é um painel de controle de vendas, ideal para qualquer negócio.
Isso porque a ferramenta contribui tanto para os gestores, quanto para os vendedores, a entenderem a partir dos dados obtidos como está o andamento de suas vendas. Por ser uma ferramenta tecnológica, é possível acompanhar o dashboard de vendas em tempo real. Isso é excelente, não é mesmo?
Não só isso, mas você pode garantir muitas vantagens, visto que esse painel é ágil e gera informações relevantes por meio de gráficos e indicadores para influenciar nas estratégias de vendas, por exemplo.
E não existe apenas uma possibilidade de análise quando se trata de vendas, ou seja, há diversos tipos de dashboard de vendas. Os mais comuns são:
- Dashboard de conversão: Nesse caso, os dados representam as taxas de conversão de cada etapa do pipeline de vendas, incluindo os leads a serem convertidos, entre outros;
- Dashboard de ciclo de vendas: Ideal para promover uma visão ampla para o time comercial em relação a média de tempo utilizado para finalizar uma venda ao perfil de cliente ideal;
- Dashboard de desempenho: Para acompanhar o desempenho das vendas, até mesmo em datas sazonais, por exemplo, o dashboard de desempenho é primordial porque traz métricas de vendas abrangentes e identifica a combinação de indicadores como: receita total, margem de lucro, crescimento das vendas ou taxa de fechamento;
- Dashboard de desempenho do produto: Outra forma de acompanhar o desempenho de vendas é com o painel da performance de cada produto. Ou seja, é possível analisar itens específicos ao longo de uma campanha, evitando excesso de estoque, por exemplo;
- Dashboard de atividades: Apresenta gráfico e estatística sobre a produtividade da equipe a partir do cumprimento do workflow de trabalho e gerar uma competição saudável na equipe.
Quer saber quais são as vantagens de um dashboard de vendas para o seu negócio? Confira no próximo tópico!
Vantagens de usar o dashboard na sua empresa
Se deseja ter um time de alta performance, saiba que o dashboard de vendas será indispensável. Afinal, é o responsável por mostrar dados importantes para colocar a equipe em movimento. Mas, tudo isso, com grande capacidade de proporcionar mais resultados positivos devido às estratégias eficientes usando a tecnologia a seu favor.
Dessa forma, é possível considerar como uma excelente vantagem, pois pode contribuir para estratégias mais inteligentes e eficientes para converter mais clientes e fidelizá-los.
O dashboard de vendas mostra as oportunidades e, como resultado, motiva a equipe e atribui a técnicas de sucesso.
Mas quais são as vantagens de um painel para acompanhar as vendas? São muitas! Entre as principais, podemos citar as seguintes:
- Praticidade e eficiência no monitoramento das vendas, visto que as informações as informações são atualizadas automaticamente;
- Fácil acesso as informações para a equipe comercial e gestão;
- Integração da equipe nos resultados, pois os vendedores conseguem mensurar os dados e contribuem para atualizar os números de forma sistemática nas ações definidas em reunião;
- Entender o status do negócio (se é necessário adotar novas táticas ou aprimorar os processos, por exemplo);
- Entre outros.
A função do dashboard de vendas, portanto, contribui para promover mais facilidade em relação a situação das vendas, assim, é possível ter um melhor acompanhamento do negócio. De modo geral, é uma ferramenta que você pode usar para identificar o que está – ou não- funcionando.
Como analisar os dados de um dashboard de vendas?
Você deve estar se perguntando “o que se deve ter em um dashboard de vendas” para analisar os dados com precisão. A resposta é simples: possuir métricas baseadas em resultados. Você pode analisar os dados da seguinte forma:
Listar as métricas para acompanhar
Você pode listar as métricas que deseja acompanhar em seu dashboard para ter uma visão ampla e tomar decisões a partir de tal análise e acompanhamento. Dentre as principais que podem ser listadas são:
- Taxa de conversão;
- Ticket médio;
- Vendas por período e região;
- Número de leads e oportunidades geradas;
- Número de e-mails;
- Follow-ups;
- Propostas em andamento;
- Entre outros;
Para analisar os dados é importante entender e definir o objetivo do seu negócio, bem como em que a equipe comercial precisa estar focada para ter sucesso em vendas.
Veja também:
Definir um visual do dashboard de vendas
Não adianta encher um painel de informações e não ter um visual que permita fácil identificação dos resultados. Isso pode atrapalhar, inclusive, no desempenho da equipe e na gestão do negócio.
Por isso, se atente às cores e mantenha o dashboard “limpo” e harmonioso para garantir que todos consigam analisar os dados sem dificuldade. Você pode usar as cores que remetem a sua marca, por exemplo, sem muitos contrastes, com gráficos em diferentes modelos.
Dashboard de marketing e vendas
Outra forma de analisar os dados em um dashboard é integrar o marketing e vendas para acompanhar em gráficos as informações desses departamentos, para isso, será necessário uma ferramenta tecnológica, como o CRM.
Quando esses dados são acompanhados, mais assertivos são os processos de gestão e vendas. Afinal, com eles você consegue mensurar as ações de marketing e vendas para proporcionar estratégias que contribuem para o sucesso da marca, a fim de eliminar os custos que não agregam para o seu negócio.
Conclusão
Com o avanço da tecnologia se tornou mais fácil e prático acompanhar as vendas, e até mesmo dados que contribuem para estratégias mais assertivas. Na atualidade os gestores podem usar um dashboard de vendas a favor do seu negócio, e como vimos anteriormente neste post, é uma ferramenta que oferece muitos benefícios.
Utilizando como painel para acompanhar e mensurar os resultados, você, gestor, uma vez que utilizar a ferramenta, terá uma visão geral sobre o desempenho do negócio. Logo, pode-se aplicar na área comercial e integrar com a equipe de marketing, assim, os resultados serão mais positivos.
Portanto, é possível montar o dashboard de acordo com a necessidade e os objetivos, ou seja, você pode analisar os dados estrategicamente, além do operacional para acompanhar o desempenho da equipe e muitas outras possibilidades.
Agora que você já sabe o que é dashboard de vendas e suas vantagens, o que está esperando para ter um na sua empresa para otimizar s e organizar os dados?
Gostou do conteúdo: Compartilhe em suas redes sociais e deixe o seu comentário!