10 dos 13 setores mais importantes da indústria brasileira retomaram ou superaram os níveis de atividade praticados antes da pandemia de covid-19. 

Os setores que mais cresceram foram: máquinas e equipamentos, com aumento de 27,6% na receita líquida; alimentos e bebidas, que registrou alta de 23,5% no faturamento; e cimentos, com produção 22% maior do que em 2019. 

O setor com queda mais acentuada foi o de veículos, que produziu 21,8% menos que no período anterior à pandemia.

O levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo comparou dados fornecidos por entidades dos setores dos primeiros meses de 2019 com os de igual período em 2021, exceto para o setor de eletrodomésticos, que foram usados dados do 1º trimestre de 2020 ante 2019. Abaixo os números completos. 


Veja também:


 

Resultados 

Aço bruto; aumento de 4% na produção; Alimentos e bebidas: aumento de 23,5% no faturamento; Calçados: queda de 14,5% na produção; Cimento: aumento de 22% na produção

Eletrodomésticos: aumento de 0,61% nas vendas; Eletroeletrônicos: aumento de 1,8% na produção; Máquinas e equipamentos: aumento de 27,6% na receita líquida

Químicos: aumento de 3% na produção; Papel: aumento de 15% na produção; Plásticos: aumento de 7,9% na produção; Têxtil: aumento de 0,7% na produção

Veículos: queda de 21,8% na produção; Vestuário: queda de 5,6% na produção

Projeções Futuras

Segundo analistas, espera-se que os setores sigam em crescimento. A principal causa da recuperação é o aumento e a agilidade nas campanhas de vacinação contra covid-19, impulsionada pelos Estados e Municípios.

No entanto, existe a preocupação dos economistas e empresários com a disseminação da variante delta. Que pode estabelecer novas medidas de isolamento social e restrições nos comércios, assim freando a retomada geral. 

Outras barreiras para o crescimento são os custos de matérias-primas e de energia elétrica, alta dos juros, desemprego e falta de insumos em alguns setores.

Especialistas afirmam que a atividade industrial deve se normalizar no final do 2º semestre deste ano em vários segmentos. Caso não ocorra nenhum fato novo.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados