Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a IA (inteligência artificial), não é mesmo? Afinal de contas, essa tecnologia já se tornou um dos temas mais discutidos e abordados nos últimos anos.

A inteligência artificial se trata da criação de dispositivos, máquinas e equipamentos inteligentes. Em outras palavras, a IA consiste em um estudo de criação de dispositivos capazes de executar tarefas diversas, sem a necessidade do auxílio humano.

De forma geral, os dispositivos com base na inteligência artificial podem ter a capacidade de raciocinar, solucionar problemas, perceber, processar dados, entre outras diversas possibilidades, e tudo isso de maneira autônoma.

Pela inteligência artificial ser uma tecnologia revolucionária, cada vez mais ela está presente nos processos, sejam eles pessoais ou profissionais, principalmente nas indústrias e nas grandes empresas. 

Ficou interessado para saber mais sobre a IA e toda sua importância no mundo dos negócios? Então, não deixe de acompanhar a leitura!  

Qual a importância da IA?

A IA tem como principal objetivo tornar os processos mais simples e otimizados, por este motivo na maioria das vezes essa tecnologia aperfeiçoa a execução de serviços já existentes.

Outro ponto importante relacionado à inteligência artificial é que ela não se trata de uma aplicação única. Muito pelo contrário, todo o seu processo de aplicação deve ser integrado como todos os setores da sua indústria, assim trazendo resultados mais concretos. 

O grande exemplo disso, são as técnicas de automação predial, plataformas de conversa, robôs e aparelhos inteligentes que podem ser combinados com grandes quantidades de dados para aprimorar muitas tecnologias, seja para sua indústria, escritório e até mesmo para residências.   

A inteligência artificial se adapta através de algoritmos de aprendizagem progressiva para deixar que os dados façam a programação. A IA encontra estruturas e regularidades nos dados para que o algoritmo adquira uma capacidade de funcionamento muito maior. 

Como forma de melhorar ainda mais a capacidade de leitura e armazenamento de dados referente ao uso da IA, surgiu o big data. Que além de melhorar os processos, recomenda sua experiência de acordo com suas preferências, se baseando nos dados de pesquisa. 

Você precisa de muitos dados para treinar esses modelos, porque eles aprendem diretamente com você. Quanto mais dados você puder colocar neles, mais precisos eles se tornam;

A IA atinge uma precisão incrível através de redes neurais profundas – o que antes era impossível. Por exemplo, suas interações com a Alexa e pesquisas do Google vão  ficando mais precisas conforme forem sendo utilizadas. 

A IA obtém o máximo de informações quando algoritmos aprendem sozinhos, dessa forma os dados em si podem se tornar propriedade intelectual, você só precisa aplicar IA para extraí-las da melhor forma possível.

Uma vez que o papel dos dados é mais importante do que nunca, eles podem criar uma vantagem competitiva. Se você possuir informações em indústria competitiva, pode se destacar em meio a concorrência presente no mercado.

Benefícios 

1. Redução de custos 

Toda empresa, que deseja alocar recursos e realizar novos investimentos, precisa contar com a redução de custos. Afinal, é impossível aumentar as receitas se as despesas não se equilibrarem.

Atualmente, o mercado conta com uma série de tecnologias capazes de avaliar as receitas e despesas da empresa, alocar recursos, eliminar desperdícios e padronizar processos, reduzindo a necessidade de mão de obra humana. 

No entanto, isso não significa que você poderá dispensar seus colaboradores, mas sim liberá-los para executar atividades estratégicas. 

2. Eficiência nos processos

Outro benefício da tecnologia para as empresas é a maior eficiência nos processos. Afinal, o trabalho corporativo é muito abrangente e une as mais variadas tarefas, como digitalização de documentos, atendimento, gestão, produção, entre outras. 

Contudo, imagine só se todos os setores tivessem acesso à mesma rede de dados, sobre o qual fosse possível criar projetos ou avaliar as informações necessárias para o crescimento da companhia? Assim, não será preciso perder tanto tempo com a busca de resultados precisos. 

Dessa forma, os sistemas da tecnologia da informação atuam com essa finalidade. Em geral, coletam, armazenam e permitem o acesso de dados a pessoas autorizadas, garantindo uma equipe alinhada aos objetivos de trabalho.

3. Diminuição de falhas na comunicação

A comunicação interna e externa é determinante para muitas empresas. Afinal, nem sempre as informações vão chegar de forma correta à equipe. Inclusive, ruídos e falhas sempre vão existir, mas é possível reduzi-los com a adoção da ferramenta correta. 

Sistemas de e-mails personalizados, aplicativos de reuniões e ferramentas de sincronização de agendas podem fazer toda a diferença na gestão da equipe. Com isso, é possível traduzir as necessidades da empresa de forma clara, simples e objetiva. 

4. Segurança para informações

Por fim, vale ressaltar ainda que o bem mais valioso para uma empresa são os dados e informações. Se essas informações sofrerem algum crime cibernético, é possível afetar o futuro da companhia e prejudicar a imagem de clientes e fornecedores. 

Por essa razão, não ignore, de forma alguma, o investimento em segurança e sistemas de tecnologia da informação. Eles garantem não só a preservação dos dados da companhia, como também reduzem as chances de ocorrerem prejuízos financeiros. 


Veja também:


Outras tendências tecnológicas para sua indústria

Experiências imersivas

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são duas fortes tendências tecnológicas em diversas áreas de atuação, essa tecnologia é capaz de colocar o usuário dentro de uma realidade imaginária, e vem servindo para muitas estratégias para o mundo dos negócios.

Um dos exemplos mais interessantes sobre o uso da realidade virtual, é no segmento imobiliário, onde por meio de óculos especiais é possível imergir em um apartamento ou casa como se você realmente estivesse naquele ambiente.

Big Data

O Big Data é de grande importância para as estratégias empresariais, pois seu grande conjunto de dados estruturados, permitem que gestores tenham acesso a diversas informações, facilitando a oferta de produtos e serviços de acordo com o perfil de cada consumidor.

A tendência é que a quantidade de dados cresça muito nos próximos anos e as empresas que usarem esses dados a favor dos negócios terão uma vantagem enorme no mercado.

Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia de banco de dados, com essa tecnologia, qualquer informação digital pode ser registrada de forma que não seja possível replicá-la ou falsificá-la.

Assim sendo uma grande tendência tecnológica que pode beneficiar muitas empresas que necessitam registrar suas informações de uma forma segura e transparente.

Internet das coisas (IOT)

A internet das coisas é um conceito em que máquinas e vários outros dispositivos móveis fazem uso de sensores conectados à internet, transformando totalmente a nossa forma de interação.

Os exemplos mais comuns dessa tecnologia são os smartwatches e as smart TVs, que já são comumente usados ao redor do mundo.

Mas a tendência é que isso aumente nos próximos anos e o investimento nessa tecnologia, sem dúvida nenhuma trará muitos benefícios às empresas.

Conclusão

A IA está presente em várias atividades do nosso cotidiano e no caso das indústrias, ela pode trazer uma série de melhorias, tornando o trabalho mais rápido e gerando novas oportunidades de mercado. 

Portanto, diante de tantas vantagens, a Inteligência Artificial tem tudo para trazer mais facilidades ao futuro. A tendência é que isso aumente nos próximos anos e o investimento nessa tecnologia se torne obrigatório para as indústrias que desejam obter resultados cada vez melhores.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados