A atividade industrial é extremamente importante para o desenvolvimento do país e a manutenção da economia local. No entanto, atividades desenfreadas podem gerar consequências reais para nosso ecossistema.

A sustentabilidade industrial é uma responsabilidade das empresas com o meio ambiente e com as áreas localizadas ao redor de onde atuam. 

Além disso, o comprometimento das companhias com práticas sustentáveis está previsto em lei. E as autoridades públicas e os próprios consumidores têm buscado esse compromisso ambiental.

Seja optando por consumir produtos de negócios que respeitem e se comprometam com práticas ecológicas ou deixando de comprar de empresas que não tem esse compromisso. 

O fato é que em um mundo cada vez mais tecnológico e bem informado, não dá para deixar a responsabilidade com o meio ambiente de lado. Por este motivo, no post de hoje vamos mostrar algumas práticas de sustentabilidade industrial. Vamos lá?

Tendências da sustentabilidade na indústria

As práticas sustentáveis não são mais apenas de responsabilidade das organizações comumente chamadas de “verdes”. Agora, o compromisso inclui empresas em diversos setores, incluindo o industrial. 

A sustentabilidade tem se apresentado como uma tendência a ser seguida para aqueles negócios que buscam competitividade, responsabilidade, inovação e valor de mercado. 

Regulamentações mais rigorosas relacionadas ao meio ambiente, segurança no local de trabalho e a demanda por produtos ecologicamente corretos, forçaram muitas empresas a saírem da zona conforto e se posicionarem no mercado.

A manufatura sustentável é vista como o futuro de muitas companhias, e os requisitos ambientais no processo de desenvolvimento do produto já podem ser considerados como parte inevitável no processo de produção nas indústrias.

Mas para que isso seja uma prática comum em todas as empresas, é necessário usar a inovação, o planejamento e a análise estratégica a fim de integrar a sustentabilidade nas funções do dia a dia. Abaixo dicas valiosas para iniciar no seu negócio. 

Descarte os resíduos da forma adequada

O descarte correto de resíduos industriais é um dos principais desafios para a sustentabilidade de qualquer indústria. Isso porque essa prática requer muita atenção e processos cuidadosos, com esses materiais não podendo ser despejados de qualquer maneira.

Além disso, existem resíduos extremamente tóxicos e precisam de tratamentos especiais antes mesmo de serem entregues para os serviços de limpeza e descarte. 

Faça a manutenção regular dos equipamentos

A manutenção preventiva e periódica dos equipamentos da indústria é um processo que pode impactar bastante na sustentabilidade do seu negócio. 

Isso porque, um maquinário antigo e sem os devidos cuidados consome muito mais energia, gera resíduos e aumenta o desperdício, assim gerando mais custos para a empresa e consumindo mais do que o necessário.

Também vale a pena ressaltar, que equipamentos sem a manutenção adequada podem causar falhas de funcionamento, que podem levar a grandes danos ambientais para o local onde a indústria está localizada. 

Implemente uma cultura sustentável

Por fim, para garantir boas práticas sustentáveis na sua indústria, é fundamental que a empresa adote uma cultura que siga esses princípios, para que assim todos os colaboradores ponham esses hábitos em prática.

Dessa forma, é indispensável que a indústria que adotar essa cultura tenha o pleno conhecimento das responsabilidades ambientais, agindo de acordo com boas práticas ecológicas. 

Agora que você já conhece algumas práticas de sustentabilidade industrial, que tal começar a colocá-las em prática? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados