Você sabia que placas, alarmes e adesivos são extremamente importantes nas indústrias? Não? Pois saiba, que esses itens são essenciais para reduzir acidentes e garantir a segurança dentro do ambiente. 

Isso porque esses elementos têm como objetivo sinalizar e orientar o ambiente industrial. Os avisos e as sinalizações devem estar em cada local da sua empresa, que ofereça risco aos trabalhadores.

Sinalizar é uma das formas utilizadas nas companhias para chamar a atenção dos colaboradores.  Basicamente as placas de sinalização servem para avisar sobre um potencial risco, informar a localização das saídas e reforçar a importância de utilizarem equipamentos de segurança. 

Por este motivo, no artigo de hoje iremos mostrar a importância das sinalizações para a segurança dentro de uma indústria. Se interessou? Então não deixe de acompanhar a leitura.  

Normas regulamentadoras e de segurança

A implementação de avisos e placas de sinalização nas indústrias não é apenas uma recomendação, mas trata-se de uma obrigação prevista nas normas regulamentadoras e de segurança industrial. 

A NR 26 e a NBR 7195, por exemplo, são medidas que determinam a identificação e a orientação nas indústrias. Identificando as placas de sinalização e os avisos com cores determinadas para facilitar o reconhecimento. O descumprimento dessas normas, pode resultar em multas e penalidades para empresas. 

Por este motivo, a sinalização industrial é um requisito fundamental para que uma indústria possa funcionar normalmente. 

Como funciona a sinalização de segurança?

Como citamos acima, NR26 é uma das formas que serve para determinar as cores que devem ser utilizadas na sinalização pela a indústria

Essas sinalizações devem conter as especificações de cores de símbolos presentes na NR26. Confira! 

Vermelho: usada para identificar e distinguir equipamentos de proteção e combate a incêndio, como por exemplo: registros, mangueiras e filtros

Amarelo: usado em situações e locais de risco, indicando a necessidade de tomar cuidado. Sendo bastante utilizado em placas de sinalização, obras e locais que contam com empilhadeiras, pontes rolantes e guindastes. 

Branco:  utilizado para indicar locais, entradas, saídas e sentidos de circulação.

Laranja: indica locais perigosos que contenham equipamentos de e maquinários que apresentem riscos aos trabalhos e lugares com grandes cargas de eletricidade

Roxo: sinalizam locais de riscos radioativos e partículas nucleares. Podem ser utilizados em portas de entrada para salas onde esses materiais são manipulados. 

Verde: empregada para sinalizar equipamentos de primeiros socorros, uso de EPIs, chuveiros de emergência e salas de atendimento.

Fazer a sinalização de segurança correta para sua indústria ajuda o colaborador a se atentar aos possíveis riscos que o ambiente traz. Afinal, as cores estabelecidas pela norma regulamentadora 26, comunicam diretamente os perigos do local.

Levando em consideração esses fatores, é necessário adotar o quanto antes essas medidas na sua companhia, preservando vidas e o ambiente de trabalho. 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar nossas novidades. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados