Atualmente é possível perceber que muitas empresas devem se atualizar para garantir competitividade. Por isso, é indispensável compreender a importância da integração do time de marketing e vendas no seu negócio. 

Afinal, com os meios digitais o comportamento do consumidor muda, sendo necessário adotar táticas que atendam a cada necessidade, e isso inclui qualquer negócio, desde indústrias até comércios e outros serviços.

E apesar de o setor de marketing e vendas não estar interligado, visto que possuem metas e objetivos diferentes, ter dois times trabalhando em conjunto será primordial para aumentar os lucros da organização.

Quer saber mais sobre a importância do time de marketing e vendas? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto! 

Neste conteúdo você vai encontrar os seguintes tópicos:

Marketing e Vendas: Entenda a diferença entre cada departamento

Não sabe o que faz o time de marketing e vendas? Aliás, já se perguntou o que cada um beneficia para o outro e que, consequentemente, promovem melhores resultados para as companhias?

Pois bem, antes de explicar o que cada setor contribui para que o outro obtenha eficácia nas estratégias, é importante entender a atuação do time de marketing e também de vendas.

Principais funções do time de marketing

Uma equipe de marketing é indispensável quando o assunto é atrair e fidelizar clientes para elevar resultados de uma empresa. Isso porque são os responsáveis por atender as necessidades do seu negócio, como o que precisa ser melhorado, as estratégias que podem solucionar o seu problema, e assim sucessivamente.

Assim, se torna possível divulgar a marca nos meios digitais com alta probabilidade de conversão! Em outras palavras, tem como função:

  • Auxiliar a equipe de vendas da empresa;
  • Identificar o público-alvo;
  • Define as melhores estratégias para crescer o negócio;
  • Acompanha os resultados de campanhas (quais geram mais retornos e quais devem ser eliminadas reduzir custos);
  • Entre outros.

Considerando esses fatores, compreende-se que uma equipe de marketing em uma empresa pode proporcionar mais vendas devido ao melhor planejamento e estratégias que auxiliam o time de vendas. Isso é excelente, não é mesmo? 

E se deseja ter mais resultados, o time de vendas deve estar alinhado com equipe de marketing. 

Ainda restam dúvidas sobre isso? 

Então,imagine como um potencial cliente entrar em contato com a equipe comercial de uma marca que confecciona caixa de papelão personalizada? Para isso, o marketing entra em ação, aplicando estratégias que geram resultados ao atrair e converter o consumidor.

Lembre-se sempre: um usuário passa pelas etapas do funil de vendas, então, resumidamente, antes de entrar em contato com o time de vendas, ele considera que tem um problema e, posteriormente, compreende que precisa solucionar. Assim, o marketing entra em ação para chegar até o público-alvo e atrair, converter e fidelizar clientes.

Principais funções do time de vendas

Agora que você já sabe quais são as atuações do marketing, chegou o momento de saber as funções do time de vendas, ou comercial, como também é chamado.

A equipe de vendas nada mais é que um setor responsável por ter o contato com o potencial cliente a fim de explicar as vantagens do serviço ou produto que a empresa oferece. Esse contato acontece pessoalmente ou por outros meios de comunicação, como whatsapp, telefone, etc. Dito isso, as função deste setor são:

  • Estabelecer o contato com o cliente;
  • Explicar como a empresa pode solucionar o problema do consumidor;
  • Reter os potenciais clientes;
  • Venda direta.

Um exemplo de como uma boa atuação do time comercial é importante, é o tempo de resposta, bem como as explicações que façam o cliente entender que tem um problema e precisa ser solucionado. Ou seja, é o setor que pode garantir um cliente fiel, ou perder clientes para o concorrente.

Qual a importância do time de Marketing e Vendas nas empresas?

Seja uma indústria ou um e-commerce, ter uma equipe de marketing e vendas é fundamental para conquistar o sucesso no mercado. E por mais que a sua empresa tenha um alto número de vendas, um time de marketing poderá ser primordial para gerar muitos benefícios.

Não pense que investir em marketing e estratégias de crescimento é um dinheiro jogado fora, pelo contrário, é um investimento que gera resultados promissores e então, levar a sua marca para outro patamar. Com isso, obtêm vantagem competitiva, conquistam cada vez mais leads e tornam os clientes fiéis.

