As medidas de segurança são essenciais e não é de hoje. O problema é que alguns empregadores não ressaltam a importância de um ambiente de trabalho seguro, deixando de lado os treinamentos e a proteção necessária. 

A segurança do trabalho deve ser vista como uma forma de investimento e preservação da vida. Quando a empresa deixa claro essas ações preventivas, os colaboradores passam a se sentir mais valorizados e motivados, aumentando automaticamente a produtividade. 

Além desse estímulo, a segurança industrial é tão importante por uma série de razões, como um ambiente de trabalho com mais qualidade, capacita os funcionários e reduz custos com indenizações. 

Lembra quando falamos das indenizações? Então, quando um acidente de trabalho ocorre, a empresa não é penalizada apenas pelo pagamento da indenização. A lei determina que ela se responsabilize pelo não fornecimento de boas condições de trabalho. 

Entretanto, a empresa pode ser facilmente penalizada pelo caso, além de obter um processo em seu nome. Se o incidente seja mais sério, como em casos de morte, e empresa ainda terá que arcar com a indenização de todos os herdeiros. 

A consequência é devastadora para todos, não é? Por isso, nós elaboramos este post para te mostrar a importância da segurança industrial. Continue lendo e confira!

Acidentes mais comuns na indústria

Por meio de uma pesquisa elaborada pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, os acidentes mais comuns são: cortes, fraturas, contusões e amputações. 

Geralmente, elas ocorrem por falta de orientação ao trabalhador, ambiente de trabalho precário, falta de equipamento de proteção individual e manutenção ineficiente das máquinas. 

Como podemos notar, a maioria dessas situações acontecem por puro despreparo da empresa, além das más condições proporcionadas aos colaboradores. 

Importância da segurança industrial

A segurança industrial é o conjunto de ações adotadas pelas empresas para reduzir ou acabar com os acidentes ou doenças que os colaboradores estão sujeitos no ambiente de trabalho.

As medidas de segurança industrial são fundamentais por uma série de motivos, mas os principais são:

  • Proporcionam um ambiente de trabalho com mais qualidade;
  • Garantem a saúde e o bem-estar dos funcionários;
  • Reduzem custos com indenizações e processos administrativos; 
  • Aumentam a produtividade da equipe; 
  • Diminuem o custo com funcionários substitutos.

Quando um acidente ocorre em uma indústria, a organização não é responsável apenas pela indenização, determinada pela lei vigente. A jurisprudência também atribui a responsabilidade legal do não fornecimento de boas condições de trabalho ao empreendimento. 

Portanto, a indústria pode ser facilmente indenizada pelo ocorrido, além de gerar um processo judicial em seu nome. Aliás, se o acidente resultar em morte, a organização é responsável por arcar com a indenização de todos os herdeiros. 

De fato, as consequências são gravíssimas. Por isso, é imprescindível investir na segurança industrial. Agora você já sabe a importância da segurança na sua indústria. Com isso, não deixe de solucionar os problemas e capacitar os funcionários para evitarem acidentes futuros!

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados