Trabalhar na área de vendas na indústria é definitivamente desafiador. Embora você já possa ter uma boa carta de clientes pronta e até mesmo ter um nome que as pessoas respeitem com a empresa, o normal é sempre ter que suar a camisa para fazer as primeiras vendas do dia.

A rotina de vendas de uma empresa realmente pode ser estressante e desafiadora. E quem fica a cargo de comandar uma equipe de vendas não está livre de pressões, muito pelo contrário, é normal receber a maioria da cobrança e outras situações indesejadas.

Seja como for, desafios existem e precisam ser superados. O trabalho de alguém da área é literalmente superar cada uma dessas partes, e você, como o principal responsável pelo setor, precisa aprender sempre a lidar com novas situações.

Hoje gostaria de guiar você em algumas destas situações, assim como entregar atitudes e estratégias que possam ser realmente benéficas para você encontrar melhores saídas.

Mas uma indicação que eu sempre deixo é a de realizar cursos online da área de vendas. Os conteúdos deste tipo de material costumam estar sempre atualizados com novas estratégias e técnicas otimizadas.

Dito isto vamos à nossa análise!

Quais os principais desafios da indústria para vender?

Lembrando que seria realmente extensivo e pouco produtivo tratar sobre toda e qualquer questão de vendas relativas à Indústria aqui. Nosso foco é tratar do que normalmente chega para nosso entendimento como os principais.

Então fique à vontade para pedir novas informações ou dúvidas nos comentários, ok?

1 – Pedidos em grandes quantidades na indústria

Uma indústria definitivamente não irá preparar uma pequena quantidade de produtos por vez. Até porque muitas vezes este tipo de esforço será semelhante ao feito para a produção de uma quantidade 10, 100 ou até 1000 vezes maior.

Sem contar que a lista de produção e tarefas acaba estando naturalmente lotada com outras atividades. E por isso, pode ser interessante trabalhar de maneira inteligente, evitando esforços mínimos para se conseguir qualquer resultado.

É normal, principalmente para os iniciantes, se sentirem intimidados com a apresentação de grandes orçamentos. Assim como pode ser complicado ter poucos contatos durante o dia, ou semana, e ainda receber uma recusa.

Não estamos falando de uma cultura de clientes avulsa, como é o caso de vários outros tipos de empresas. Estamos falando de um público bastante segmentado e com um número reduzido, que precisa ser realmente trabalhado de maneira constante.

Minha principal recomendação para este caso está na questão da organização e tutoria. Sempre entregue uma quantidade de contatos, caso haja, para seu representante com várias informações relevantes.

Entregue a ele também uma agenda para possíveis reuniões e contato. Se ele não possui uma organização, então tente entregar uma rotina pré-moldada, o que será interessante.

2 – Prospecção

Levantar clientes em potencial não é uma atividade das mais fáceis. Sem contar o fato de que muitas pessoas realmente irão se deparar com situações bastante desagradáveis, como por exemplo terem limitações às informações relevantes.

Isto sem contar no bloqueio ao acesso direto de responsáveis por compras, ou mesmo de diretores que possam realmente dar alguma palavra final sobre o assunto.

E sim, esta também é a função de alguns representantes, mas não significa que a empresa não pode estar envolvida diretamente no processo.

A ideia de se ter um time totalmente envolvido com o marketing digital na sua empresa pode ser algo que mude todo o rumo das atividades. Até porque esta é a principal maneira hoje de qualquer empresa de médio ou grande porte alcançar uma fatia maior do mercado.

Até mesmo as gigantes como a Coca-Cola e outras marcas que são sucesso incontestável no mundo todo, acabam por se esbarrar em situações limitantes. E por isso, pode ser interessante entender que ninguém é grande demais para sentir que tal ação é irrelevante.

Com alguns cursos online com certificado é possível preparar um time completo na sua empresa sem necessariamente aumentar o número de contratações. Entretanto é sempre positivo procurar uma empresa ou agência de marketing especializada.

Os retornos costumam, sim, serem altos, além de ser uma implementação de custo bastante baixo.

3 – Alcançar mais regiões

Você pode não achar interessante envolver seus representantes em visitas em outros estados mais longe, ou até mesmo no exterior. Pode ser realmente custoso para uma falsa esperança de resultados.

Outros entendem que não adianta aumentar a sua equipe e botar pessoas sem experiência para alcançar desafios isolados. Por isso, uma situação comum é acabar dependendo sempre dos mesmos clientes nas mesmas regiões.

Mas isto não muda o fato de que estamos em um ambiente extremamente competitivo, e possivelmente será um grande risco tentar fazer escolhas que não tragam uma taxa de crescimento constante.

Isto pode significar uma grande derrota no longo prazo. E é exatamente por isso que pode ser interessante tratar do seu problema de uma maneira mais inteligente, neste caso abrindo um e commerce.

A estratégia de criar um e commerce para a sua indústria permite com que a sua marca seja alcançada por novos clientes no mundo todo. Ainda mais quando levamos em consideração fatores como o tempo de negociação.

Com preços interessantes, métodos de frete já combinados, ou mesmo uma possibilidade de orçamento online, você já consegue atingir muitas pessoas que de outra forma nunca tomariam conhecimento dos seus produtos.

Alguns até mesmo tratam sua loja como um distribuidor à parte, vendendo seus produtos de maneira a alcançar até mesmo os consumidores finais. O que faz o número de vendas disparar bastante, porém é uma estratégia mais ousada.

Conclusão

Trabalhar em uma indústria é sempre uma situação com atitudes de alto risco e retornos ainda maiores. O fato é que a disciplina e o bom planejamento se tornam essenciais para quem deseja realmente ter algum resultado no longo prazo.

Por isso eu recomendo que você esteja pronto para fazer boas escolhas, dando oportunidades principalmente para tecnologias inovadoras. Lembre-se, sua concorrência não irá esperar você se adaptar para depois fazer sua transformação.

Um pouco de tempo perdido pode significar muito dinheiro perdido. Por isso a ideia mesmo é não tomar atitudes precipitadas.

No mais é isso, qualquer dúvida estou à disposição!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.