Veja como a transformação digital revolucionou a rotina das empresas e quais são seus principais benefícios.

Com a chegada de tantas ferramentas inovadoras no mercado, muito tem se falado sobre os impactos da transformação digital no dia a dia das empresas de todo o mundo. É verdade que a tecnologia pode ser usada para impulsionar o crescimento de uma organização, mas você já sabe como isso acontece na prática?

Basicamente, diante de um mercado altamente competitivo, aderir a transformação digital se tornou um requisito básico para melhorar processos e se destacar no mercado. Ou seja, a adoção de soluções digitais têm potencializado muitos negócios e a tendência é que essa transformação continue acontecendo ao longo dos anos.

É preciso lembrar que a tecnologia não para de evoluir e desenvolve recursos cada vez mais eficazes. Conhecer as principais tendências e se manter atualizado sobre essas inovações se tornou indispensável no processo de evolução das organizações.

Por isso, criamos este conteúdo para te deixar por dentro do assunto e te mostrar como a transformação digital pode revolucionar a realidade do seu negócio. Boa leitura!

O que é transformação digital?

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro o que é transformação digital. Indo direto ao ponto, essa ideia consiste em reestruturar processos absorvendo uma cultura digital com foco no aumento de produtividade e qualidade.

Em outras palavras, é um conjunto de mudanças de caráter estrutural que ocorrem a partir da implementação de soluções digitais. Entretanto, essa tendência tem sido usada para melhorar o desempenho das empresas em todos os sentidos, desde processos administrativos até o relacionamento com o cliente, por exemplo.

Muitos gestores questionam: “tenho um site e uma conta de rede social. Isso significa que minha empresa possui uma cultura digital?” A resposta é não! A transformação digital entrega mudanças mais radicais, com uma gama maior de recursos e resultados a curto, médio e longo prazo.

Para você ter ideia do tamanho dessa tendência, de acordo com a Forbes, 55% das empresas que não passaram por uma transformação digital acreditam que possuem menos de um ano até começarem a perder participação no mercado. Ou seja, a transformação digital se tornou peça fundamental também para a sobrevivência das empresas.

Os pilares da transformação digital

De modo geral, a transformação digital se baseia em três pilares:

Transformando a experiência do cliente: quando a inovação está presente nos pontos de contato entre a empresa e o cliente, influenciando em toda a jornada de compra.

Transformando processos operacionais: quando a tecnologia é usada para tornar os processos operacionais mais ágeis e produtivos, fazendo parte da rotina de todos os setores.

Novos modelos de negócio: quanto a transformação digital leva a formação de novos modelos de negócio, abrindo um leque muito maior de possibilidades.

Afinal, quais são os principais impactos da transformação digital?

A implementação da transformação digital nas empresas não é mais apenas uma questão de futuro, mas sim do presente. O apoio de soluções tecnológicas faz com que empresas inovadoras deixem para trás quem ainda insiste em não modernizar seus processos internos. Veja alguns dos principais impactos e benefícios dessa tendência:

Aumento de produtividade

Com a implementação de soluções tecnológicas, recursos como a automação de processos podem revolucionar a rotina das organizações. Atividades administrativas, por exemplo, que antes eram executadas de forma manual, com o preenchimento de planilhas, anotações em cadernos e compilação de dados, agora podem ser realizadas de maneira automatizada. Isso colabora para deixar as equipes de trabalho cada vez mais ágeis, afinal, se perde menos tempo com a desburocratização de processos.

É possível construir um software sob demanda, por exemplo, para digitalizar alguma tarefa ou facilitar o trabalho de alguma equipe, ou criar um aplicativo móvel para dar mais flexibilidade e agilidade ao negócio. Enfim, a tecnologia abre espaço para uma infinidade de possibilidades que podem ser exploradas.

Aumento de qualidade

A tecnologia também pode ajudar a padronizar processos, otimizando-os de acordo com as normas e necessidades específicas de uma empresa. Em outras palavras, a adoção de softwares e soluções digitais podem qualificar as ações internas e externas da empresa.

Ao integrar dados e informações administrativas ou centralizar a comunicação interna em uma única ferramenta, é possível gerenciar o negócio com maior precisão e agilidade. Além disso, com o aumento de produtividade e eficiência, erros são evitados e os processos consequentemente podem ser melhorados. Isso impacta diretamente na qualidade de entrega de qualquer produto.

Redução de custos

Atualmente, é quase impossível falar em redução de custos e não pensar na transformação digital como alternativa. Na verdade, a eliminação de despesas é uma das principais vantagens da digitalização nas empresas. Afinal, tudo que é feito de forma burocrática e que demanda grande infraestrutura pode ser facilitado.

A adoção de soluções online, por exemplo, pode substituir uma infinidade de recursos e infraestruturas físicas. Além disso, quando falamos em gestão, é preciso entender que tempo é dinheiro. Com processos mais ágeis e uma equipe mais produtiva, é possível até mesmo economizar em mão de obra, entre outros investimentos.

Atualmente, a transformação digital revolucionou até mesmo a aplicação de treinamentos corporativos e o gerenciamento de times de trabalho. Com uma plataforma para gerenciamento de treinamentos corporativos, a empresa pode substituir todos os gastos envolvidos nas aulas presenciais por funcionalidades práticas e dinâmicas, dentro do software.

Ou seja, a tecnologia descomplicou a rotina de muitas empresas e está cada vez mais se consolidando no dia a dia das organizações. Sendo assim, é sempre importante se manter atualizado sobre as principais tendências, ou buscar o apoio de um parceiro tecnológico para auxiliar o seu negócio na implementação de uma cultura digital.