Ter diferenciais competitivos para o seu negócio, significa que a sua empresa consegue se destacar de alguma maneira no mercado.

Esse diferencial pode estar relacionado ao atendimento ao consumidor, aos produtos que oferece, ao relacionamento com os clientes e até nos prazos de entrega de do seu negócio.  

Não importa como sua empresa se diferencie positivamente das demais, o importante é compreender que essa característica pode trazer crescimento a pequeno, médio e longo prazo.

No entanto, adquirir diferenciais competitivos não é uma tarefa fácil. É preciso saber gerir o relacionamento com os seus clientes e ainda se destacar em meio à concorrência.

Além disso, o mercado também está cada vez mais acirrado, com inúmeras empresas surgindo a todo instante e com as mais consolidadas buscando sempre inovações

Mas não há motivos para se preocupar, pois no artigo de hoje vamos mostrar o que são os diferenciais competitivos e como aplicá-los. Se interessou? Então acompanhe a leitura. 

O que são os diferenciais competitivos

Basicamente, os diferenciais competitivos são todas as coisas que levam os seus clientes a preferirem comprar da sua empresa ao invés da concorrência.

Os diferenciais competitivos, ou vantagens competitivas, é o que faz seus clientes serem fidelizados, pois ela possibilita que a sua marca seja única diante de todas as empresas concorrentes.

Esses atributos, que tornam a empresa superior para os consumidores, são o motivo pelo qual algumas empresas mantêm as vendas mesmo durante períodos de crise.

Um diferencial competitivo só é válido quando os clientes percebem essa característica. Dessa forma, além de buscar fatores diferenciadores, as empresas devem criar planos de comunicação para divulgar esses valores e atrair mais pessoas. 

Como aplicar um diferencial competitivo em sua empresa?

Primeiro de tudo, é importante destacar que cada diferencial competitivo vai de acordo com as características da empresa e como ela pretende aplicá-lo no mercado.

Por este motivo, para colocar um diferencial em prática, o primeiro passo é analisar os pontos fortes dos seus produtos e serviços. Aqui vão alguns exemplos de diferenciais competitivos para você se espelhar:

Ter preço baixo e valor agregado

Sabemos que o preço é um fator determinante e muita das vezes, é ele quem decide a compra de um produto ou serviço. Por isso, diferenciais como frete grátis, descontos, e programas de fidelidades são uma ótima forma de se diferenciar.

Bem-estar do cliente

Outra forma de ter diferenciais competitivos é fazer com que o cliente encontre seus produtos ou serviços com facilidade. Investir em e-commerces, marketplaces e contar com um bom serviço de entrega é uma ótima alternativa.

Além disso, ter um canal de atendimento rápido também faz toda a diferença. Contar com uma equipe que conheça todos os produtos e serviços da empresa e saiba como resolver problemas é essencial. 

Confiança

Consumidores criam relacionamentos de confiança com suas marcas preferidas, e isso é um ótimo fator de destaque. Por isso, é fundamental conhecer seu público-alvo.

Estude e pesquise o perfil dos clientes e esteja sempre disponível para atender seus desejos, assim criando um laço de confiança e sendo capaz de fidelizá-los por mais tempo. 

Agora que você já sabe o que são os diferenciais competitivos e o que fazer para aplicá-los e se destacar, o que está esperando para começar seu planejamento agora mesmo? 

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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