De maneira geral, a equipe de marketing é importante para entender quem é o seu público, definir uma persona, branding, e outras estratégias que permitem entender quais são as necessidades dos potenciais clientes e influenciar a captação de mais leads qualificados.

Agora pense que de nada adiantaria atrair possíveis compradores de conectores elétricos se a equipe de vendas não estiver bem treinada e informada para atendê-los, certo? É preciso se atentar ao tempo de resposta, bem como saber lidar com as objeções em vendas para vender mais!

Do contrário, se uma equipe comercial tiver alta performance e a sua equipe de marketing não consegue gerar leads para que o comercial possa vender, os resultados não acontecem.

Logo, alinhar o time de marketing e vendas é uma excelente solução para obter crescimento, reconhecimento no mercado, elevar as vendas, gerar lucro e muitas outras vantagens. Confira abaixo algumas dicas para integrar esses departamentos no seu negócio.

Como alinhar a equipe de marketing e vendas?

Se você é gestor e quer ter um aumento significativo nas vendas e melhor visibilidade nos meios digitais, integrar as equipes de marketing e vendas pode ser a solução. Mas é importante destacar que os resultados demandam tempo, e isso não acontece instantaneamente após colocar as estratégias em ação.

O alinhamento entre os setores de marketing e vendas, portanto, permite que sigam a mesma direção. Assim, fica fácil entender que um departamento complementa o outro, certo? Então, para alinhar os setores você deve:

Investir em treinamos constantes

Treinar e capacitar a equipe é fundamental para garantir alta performance. Acredite, quanto mais treinamentos a empresa oferece, melhor! Você pode passar duas horas em treinamento, por exemplo, que esse tempo não será um desperdício, e sim, produtivo.

São nesses processos que se torna possível evitar alguns erros que impedem as vendas, ou até mesmo que dificulta a prospecção de clientes. Muitos fatores podem ser considerados, por isso, reforce sempre óbvio e aprimore os processos com as pessoas envolvidas nas ações de marketing e, principalmente, no setor comercial que entram em contato com os clientes. 


Veja também:


Compartilhar dados

Só é possível alinhar a equipe de marketing e vendas se compartilhar os dados. Isso inclui os dados de leads e clientes ativos. Com isso, as equipes podem tomar decisões assertivas em suas ações e estratégias com o intuito de promover mais vendas e outros benefícios. Por exemplo, uma vez que as informações coletadas sobre clientes pela equipe comercial, poderão ser usadas pelo time de marketing para otimizar o perfil do público da empresa.

Fazer reuniões

Talvez você esteja se perguntando “ mas os treinamentos não são eficientes para alinhar o marketing e vendas?”. A resposta é, sim. 

Contudo, além de treinar e capacitar os departamentos para alinhar os objetivos, fazer reuniões é o que pode solucionar uma dúvida, alinhar ideias, entre outros.

Em outras palavras, gera a comunicação e integração entre os departamentos. Assim, em uma reunião entre marketing e vendas influencia significativamente para que as metas objetivos da companhia sejam alcançadas de acordo com o esperado.

Usar a tecnologia

A tecnologia promove benefícios para as empresas em todos os sentidos, seja para acompanhar as vendas, e outros processos como a gestão de riscos. Por isso, você pode integrar o marketing e o comercial usando a tecnologia a seu favor, com uso de softwares, por exemplo. 

Com as ferramentas tecnológicas ficará mais fácil identificar os leads qualificados, taxa de conversão, taxa de cliques, e assim sucessivamente.

Conclusão

Como vimos anteriormente, o time de marketing e vendas se completam, por isso, é de suma importância para as empresas fazer o alinhamento entre os departamentos para haver a troca de informações e, consequentemente, melhorias.

Se ainda restam dúvidas, saiba que o marketing pode repassar para o comercial os dados importantes para se adequarem e assim terem uma atuação eficiente. Logo, o setor de vendas pode passar os dados para o marketing, tais como as principais dores e o que os leads trazem como sugestão por meio de contato.

Portanto, ambas as áreas são indispensáveis para as empresas que almejam crescimento e resultados extraordinários. Ao obter mais conversões, vendas, e visibilidade no seu mercado, mais chances terá para se manter competitivo e ter um negócio rentável

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About the Author: Thais Teixeira

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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