Os dados são fundamentais para que uma equipe tenha sucesso em suas ações, visto que proporciona uma análise mais ampla e influência na tomada de decisão assertiva. Para a equipe comercial, um dashboard de vendas pode ser a solução para isso acontecer.

Por se tratar de uma ferramenta é possível utilizá-la a favor do seu negócio para monitorar as estatísticas de vendas e também criar estratégias. Dito isso, há muitos benefícios que devem ser considerados. 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba o que é dashboard de vendas e como analisar os dados para gerar mais resultados na sua empresa. Vamos lá?

Saiba o que é dashboard de vendas

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Dashboard de vendas é como um painel elétrico industrial devido à sua capacidade de oferecer dados precisos para a gestão das áreas comerciais. Em outras palavras, é um painel de controle de vendas, ideal para qualquer negócio.

Isso porque a ferramenta contribui tanto para os gestores, quanto para os vendedores, a entenderem a partir dos dados obtidos como está o andamento de suas vendas. Por ser uma ferramenta tecnológica, é possível acompanhar o dashboard de vendas em tempo real. Isso é excelente, não é mesmo?

Não só isso, mas você pode garantir muitas vantagens, visto que esse painel é ágil e gera informações relevantes por meio de gráficos e indicadores para influenciar nas estratégias de vendas, por exemplo. 

E não existe apenas uma possibilidade de análise quando se trata de vendas, ou seja, há diversos tipos de dashboard de vendas. Os mais comuns são:

  • Dashboard de conversão: Nesse caso, os dados representam as taxas de conversão de cada etapa do pipeline de vendas, incluindo os leads a serem convertidos, entre outros;
  • Dashboard de ciclo de vendas: Ideal para promover uma visão ampla para o time comercial em relação a média de tempo utilizado para finalizar uma venda ao perfil de cliente ideal;
  • Dashboard de desempenho: Para acompanhar o desempenho das vendas, até mesmo em datas sazonais, por exemplo, o dashboard de desempenho é primordial porque traz métricas de vendas abrangentes e identifica a combinação de indicadores como: receita total, margem de lucro, crescimento das vendas ou taxa de fechamento; 
  • Dashboard de desempenho do produto: Outra forma de acompanhar o desempenho de vendas é com o painel da performance de cada produto. Ou seja, é possível analisar itens específicos ao longo de uma campanha, evitando excesso de estoque, por exemplo;
  • Dashboard de atividades: Apresenta gráfico e estatística sobre a produtividade da equipe a partir do cumprimento do workflow de trabalho e gerar uma competição saudável na equipe. 

Quer saber quais são as vantagens de um dashboard de vendas para o seu negócio? Confira no próximo tópico!

Vantagens de usar o dashboard na sua empresa

Vantagens de usar o dashboard na sua empresa min

Se deseja ter um time de alta performance, saiba que o dashboard de vendas será indispensável. Afinal, é o responsável por mostrar dados importantes para colocar a equipe em movimento. Mas, tudo isso, com grande capacidade de proporcionar mais resultados positivos devido às estratégias eficientes usando a tecnologia a seu favor.

Dessa forma, é possível considerar como uma excelente vantagem, pois pode contribuir para estratégias mais inteligentes e eficientes para converter mais clientes e fidelizá-los.

O dashboard de vendas mostra as oportunidades e, como resultado, motiva a equipe e atribui a técnicas de sucesso.

Mas quais são as vantagens de um painel para acompanhar as vendas? São muitas! Entre as principais, podemos citar as seguintes:

  • Praticidade e eficiência no monitoramento das vendas, visto que as informações as informações são atualizadas automaticamente;
  • Fácil acesso as informações para a equipe comercial e gestão;
  • Integração da equipe nos resultados, pois os vendedores conseguem mensurar os dados e contribuem para atualizar os números de forma sistemática nas ações definidas em reunião;
  • Entender o status do negócio (se é necessário adotar novas táticas ou aprimorar os processos, por exemplo);
  • Entre outros.

A função do dashboard de vendas, portanto, contribui para promover mais facilidade em relação a situação das vendas, assim, é possível ter um melhor acompanhamento do negócio. De modo geral, é uma ferramenta que você pode usar para identificar o que está – ou não- funcionando.

Como analisar os dados de um dashboard de vendas?

Como analisar os dados de um dashboard de vendas min

Você deve estar se perguntando “o que se deve ter em um dashboard de vendas” para analisar os dados com precisão. A resposta é simples: possuir métricas baseadas em resultados. Você pode analisar os dados da seguinte forma:

Listar as métricas para acompanhar 

Você pode listar as métricas que deseja acompanhar em seu dashboard para ter uma visão ampla e tomar decisões a partir de tal análise e acompanhamento. Dentre as principais que podem ser listadas são:

  • Taxa de conversão;
  • Ticket médio;
  • Vendas por período e região;
  • Número de leads e oportunidades geradas;
  • Número de e-mails;
  • Follow-ups;
  • Propostas em andamento;
  • Entre outros;

Para analisar os dados é importante entender e definir o objetivo do seu negócio, bem como em que a equipe comercial precisa estar focada para ter sucesso em vendas. 


Veja também:


Definir um visual do dashboard de vendas

Não adianta encher um painel de informações e não ter um visual que permita fácil identificação dos resultados. Isso pode atrapalhar, inclusive, no desempenho da equipe e na gestão do negócio. 

Por isso, se atente às cores e mantenha o dashboard “limpo” e harmonioso para garantir que todos consigam analisar os dados sem dificuldade. Você pode usar as cores que remetem a sua marca, por exemplo, sem muitos contrastes, com gráficos em diferentes modelos.

Dashboard de marketing e vendas

Outra forma de analisar os dados em um dashboard é integrar o marketing e vendas para acompanhar em gráficos as informações desses departamentos, para isso, será necessário uma ferramenta tecnológica, como o CRM.

Quando esses dados são acompanhados, mais assertivos são os processos de gestão e vendas. Afinal, com eles você consegue mensurar as ações de marketing e vendas para proporcionar estratégias que contribuem para o sucesso da marca, a fim de eliminar os custos que não agregam para o seu negócio.

Conclusão

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Com o avanço da tecnologia se tornou mais fácil e prático acompanhar as vendas, e até mesmo dados que contribuem para estratégias mais assertivas. Na atualidade os gestores podem usar um dashboard de vendas a favor do seu negócio, e como vimos anteriormente neste post, é uma ferramenta que oferece muitos benefícios.

Utilizando como painel para acompanhar e mensurar os resultados, você, gestor, uma vez que utilizar a ferramenta, terá uma visão geral sobre o desempenho do negócio. Logo, pode-se aplicar na área comercial e integrar com a equipe de marketing, assim, os resultados serão mais positivos.

Portanto, é possível montar o dashboard de acordo com a necessidade e os objetivos, ou seja, você pode analisar os dados estrategicamente, além do operacional para acompanhar o desempenho da equipe e muitas outras possibilidades.

Agora que você já sabe o que é dashboard de vendas e suas vantagens, o que está esperando para ter um na sua empresa para otimizar s e organizar os dados? 

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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