Entenda o que é cultura ágil e como essa tendência vem transformando a gestão de projetos nas empresas.

Da mesma forma que os hábitos são importantes para a nossa rotina, a cultura é fundamental para as empresas. No entanto, sempre chega um momento em que é preciso inovar e buscar diferenciais competitivos para conseguir os resultados esperados. Por isso, muito tem se falado sobre as tendências da cultura ágil e como esse conjunto de metodologias pode ser benéfico para as organizações.

A cultura ágil, ou agile culture, fez sucesso primeiramente no mundo das startups, sendo caracterizada pela adoção de soluções mais eficientes e por processos mais produtivos. Ou seja, a mudança cultural em que consiste essa tendência vai muito além da implementação de um conjunto de regras e práticas. É preciso explorar a transformação digital e otimizar de forma contínua as operações organizacionais.

De modo geral, o conceito de cultura ágil é um dos maiores destaques do universo da TI. Afinal, o mercado passa por constantes mudanças, principalmente por conta dos avanços tecnológicos, o que cada vez mais exige das empresas entregas mais ágeis, assertivas e dinâmicas. Para isso, é essencial implementar uma metodologia inovadora e eficaz.

Não sabe como isso funciona na prática? Não se preocupe! 

Criamos este artigo para te mostrar o que é cultura ágil e como esta tendência auxilia os negócios a inovarem, crescerem e entregarem excelentes resultados em meio a um mercado altamente competitivo. Boa leitura!

Mas o que é cultura ágil?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que uma cultura organizacional nada mais é do que um conjunto de princípios, valores, práticas e metodologias que guiam a rotina das empresas. Dessa forma, podemos definir a cultura ágil como um modelo que molda o ambiente de negócios para que o mesmo consiga atender às novas demandas do mercado.

Em outras palavras, além de ser um conjunto de métodos para execução de tarefas, a cultura ágil consiste em uma grande mudança na perspectiva de um negócio, impactando na forma como os projetos são encarados na rotina de uma organização.

O manifesto ágil

Para que uma empresa seja de fato ágil dentro de processos envolvendo TI, a mesma precisa implementar práticas e princípios definidos pelo chamado “Manifesto Ágil”. O conceito consiste em um novo modelo de gestão, mais interativo, com menor número de hierarquias, maior adaptabilidade e flexibilidade, capacidade dos colaboradores se auto-organizarem, entre outros pontos.

Criado em 2001 por um grupo de desenvolvedores americanos, o Manifesto Ágil conta basicamente com 4 valores e 12 princípios. Os valores são:

  • A participação do cliente no projeto está acima da negociação e contrato;
  • Os indivíduos e suas interações são mais importantes do que ferramentas e processos;
  • A capacidade de responder rapidamente às mudanças está acima de um plano pré-estabelecido;
  • O funcionamento do software está acima da documentação.

Já em relação aos 12 princípios, podemos destacar o impulso para executar os projetos em um ambiente de colaboradores motivados, o funcionamento dos produtos como prioridade e a busca pela melhor performance técnica.

Quais são os principais métodos ágeis?

Existem diversos tipos de metodologias ágeis, porém, listamos algumas das que mais se destacam no mercado. Veja:

Scrum

A metodologia Scrum é uma das mais conhecidas da gestão de projetos. Ela está baseada na organização do time a partir da divisão de um projeto em etapas ou ciclos chamados de sprints. Cada um possui uma forma e um planejamento específico de execução. No fim de cada ciclo, é preciso avaliar, ajustar e validar as atividades realizadas.

Lean

Este método tem sido traduzido como “enxuto”. É inteiramente focado na redução de custos  dos processos de desenvolvimento de um projeto. O objetivo desta metodologia é usar apenas o essencial, otimizar tarefas, eliminar gastos e partir diretamente para as ações que trarão resultados mais expressivos.

Smart

O método Smart é conhecido por qualificar objetos e metas dentro de um projeto, garantindo que cada atividade esteja alinhada a um propósito claro e definido. Para que você entenda melhor, Smart é a sigla que representa: specific (específico); measurable (mensurável); attainable (atingível) relevant (relevante) e time-related (temporário).

Esta estratégia pode ser implementada para alcançar qualquer tipo de objetivo, meta, seja a curto, médio ou longo prazo, independentemente do segmento de mercado.

Kanban

O Kanban é a estratégia mais utilizada em gestão de projetos ágeis com conceitos originados em sistemas puxados. Este método trabalha como um sinalizador que autoriza e dá instruções para produção. Em outras palavras, ele divide projetos e os classifica em diferentes situações:

  • Tarefas a fazer: o que ainda precisa ser executado;
  • Fazendo: tudo que está em andamento;
  • Feito: atividades que já foram concluídas.

A implementação dessa ideia também facilita a visualização do desenvolvimento do projeto, identificando possíveis atrasos e abrindo espaço para que o time priorize tarefas.

Os principais benefícios da cultura ágil

A cultura ágil, quando aplicada da maneira certa, começa a integrar o próprio DNA da organização. Com o decorrer das atividades, essa metodologia implementa uma nova maneira de agir durante a rotina de trabalho.

Essa mudança, que envolve inovação e soluções ágeis, impacta diretamente na postura de cada colaborador, deixando o time mais engajado e produtivo em relação às entregas. Listamos alguns dos principais benefícios da cultura ágil:

  • maior agilidade nas entregas sem perder qualidade;
  • equipe mais produtiva;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • times mais colaborativos e autogerenciáveis;
  • processos mais ágeis e eficazes;
  • colaboradores mais motivados;
  • crescimento contínuo;
  • equipes alinhadas aos objetivos e metas da empresa; entre outros.

Conclusão

Enfim, podemos destacar que a cultura ágil na gestão de projetos vai muito além do que apenas gerar diferenciais competitivos. Basicamente, essa tendência também abre espaço para que a inovação, seja através de metodologias ou de soluções tecnológicas, transformem o dia a dia das empresas.

Ao implementar uma cultura ágil na sua organização, você estará impulsionando a performance das equipes de trabalho, integrando os colaboradores ao negócio e possibilitando um ciclo de melhoria contínua. Fantástico, não é mesmo?

Porém, vale a pena lembrar que para integrar uma empresa a essa cultura não basta apenas adotar um conjunto de medidas e soluções sem qualquer alinhamento estratégico. Antes de tudo, é preciso compreender quais são as principais necessidades da empresa e identificar quais soluções seriam compatíveis com o modelo de negócio.