Neste conteúdo vamos abordar os seguintes tópicos:

Os canais de distribuição de uma companhia industrial são capazes de criar diversas oportunidades de negócios sólidos e consequentemente, aumentar as vendas dos produtos e serviços oferecidos.

Por isso, é essencial que a gestão da empresa busque constantemente ampliar estes canais e fortalecer a presença do negócio nesses meios.

Atualmente, muitas indústrias não conseguem atender suas demandas de uma forma assertiva, e com isso acabam perdendo oportunidades promissoras de negócio. 

Para que casos como esse não se repitam, no artigo de hoje vamos falar sobre como ampliar os canais de distribuição da sua indústria. Se interessou? Então acompanhe a leitura!


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O que são canais de distribuição?

Resumidamente, os canais de distribuição de uma indústria, são o conjunto de empresas que trabalham entre si para que um determinado produto possa chegar ao consumidor final, sem nenhum transtorno. 

A distribuição de produtos é uma função logística e está relacionada a todas as áreas operacionais que esse produto passa antes de sair para a distribuição.

Os canais de distribuição podem ser diretos ou indiretos, e não se limitam apenas ao fluxo de distribuição física de um produto ou um serviço oferecido. Mas também integra algumas funções de coleta de informações sobre os consumidores e estímulos de compra.

Algumas empresas conseguem vender diretamente para o consumidor final e quando não é possível, elas buscam por intermediários para a distribuição, estes intermediários podem ser: atacadistas, varejistas, representantes, entre outros.

O que fazer para ampliar os canais de distribuição industriais

Em um mercado tão competitivo como o industrial, muitas vezes, algumas empresas não conseguem atender certas demandas em seu nicho de mercado. Justamente por isso, se faz necessária a ampliação dos canais de distribuição. Vamos ver como isso pode ser feito.

Expansão de forma on-line

Usar a tecnologia a favor para ampliar os canais de distribuição é importante. A disponibilidade de produtos on-line facilita as vendas e amplia sua carteira de clientes. 

Um exemplo disso, é a utilização dos marketplaces pelas empresas. Por meio de marketplaces é possível distribuir qualquer tipo de produto.

Investimento em representantes

Uma das maneiras mais eficazes para ampliar os canais de distribuição da sua indústria é apostando nos representantes comerciais, também chamados de revendedores.

Os representantes são profissionais que, como o próprio nome já diz, representam comercialmente sua indústria no mercado com divulgação e distribuição. É uma excelente alternativa para seu negócio.

Sistema de franquias

Outra forma de ampliar os canais de distribuição da sua indústria é com um sistema de franquias. Essas, podem realizar a distribuição dos seus produtos e serviços, tudo isso colaborando com o seu segmento.

As franquias são companhias que focam na distribuição de um produto mantendo suas características e os princípios de negócio da empresa sendo controladas pela própria matriz. Desta forma, é possível uma distribuição em larga escala.

Investimento em filiais

Ao contrário da franquia, as filiais recebem não apenas os cuidados, mas também os investimentos da matriz. Tanto a matriz quanto a filial precisam de atenção e planejamento contínuo, além do devido acompanhamento.

A ampliação dos canais de distribuição de uma indústria contribuem grandemente para o crescimento de qualquer empresa e permite que ela se consolide dentro do nicho de mercado em que atua, atendendo um número muito maior de pessoas.

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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