//Inovação industrial: dicas para colocar em prática

Inovação industrial: dicas para colocar em prática

A inovação é um assunto que está sendo muito debatido nos últimos anos, especialmente na indústria. Com o surgimento da indústria 4.0 e com todos os avanços tecnológicos, buscar mudanças e investir em tecnologia se tornou essencial.  

Neste novo cenário, as inovações são responsáveis por mudar toda a rotina de trabalho, com ferramentas modernas e softwares que potencializam a produtividade do seu negócio, e ajudam no processo de gestão. 

Colocar a inovação no centro da cadeia produtiva da sua indústria, é parte importante na estratégia de desenvolvimento e na geração de lucros para o negócio.

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, como é o industrial, investir em inovação não é apenas capricho, mas uma forma de se manter vivo e acompanhar as mudanças do mercado. 

No entanto, mesmo reconhecendo a importância da inovação, grande parte das indústrias enfrentam desafios na hora de implantar esses processos. 

Algumas das dificuldades mais comuns são, falta de pessoas com a habilidades necessárias para lidar com inovações, alto custo de implementação, segurança, e receio sobre o retorno nos resultados.

Neste artigo, vamos mostrar as principais dicas de inovação e alguns dos que têm sido os principais desafios para o setor industrial. 

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o processo de inovação na indústria. 

Principais dicas de inovação

Cultura de inovação

O primeiro passo para colocar a inovação na indústria em prática é adotar uma cultura para essa mudança. Isso porque, elas não podem ser simplesmente implementadas de uma hora para outra, sem que haja o desenvolvimento dentro da organização. 

Dessa forma, a cultura de inovação ocupa um espaço para direcionar, os valores, a visão e as práticas que serão adotadas na indústria. Incentivando cada vez mais o surgimento de novas ideias e o avanço das iniciativas.  

Dentro de uma empresa, a cultura está relacionada principalmente aos comportamentos, valores, hábitos e ideais que a companhia se baseia para o seu desenvolvimento. Assim, moldando os funcionários, os processo e a criação de ideias inovadoras. Por este motivo, promover uma cultura de inovação dentro da indústria é fundamental para um negócio duradouro. 

Gestão de inovação e tecnologias

A maioria das indústrias acredita que inovar é somente adotar novas tecnologias. Porém, antes de comprar novos equipamentos, maquinários e softwares de última geração, é necessário uma gestão para orientar essa evolução. 

O motivo, é que muitas vezes apenas a compra de novos aparelhos não é o ideal, podendo até mesmo resultar em prejuízos financeiros e técnicos para a indústria. Pois não basta, ter várias tecnologias e não ter uma gestão que diga o que fazer com elas.

A aplicação de uma gestão de inovação é indispensável, assim, a empresa sabe onde investir seus recursos e as novas tecnologias. Além disso, toda gestão tem que ser pensada na saúde financeira da empresa. 

Em alguns casos, a tecnologia pode ser o próprio pilar da inovação, como no caso das soluções de automação adotadas para transformar uma linha de produção. Em outros, ela pode ser um importante coadjuvante, como no caso de um software adotado para ajudar a aprimorar processos administrativos.

Para que qualquer iniciativa de inovação na indústria seja bem sucedida, a forma como ela é conduzida precisa ser organizada, objetiva, coerente. Por isso, é fundamental investir na gestão da inovação.

Otimize processos

Sabemos que o processo produtivo das empresas do ramo industrial dependem de vários fatores, isso porque as escalas de fabricação precisam de matérias-primas sempre disponíveis para funcionar regularmente.

Para evitar prejuízos e acúmulos de estoque, a sugestão é investir em melhorias para otimizar os processos produtivos e elevar os lucros. Redesenhar parte dos processos internos, é uma forma de gerar mais eficiência, reduzir custos e ampliar a qualidade do negócio. 

Conheça seu produto

Por fim, mas não menos importante é conhecer características dos produtos e serviços que sua indústria oferece. É essencial que as empresas foquem em treinamentos e capacitação de funcionários, como forma de melhorar ainda mais o contato com o cliente. 

Além disso, as soluções que o negócio oferece devem sempre estar alinhadas às necessidades do seu cliente, por isso é importante conhecer as dores e os desejos dele. Uma ótima forma para de fazer isso é utilizando a gestão de inovação.


Veja também:


Maiores desafios

Investimentos

Um dos grandes problemas de inovação na indústria, acontece por falta de investimentos, é muito comum as empresas não investirem em inovação e tecnologia.

Muitos empreendedores acham que os gastos com novas ferramentas e processos, podem comprometer o orçamento da empresa.

No entanto, é importante ressaltar que muitas inovações resultam em redução de custos e o dinheiro investido retorna a médio e longo prazo em forma de lucros.

Se a sua empresa tem uma realidade mais modesta, onde não é possível gastar muito dinheiro, é importante fazer pesquisas e buscar alternativas de inovação que se encaixam dentro do padrão financeiro do negócio. 

Buscar por novas tecnologias, máquinas e pessoas mais capacitadas, precisam ser vistas como uma aposta para o futuro e não como gastos desnecessários.

Segurança 

A implantação de sistemas totalmente digitais nas indústrias, ainda encontram algumas dificuldades, uma delas é a segurança.

Com inúmeras máquinas e dispositivos conectados a redes únicas e sistemas que trabalham interligados, qualquer vulnerabilidade em um desses pontos pode abrir brecha para possíveis ataques ou invasões. 

Por este motivo, as empresas necessitam se antecipar a possíveis problemas no sistemas e pontos de rede, como medida para evitar que problemas de segurança comprometam todo o trabalho. 

Resultados

Algumas inovações levam tempo para mostrar suas melhorias e, em alguns casos, os resultados podem não ser tão rápidos quanto se imagina. 

Esse é um dos motivos que atrapalham o desenvolvimento das inovações. Em um ambiente imediatista e que busca por resultados em curto prazo, o processo de integração de novas tecnologias, infelizmente pode acabar sendo deixado de lado. 

Conclusão

A inovação na indústria deve ser algo constante, empresas com mentalidade inovadora tem grandes chances de se destacarem no mercado, conseguem manter uma boa rentabilidade e tem mais facilidade para se manter em momentos de crise. 

A principal maneira de estar sempre um passo à frente da concorrência, é estudar as transformações do mercado e os desejos dos consumidores. Além disso, participar de feiras especializadas, palestras, workshops e ter um bom relacionamento com outros empreendedores é um ótimo passo para a inovação.  

Vale ressaltar, que o processo de inovação na indústria passa por vários fatores, que vão desde a implementação de uma cultura atreladas a novas ideias até o passo principal que é o investimento em novas tecnologias e ferramentas para a otimização dos serviços.   

Por este motivo, tomar diferentes caminhos para o processo de inovação pode ser uma estratégia mais eficiente, do que apostar em algo que não está dando o retorno esperado. 

Agora que você sabe as principais dicas de inovação para indústria, que tal começar a colocá-las em prática? Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades.

By |2021-09-17T12:14:55-03:0017 de setembro de 2021 |Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Segurança Digital Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio Experiência do cliente e o impacto nas vendas