/, Indústria/Como tornar sua indústria mais rentável?

Como tornar sua indústria mais rentável?

A rentabilidade é uma das métricas mais importantes para medir a performance da indústria no setor em que ela opera.

É importante que o CEO da empresa saiba que rentabilidade e lucratividade são coisas distintas, mesmo que ambas conversem entre si para um objetivo final, que é aumentar os ganhos líquidos da empresa.

A rentabilidade consiste em analisar se o investimento que foi ou será executado tem um potencial de retorno positivo e se a empresa está no caminho certo nas recentes tomadas de decisões.

Em suma, aumentar a rentabilidade traz para a empresa uma série de benefícios, como por exemplo:

      • Maior possibilidade de parcerias na indústria;
      • Expansão de conceito produtivo no mercado;
      • Reconhecimento de outras empresas do ramo;
      • Aumento de projeção no campo da lucratividade;
      • Entre outros. 

Mas você sabe como tornar sua empresa mais rentável? Foi pensando nessa questão que resolvemos produzir este artigo ao nosso leitor. Se interessou pelo assunto? Está procurando meios de aumentar a rentabilidade da sua empresa? Então venha conosco e confira as dicas que selecionamos para você. 

O que são negócios rentáveis?

Negócios rentáveis são aqueles que apresentam boa taxa de rentabilidade. Ou seja, que têm uma relação positiva entre o lucro líquido e o capital que foi investido inicialmente. Dessa forma, podemos definir que são negócios que fazem sentido financeiramente.

Muitas vezes, se tratam de iniciativas que começam com boas ideias e as transformam em uma operação que renda um fluxo considerável de dinheiro. Isso a torna tanto lucrativa quanto com potencial para ter grande duração.

Um dos tipos de empreendimento que nascem com objetivo de trazer retorno a partir de uma ideia de negócio são  as startups. Estas são empresas jovens, geralmente com um modelo de negócios bastante único. E estão cada vez mais famosas atualmente, essas empresas visam um crescimento rápido, ainda que com pouco capital inicial.

Mas, não só as startups que podem alcançar esse sucesso com a rentabilidade. As pequenas, médias, grandes empresas e as indústrias também podem se encaixar nesse modelo de negócio que vem dando muito certo.  

Práticas para aumentar a rentabilidade 

Foque no planejamento

A etapa de planejamento é fundamental para definir quais direcionamentos devem ser seguidos para obter bons resultados e, até mesmo, saber como agir quando aparecer qualquer problema na sua indústria. Planejar bem significa comprar e produzir com melhor custo e na hora certa, otimizando todos seus recursos.

Tanto para construir o planejamento quanto para acompanhar a execução, você pode contar com softwares robustos e preparados para atender às especificidades do setor em que a sua empresa atua. 

Otimização de processos

O setor industrial é sempre cercado de tecnologia e com a implementação do Machine Learning (aprendizagem de máquina) na revolução da indústria 4.0, a otimização de processos chegou a um novo patamar. 

No entanto, algumas indústrias ainda utilizam métodos antiquados quando são comparados com os benefícios que a tecnologia fornece nos dias de hoje.

Por isso, se você tem uma empresa especializada em fabricar produtos industriais, por exemplo, recomendamos  analisar os processos produtivos, tais como a coordenação da mão de obra e a eficiência das máquinas. 

Encontrar pontos que estão atrasando e consequentemente aumentando os custos produtivos, vai contra a medição da rentabilidade industrial. Por isso, para começar a aumentar o índice de rentabilidade, aumentar os processos de otimização é indispensável. 


Veja também:


Atente-se aos contratos

Toda a indústria de médio e grande porte está envolvida em uma série de contratos. Eles vão desde a prestação de serviços, serviços terceirizados, parcerias com fornecedores entre outros.

Ter um respaldo jurídico para análise de contratos e talvez, uma possível negociação para melhores termos de fornecimento ou prestação de serviços, pode e deve aumentar consideravelmente a rentabilidade da empresa.

Por isso, se você tem uma empresa especializada em fornecer gerador de energia, por exemplo, recomendamos que os contratos sejam sempre inspecionados e, de preferência, que não alimentem cláusulas indenizatórias para eventuais encerramentos de parcerias. 

Faça a manutenção das máquinas

A rentabilidade está totalmente interligada ao trabalho ininterrupto das máquinas, com o menor gasto de energia e matérias-primas. 

Fazer a vistoria constante, analisar se os funcionários estão manuseando corretamente o equipamento e agendar manutenções preventivas, são algumas das ações que aumentam o índice produtivo e diminuem erros e demais problemas que possam ameaçar a rentabilidade na indústria. 

Ofereça promoções para aumentar a produção

Se você tem uma empresa que vende e faz manutenção de serviços relacionados à indústria, por exemplo, busque formas de realizar uma parceria que vai além do simples fornecimento pontual. 
Em determinados ramos de atividade, é possível oferecer uma mão de obra que seja vantajosa a longo prazo para o interesse do cliente. Logo, nesse caso em específico de equipamentos de incêndio, é possível oferecer o fornecimento e manutenção preventiva no futuro com valores mais vantajosos.

Quanto mais o cliente está interligado com sua empresa, mais a rentabilidade aumenta. 

Conclusão

É essencial investir em soluções que aumentem a produtividade da equipe, logo, um bom planejamento vai ajudar a gestão a definir o modelo de negócio da indústria e o foco de atuação para organizar melhor os objetivos, o que certamente contribuirá para aumentar a rentabilidade.

A gestão do seu negócio precisa ser feita de forma completa para que você possa tomar decisões de forma mais ágil e tentar minimizar os impactos de problemas que possam surgir no dia a dia. Para isso, o ideal é que você tenha acesso a todos os dados da sua indústria em tempo real.

Manter uma empresa que seja viável financeiramente e que traga bons resultados pode ser desafiador. No entanto, com um bom planejamento e com ferramentas que ajudem a acompanhar os detalhes do seu negócio, aos poucos você poderá ver o aumento da rentabilidade na indústria em que você atua.

Se você gostou deste post e das nossas dicas para aumentar a rentabilidade e a produtividade, deixe seu comentário. 

E não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais e acompanhar nossas novidades. 

By |2021-10-08T15:52:21-03:008 de outubro de 2021 |Dicas, Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Segurança Digital Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio Experiência do cliente e o impacto nas vendas