//Como identificar gargalos na produção?

Como identificar gargalos na produção?

Um processo produtivo ocorre em várias etapas e passa pelo bom funcionamento de vários setores. Para que a produção flua de maneira eficiente é preciso que todas as áreas do negócio estejam alinhadas. 

Quando o processo não flui como o esperado, é necessário identificar quais as dificuldades e possíveis erros que estão emperrando o processo produtivo, que são os chamados gargalos de produção.

Diante disso e com o objetivo de evitar esse gargalos na produção do seu negócio, no artigo de hoje vamos mostrar como identificar esses problemas. Se interessou? Então não deixe de acompanhar!

O que são gargalos de produção?

De maneira simples, podemos dizer que os gargalos, são todos os obstáculos que interferem no processo produtivo da sua empresa. Qualquer coisa que faça a produção não fluir conforme o planejado, pode ser chamada de gargalo. 

Os gargalos de produção, podem acabar com a reputação de uma empresa, isso porque quando eles ocorrem a qualidade dos produtos pode ser afetada e a logística comprometida, o que consequentemente gera clientes insatisfeitos.

No entanto, com uma boa gestão e sabendo os passos certos para identificar os problemas, situações como essa podem ser evitadas. Abaixo algumas dicas. 

Mapeie os processos

Uma das etapas mais importantes para identificar gargalos na produção, é o mapeamento dos processos. Quais são as etapas de produção? Qual o fluxo de trabalho? Quem são os profissionais envolvidos no processo? Para um bom mapeamento todas as perguntas devem ser respondidas. 

Com esse fluxo estabelecido, qualquer passo que esteja fora dele facilmente vai ser detectado. Com isso possibilitando a correção antes de impactar no resultado final dos processos.

Identifique os problemas e possíveis causas

Faça uma lista  com os possíveis problemas que estão travando a produção do seu negócio. Um levantamento feito com os responsáveis de cada área pode ser útil para encontrar erros que com o mapeamento não foram identificados.

Análise os métodos utilizados para, os maquinários, a matéria-prima e a mão de obra. Assim será mais fácil encontrar as principais causas para os problemas que existem.

Use indicadores de desempenho

Usar os indicadores de desempenho para identificar gargalos na produção também é uma ótima alternativa. Isso porque através dos dados e resultados da empresa é possível saber quando as falhas começaram a acontecer. 

Os indicadores também serão importantes no processo de correção das falhas, pois com eles será possível mensurar, se as mudanças estão gerando resultados e diminuindo os gargalos na produção. 

Defina planos de ação

Por fim, ao reconhecer um problema, defina um plano de ação para corrigi-lo o quanto antes, nesse processo é importante que toda a equipe saiba o que pode estar acontecendo.

Com todos os colaboradores em alerta, estabeleça metas e propostas para engajar a equipe nesse propósito. Defina também em quanto tempo tudo deve ser feito e oriente todos os passos para que não haja um novo gargalo durante o plano de ação. 

Agora que você sabe como identificar os gargalos de produção, que tal fazer um check up na sua empresa? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades.

By |2021-07-23T11:52:05-03:0019 de julho de 2021 |Indústria|

About the Author:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo no Portal Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e futebol.

Leave A Comment