//Marketing de relacionamento para a indústria: como aplicar?

Marketing de relacionamento para a indústria: como aplicar?

Ter uma boa relação com os clientes é fundamental para alcançar resultados mais assertivos. Em momentos de crise, como o que estamos passando atualmente, esse papel se torna ainda mais importante para os negócios. 

Nesse contexto é que surge o Marketing de Relacionamento, com o objetivo de estruturar estratégias de comunicação eficientes e que ajudam a entender melhor as necessidades do seu público-alvo.

No ramo industrial esse fator se torna determinante para o desenvolvimento das companhias, isso pois o ramo industrial trabalha com produtos complexos, que grande parte do público não tem conhecimento sobre suas utilidades. 

Por esse motivo, praticar boas formas de relacionamento, sanar os questionamentos dos clientes e proporcionar soluções efetivas para as suas necessidades são algumas práticas que fortalecem o laço com o consumidor.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos apresentar dicas valiosas de como aplicar o marketing de relacionamento na indústria. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura.

O que é marketing de relacionamento?

Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias e ações realizadas para que as marcas se aproximem do consumidor e mantenham uma relação positiva.

O intuito das estratégias de marketing de relacionamento é disseminar a marca, atrair clientes, fidelizá-los e criar uma autoridade de mercado sempre maior. Assim mantendo a empresa sempre à frente da concorrência.

Para tornar esse processo possível, a empresa desenvolve uma base de relacionamento que fornece vantagens e soluções efetivas para os seus clientes e potenciais clientes. Abaixo listamos algumas estratégias que possivelmente ajudarão o contato da sua empresa com os consumidores. 

Programa de fidelidade

Uma das formas de estreitar as relações com os clientes é por meio de um programa de fidelidade. Nesse sentido, crie um plano que ofereça uma premiação por acúmulo de pontos, compras ou por indicação de novos clientes.

Vale ressaltar, que esse programa deve conter regras bem estruturadas para que o consumidor saiba o que realmente deve fazer para conquistar esse bônus. Essas vantagens podem ser diversas, como descontos, prêmios, vantagens e benefícios em lojas parceiras, entre outros. 

Datas comemorativas

Lembrar de datas importantes é uma excelente maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o cliente e faz com que ele se sinta especial. E-mails de aniversário e datas comemorativas são sempre um diferencial. Mensagens positivas, simpáticas, e até mesmo descontos vão cativar o cliente nessa etapa.  

Automatize esses disparos com seus sistemas de gestão, aproveite o registro de informações da sua base de consumidores e programe o disparo de e-mails para as datas corretas. Assim, você recebe um alerta para que o disparo aconteça na hora e no dia certo.

Interação nas redes sociais

Aparecer nas principais redes sociais é uma estratégia importantíssima no marketing de relacionamento. As redes sociais são excelentes ferramentas de interação entre pessoas, marcas e clientes.

WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo, dão oportunidade para as empresas divulgarem suas mensagens em audiências cada vez maiores. Através delas, é possível alcançar novos públicos e estreitar os laços com os consumidores antigos.

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