//Como evitar acidentes com a manutenção de quadros elétricos

Como evitar acidentes com a manutenção de quadros elétricos

Os quadros elétricos são essenciais para as diversas operações dentro do segmento industrial, de construção, entre outros, pois estes simplificam os processos de distribuição de energia.

No entanto, apesar de ser um equipamento fundamental para melhorar a qualidade dos processos de distribuição, os quadros elétricos também precisam ser monitorados constantemente.

Afinal, lidar com cargas elétricas é um processo muito complexo. Os painéis só realizam a distribuição de energia elétrica adequada quando estão em perfeitas condições.

Caso contrário, é possível que a resistência da carga elétrica possa gerar movimentações nos componentes e afrouxar os parafusos dos quadros elétricos.

Basta olhar os elevadores, por exemplo, que consomem uma grande quantidade de energia. Por isso, longo prazo, é natural que os quadros elétricos se desgastam ao utilizar e distribuir altos índices de energia.

E para que o equipamento tenha a segurança necessária e não cause nenhum tipo de prejuízo, a manutenção de quadros elétricos é um processo fundamental. A manutenção prolonga a vida útil das instalações, protege as pessoas e proporciona mais segurança.

Abaixo, você verá com mais detalhes sobre o funcionamento desses equipamentos e por que a manutenção de quadros elétricos é algo que deve ser incluído na rotina das empresas consumidoras.

O que são os quadros elétricos?

De forma geral, os quadros elétricos ou painéis elétricos são equipamentos que recebem e distribuem energia elétrica para um ou mais circuitos.

A finalidade desses equipamentos é proteger a distribuição de carga, seccionar, controlar, e realizar a medição da mesma.

Além disso, os quadros elétricos são altamente necessárias para promover a maior segurança nas instalações elétricas, simplificando e monitorando de todos os processos e gerando mais segurança aos trabalhadores.

Qual a importância da manutenção de quadros elétricos?

Já entendemos que os quadros elétricos são equipamentos extremamente importantes para otimizar os processos internos.

No entanto, o que muitos profissionais e empresas não sabem, é que a montagem de quadro elétrico e a sua instalação, feitas de forma inadequadas, conforme as normas técnicas, podem gerar aquecimento excessivo, oscilar a energia elétrica, diminuir seu tempo de vida útil e até prejudicar a vida dos trabalhadores.

A falta de manutenção também faz com que os quadros elétricos impactem na perda total do produto, e até provoquem apagões nas plantas industriais, causando incêndios florestais, entre outros.

Resumindo, a manutenção de quadros elétricos é algo indispensável, e deve ser feita constantemente para proteger a integridade dos patrimônios e das pessoas.

Como funciona a manutenção de quadros elétricos?

Normalmente, a manutenção de quadros elétricos envolvem uma série de processos e servem para diversas finalidades.

Há determinados tipos de manutenções, como a corretiva, preventiva e preditiva. A manutenção preventiva, por exemplo, é realizada para as seguintes intenções:

  • Reajustar as conexões;
  • Verificar a temperatura dos quadros elétricos;
  • Inspecionar as conexões;
  • Medir a carga e as grandezas elétricas;
  • Limpar os quadros elétricos; entre outros.

O que se deve observar ao realizar a instalação de quadros elétricos?

A manutenção de quadros elétricos é de suma importância e não pode deixar de ser feita por uma empresa especializada.

No entanto, com a montagem de quadros elétricos sendo bem implementada, os custos das manutenções podem ser reduzidos.

Afinal, quando os painéis se danificam, o custo naturalmente sobe pela correção do mesmo. Já com a manutenção preventiva, os gastos são menores, pois não há problemas possivelmente identificados.

Por isso, veja abaixo sobre os fatores que se devem observar ao fazer a montagem de quadros elétricos:

Capacitação técnica da empresa especializada

É essencial que a instalação de quadros elétricos seja feita de forma cuidadosa e por profissionais capacitados, treinados e qualificados e, acima de tudo, com um amplo conhecimento técnico sobre os componentes dos cabos elétricos.

É importante que a empresa saiba lidar com quadro elétrico de baixa tensão, barramentos para quadros elétricos, dentre outros fatores fundamentais para realizar instalações com profissionalismo e seriedade.

Além disso, a empresa que irá realizar a montagem de quadros elétricos também precisa ter todas as certificações e laudos necessários de ensaios técnicos.

Preço

Também há, no mercado de engenharia, uma gama de produtos clonados, pirateados ou sem qualquer tipo de qualidade ou certificação. Esses distribuidores não possuem conhecimento técnico suficiente para realizar instalações elétricas seguras.

Consequentemente, o produto também pode apresentar altos índices de defeitos, uma vez que o preço se mostra muito abaixo do mercado e das empresas concorrentes no mesmo segmento.

Ou seja, a instalação de quadro elétrico feita com um preço inferior pode ser considerada uma “bomba relógio”, pois a confiabilidade nesse tipo de processo é duvidosa.

Componentes e tensão dos quadros elétricos

Também é dever da organização responsável observar os tipos de tensões e características dos barramentos para quadros elétricos. Afinal, cada um desses fatores contribuem para que os painéis elétricos sejam instalados com mais segurança e credibilidade.

Os quadro elétrico de baixa tensão, por exemplo, necessitam de manutenções específicas e adequadas para o seu funcionamento ser conservado e o produto ser eficiente.

Por isso, a empresa deve saber sobre todos os detalhes que justifiquem a sua ação de escolha dos quadros elétricos.

Tenha mais segurança e qualidade com a instalação e manutenção de quadros elétricos

Ao longo do post, vimos que a manutenção de quadros elétricos é extremamente necessária para que o produto tenha longevidade, segurança e evite possíveis problemas com os profissionais.

Tanto a manutenção como a instalação de quadro elétrico influencia diretamente na redução dos riscos, do prejuízo com a diminuição da frequência das paradas, além de reduzir as despesas com manutenções corretivas e, por fim, impactar no maior tempo de vida útil do produto!

Por essa razão, na hora de escolher a empresa responsável pela instalação de quadro elétrico, invista em profissionais capacitados e que irão trabalhar na sua obra, garantindo mais conforto, bem-estar e segurança para todos os que frequentam o local ou ambiente pessoal ou profissional.

São muitos os detalhes técnicos e físicos de difícil compreensão, e por isso, todos os processos de instalação elétrica deve ser feito por profissionais com o conhecimento adequado e com as normas em dia.