//Segurança digital: como proteger os dados da sua indústria?

Segurança digital: como proteger os dados da sua indústria?

As transformações tecnológicas vêm ajudando diversos negócios a otimizar a gestão, deixar os processos mais eficientes e aumentar a produção. No entanto, nesses ambientes virtuais a segurança digital não pode ficar de lado. 

É preciso levar em consideração que todo esse avanço tecnológico que estamos presenciando requer muitos cuidados, principalmente quando falamos em dados confidenciais de indústrias e grandes companhias.  

No artigo de hoje vamos mostrar algumas dicas para proteger os dados da sua indústria e manter a segurança nos ambientes digitais. Se interessou? Então não deixe de acompanhar a leitura. 

O que é segurança digital?

Primeiramente, antes de apresentarmos nossas dicas para manter sua indústria e empresa seguras, é importante falar um pouco sobre o que é a segurança digital. 

Podemos definir a segurança digital como, um sistema de proteção de dados e informações em ambientes virtuais. Para isso, são usadas diversas técnicas, ferramentas e estratégias que garantem a preservação da identidade, autenticidade de documentos e a segurança local.

Em um ambiente empresarial, o termo se refere às medidas e ferramentas que são utilizadas para proteger os dados e informações do negócio e de seus colaboradores.

Vale lembrar que os métodos de segurança digital não devem apenas proteger o negócio de ameaças externas. Eles também devem evitar que dados confidenciais sejam vazados e outras ameaças internas sejam evitadas. Abaixo algumas dicas essenciais.

Crie uma política de segurança

A criação de um documento que inclua todos os métodos, práticas e regras a serem seguidas, certamente garantirão uma boa gestão de dados. Para isso é necessário definir as políticas do usuário, definir o que cada colaborador terá acesso, senhas fortes, logins padronizados entre outros. 

A política de segurança também deve determinar como os backups devem ser realizados, quem serão as pessoas que terão acesso a documentos confidenciais, informações dos colaboradores e definir uma cópia de segurança automática. 

Ter softwares originais

Se a sua indústria deseja manter seus dados seguros, é importante que ela possua softwares originais para os seus processos. Isso porque, esses softwares contam com as garantias dos fabricantes e contratos de usuário para a correta utilização. 

Enquanto os softwares adquiridos de forma irregular, muitas vezes já vem com malwares embutidos, podem apresentar problemas de instalação, falhas sucessivas e não contam com as garantias dos fabricantes.  

Compartilhe arquivos por sistemas de nuvem

No caso de envio e compartilhamento de arquivos, a melhor opção é utilizar e-mails que estejam integrados a sistemas de nuvem e evitar envio por aplicativos que não são integrados com o sistema da empresa. 

Isso porque, com o compartilhamento em nuvem, os níveis de segurança são mais altos. Visto que é preciso permissão para acessar e não há perigo de uma máquina infectada afetar o serviço como um todo.

Além disso, esse tipo de solução oferece à empresa a chance de verificar quem teve acesso aos arquivos. Tendo, um controle mais rigoroso de que acessa as informações da indústria. 

Treinamento de funcionários

Por fim, um dos passos mais importantes é o treinamento dos funcionários em relação aos aspectos que envolvam a segurança digital. 

Com todos os colaboradores capacitados para solucionar problemas básicos, as responsabilidades da segurança não ficam restritas somente à área de TI, assim cada um saberá como manter a segurança dos sistemas e softwares da empresa.

Além disso, deve-se ter um termo de confidencialidade em relação às informações, para que dados importantes não vazem. 

Agora que você já sabe como manter os dados da sua indústria protegidos, que tal começar a colocar nossas dicas em prática? Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades.  

By |2021-07-16T16:58:29-03:0016 de julho de 2021 |Indústria|

About the Author:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo no Portal Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e futebol.

Leave A Comment