//Saiba como engajar equipes no home office

Saiba como engajar equipes no home office

Enquanto para algumas pessoas sonham em trabalhar com o modelo de home office, pois acreditam que é possível ter mais concentração, outras tiveram que adotar esse estilo por força maior.

Afinal, o trabalho home office foi motivado por uma situação emergencial. Por conta da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, o home office se tornou obrigatório para diversos profissionais.

Até mesmo para indústrias precisaram adotar medidas para que, parte dos seus processos gerenciais sejam realizados por meio do home office. E para que o seu negócio continue atuando de forma sustentável diante desse cenário, é essencial desenvolver estratégias para engajar sua equipe no home office.

E pensando nisso, nós separamos as melhores dicas para que seja possível aumentar a produtividade e o engajamento dos seus colaboradores. Vamos lá?

Estabeleça uma rotina de acordo com seus objetivos

É importante montar uma rotina e estabelecer um horário de trabalho para os colaboradores. Independente do horário escolhido, é fundamental listar isso no seu planejamento mensal. 

Você pode estabelecer envio de relatórios periódicos ou até mesmo adotar sistemas que acompanham as atividades dos colaboradores. Isso irá auxiliar na produtividade e engajamento da equipe.

Atenção ao espaço escolhido para trabalho

As distrações vem de todos os cantos e aceitá-las pode ser um grande sinal para a perda de produtividade. Por isso, o ideal é recomendar os membros das equipes a escolherem ambientes calmos para realizar as suas atividades.

Optar por um lugar privativo e longe de distrações é uma ótima alternativa para aumentar o engajamento no modelo de home office.

Incentive pausas

Trabalhar muito não significa trabalhar com mais engajamento. No final, o que vale é a qualidade do material entregue – e isso é sinônimo de foco e atenção durante o processo. 

Dessa forma, procure salientar aos colaboradores que as pausas são importantes e que devem ser cumpridas. Também é importante analisar a quantidade de tarefas delegadas para cada colaborador, com o objetivo de não sobrecarregar ou acumular projetos durante o home office.

Invista em sistemas de comunicação

Investir em sistemas de comunicação se tornou uma questão de prioridade para as empresas que estão atuando no modelo home office. Afinal, são eles que irão otimizar o compartilhamento de informações relevantes e o trabalho em equipe, dois fatores fundamentais para manter o engajamento dos funcionários.

Alguns exemplos de sistemas de comunicação são o CRM, ERP, Intranet, sistemas de compartilhamento como o Google Drive, e muito mais.

Promova reuniões

As reuniões são os modelos de interações mais tradicionais e eficazes para aumentar o engajamento. Por isso, estimule reuniões sazonais para saber como está a rotina dos seus colaboradores, tanto individual como coletiva.

Dessa forma, será possível oferecer e receber feedbacks, manter os funcionários atualizados sobre as estratégias empresariais, além de acompanhar os resultados da equipe.

Com essas dicas, é possível melhorar o engajamento e fazer com que sua empresa continue se desenvolvendo com sucesso no mercado!