Pensar no modelo ideal de telhado para sua obra é uma das etapas mais importantes para a construção, não apenas pela funcionalidade mas também por questões estéticas que um telhado pode oferecer. 

Existem diversas estruturas e modelos de telhados disponíveis no mercado e construídos com os mais variados materiais. Conhecer as particularidades de cada um é fundamental para não ter problemas futuros. 

Afinal um telhado inadequado ou mal construído pode trazer muitos problemas, como por exemplo, umidade, goteiras, vazamentos, entre outros. 

Mesmo com as funções fundamentais que o telhado traz, esse item também serve como parte da decoração de imóvel, é possível encontrar opções de acordo com o gosto de cada consumidor, que quando bem escolhidos valorizam ainda mais a residência. 

Nesse conteúdo vamos te apresentar alguns dos tipos de estruturas para construir um telhado e também todas suas funcionalidades. Se interessou? Então acompanhe a leitura. 

Diferenciação dos modelos

Os telhados se diferenciam não só pela estética, mas também por suas características e o tipo de proteção que oferecem. Alguns podem possuir isolamento acústico, controle de umidade e maior durabilidade

Essas especificações também variam de acordo com os materiais utilizados. Existem telhados construídos com telhas metálicas, telhas de concreto, cerâmicas, entre outros modelos. 

Os mais convencionais são conhecidos como telhados de águas, que são os feitos com o design inclinado para poder ocorrer um melhor escoamento das águas da chuva. Abaixo separamos algumas dessas estruturas. 

Telhado de uma água

O telhado de uma água é aquele composto por um único painel e caimento, ou seja, que possui apenas uma face de escoamento, é a estrutura mais simples, muito utilizado em pequenas residências, imóveis e edículas.  

O telhado de uma água é bastante popular, por ser um modelo de baixo custo e de construção rápida, ele exige pouca estrutura de sustentação e por isso é bastante usado. 

Telhado curvo

O telhado curvo geralmente é pouco utilizado em obras residenciais, na maioria das vezes é usado em quadras esportivas, ginásios e barracões. 

Sua estrutura possui inclinação leve e a curvatura meio arredondada, característica que o torna marcante. Para este tipo de telhado são usadas treliças ou telhas metálicas.

Mas existem também, coberturas com a estrutura curva feitas em concreto. Um dos exemplos mais famosos é o espaço de exposições conhecido como oca, projetado por Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 

Telhado verde

O telhado verde é uma opção sustentável, sua maior vantagem é manter a temperatura interna da casa, esse tipo de estrutura absorve cerca de 90% mais calor do que as telhas tradicionais. 

Além de moderno e sustentável, o telhado verde melhora a qualidade do ar em seu entorno, ajuda no isolamento acústico e tem maior retenção de água da chuva. O custo para essa estrutura é um pouco mais elevado, mas a relação custo benefício é animadora.

Telhado quatro águas

Diferente do telhado de uma água, esse telhado é composto por quatro painéis de caimento, para dar sustentação a esses painéis é utilizado uma estrutura bem no meio deles, chamada espigão.

O espigão nada mais é do que uma linha que divide o telhado em quatro partes. Esse tipo de telhado é conhecido pelo seu rápido escoamento de água e também pela versatilidade, se adequando facilmente em qualquer imóvel. 

E aí gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e compartilhe nas redes sociais

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados