A pandemia do novo coronavírus bagunçou muitos setores do mercado empresarial, provocando um forte impacto comercial e financeiro para as empresas. E no ramo industrial não foi diferente.

Mesmo que as atividades não tenham sido totalmente paralisadas, muitas indústrias encontraram dificuldade para se adaptar a novos modelos de trabalho e não conseguiram manter suas atuações como deveriam. 

As altas na produção industrial que aconteceram em 2020, deixam o cenário um pouco mais confortável, mas não escondem que ainda há grandes desafios para se superar. 

Parte das empresas que atuam no setor enfrentam problemas diários para se destacar no mercado. Taxas de importação cada vez mais altas, falta de insumos e a transição para operações tecnológicas, são alguns exemplos. 

No dia a dia de um negócio, é preciso garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, cumprir prazos, disponibilizar as manutenções necessárias, entre outras atividades. 

E se você faz parte do ramo industrial, então sabe exatamente do que estamos falando. Por este motivo, no artigo de hoje vamos mostrar alguns desafios que a indústria precisa superar no momento. Vamos lá?

Concorrência internacional

Além da forte concorrência nacional em um setor tão competitivo como o industrial, as empresas nacionais do ramo têm enfrentando um desafio ainda maior, a concorrência internacional. 

Isso porque, muitos países estão começando a controlar a pandemia do covid-19, saindo do ápice do número de casos e colocando em prática campanhas de vacinação.

Os países que estão conseguindo lidar com a pandemia, se recuperaram mais rápido e aos poucos saem do pico da crise primeiro. Com isso, as indústrias internacionais estão mais prontas para reagir ao mercado e ocupar espaços antes preenchidos pela indústria nacional.

Enquanto, as indústrias nacionais e a de países que não tem um plano de contenção para o controle do vírus, enfrentam mais dificuldades para se ajustar no mercado e acompanhar o ritmo dos concorrentes estrangeiros. 

Adaptação tecnológica 

A indústria 4.0 e a revolução da internet das coisas não é um assunto novo, muito pelo contrário, esse tema já vem sendo discutido há algum tempo, muito antes da crise sanitária que afeta todo o mundo. Mas o que muitas indústrias não esperavam é que muitas dessas tecnologias seriam extremamente importantes nesse período de crise.

Alguns negócios anteciparam a novidade e conseguiram ter melhores resultados, e diante disso, estão em um estágio avançado de utilização dos recursos que integram o mundo físico ao digital.

Enquanto grande parte das empresas, enfrentaram inúmeros problemas e tiveram que buscar soluções para se adaptarem aos modelos de trabalho a distância e integração dos sistemas com a tecnologia.

Não se adaptar à indústria 4.0 e aos avanços tecnológicos significa perder grande espaço de mercado, se distanciar da concorrência e encontrar mais desafios em um momento tão delicado. 

Abastecimento de componentes

Como as fronteiras fecharam durante boa parte de 2020, as empresas que dependem de exportação de insumos, como as de eletrônicos, certamente sentiram dificuldades no abastecimento de componentes. 

Até que todo o mercado se normalize, será preciso aprender a se reorganizar internamente para trabalhar com o básico. Buscar por fabricantes nacionais e com preços acessíveis, pode ser uma ótima alternativa para passar por esse desafio e movimentar o mercado interno.

Agora que você já sabe quais são os desafios que a indústria precisa superar neste momento. O que acha de colocar algumas dicas em prática?  Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e acompanhe todas as novidades do nosso blog. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados