//3 ferramentas incríveis para gestão de indústrias

3 ferramentas incríveis para gestão de indústrias

Contar com ferramentas capazes de auxiliar na gestão da sua indústria é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Dedicar o tempo e esforço adequado para cada atividade é mais do que necessário e requer um bom preparo. 

Isso começa, desde o planejamento inicial, passa pelo controle de produção, e vai até o gerenciamento dos colaboradores, operações, prazos, equipamentos entre outros.

Neste cenário, as ferramentas de gestão servem para auxiliar e organizar as empresas, com o objetivo de otimizar os processos e gerar melhores resultados. 

Quando um empreendimento está no início, é normal que haja uma desorganização e informalidades, mas conforme o tempo passa e a empresa começa a se fortalecer no mercado não há mais espaço para isso.

E na indústria esse processo não é diferente, conforme o negócio vai se desenvolvendo e subindo de patamar, adotar ferramentas e processos de gestão se torna crucial para um bom gerenciamento.  

Gerir funcionários, estar atento a prazos, ficar por dentro das atividades e questões logísticas, pode se tornar uma tarefa difícil se a sua empresa não tiver as ferramentas certas para gestão. 

Neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores opções para que a gestão da sua indústria seja referência no mercado. Gostou da ideia? Então acompanhe a leitura!

Ciclo PDCA

Usado com bastante frequência em gestão da qualidade, o ciclo PDCA é um processo de melhoria muito conhecido e utilizado pelas empresas. A sigla PDCA, significa Plan, Do, Check, Act (Planejar, Fazer, Checar e Agir).

A base desta ferramenta está na repetição das ações. Ela é aplicada nos processos para que se busque a melhoria contínua. Neste contexto, o planejamento, execução, análise e as ações são práticas essenciais, assim como medições precisas.

O objetivo principal do PDCA é a otimização dos processos de gestão, tornando-os mais eficazes, sem perder a qualidade e o profissionalismo, sempre buscando a inovação e novas melhorias. 

5W2H

5W2H é uma ferramenta de gestão e um importante guia para o desenvolvimento de projetos. Em formato de checklist com perguntas importantes sobre os processos que serão elaborados, essa metodologia tem como objetivo aumentar a agilidade e a assertividade das produções. 

A sigla 5H2H, se refere a cinco palavras que começam com W e duas com H em inglês, sendo elas: What, Why, Where, When, Who, How, How much, que significam:

  • What – O quê: qual tarefa será realizada
  • Why – Por que: a razão de realizar a tarefa
  • Where – Onde: onde será realizada
  • When – Quando:  quando será realizada e o seu cronograma
  • Who – Quem: quem serão as pessoas responsáveis pela tarefa
  • How – como: como será o processo para realizar a tarefa
  • How much? – Quanto: quanto será o custo para realizar a tarefa

Resumidamente, essas perguntas definem a tarefa desde do objetivo inicial e ajudam a direcionar o caminhar dos processos até a finalização. 

ERP

Com um sistema de ERP na sua indústria, é possível integrar todos os setores e processos da sua empresa. Com o uso dessa ferramenta controlar a movimentação das mercadorias, gerir o estoque, emitir notas fiscais e manter o fluxo de caixa em dia, se torna viável e muito mais prático 

Esse sistema atende todo o tipo de gestão, e pode ser inserido em qualquer indústria. Com esse software no seu negócio, você gerencia toda a companhia com uma visão completa, mas sem deixar para trás detalhes fundamentais para o crescimento da companhia. 

Agora que você sabe quais são as melhores ferramentas de gestão para a sua indústria, que tal contar para gente o que achou do conteúdo?