//Por que a impermeabilização de telhados pode salvar o seu projeto

Por que a impermeabilização de telhados pode salvar o seu projeto

A impermeabilização para telhados ainda é tratada como segunda opção por muitos projetos arquitetônicos, seja por diversos motivos.

Apesar do telhado estar diretamente exposto aos elementos externos como chuva, vento, sol e diversos objetos, ele também está mais suscetível ao desgaste e as infiltrações.

E devido a isso, para que seja possível garantir que o telhado resista aos fenômenos naturais, é essencial ter um sistema de impermeabilização adequado, que consiga acompanhar a estrutura da residência e evitar possíveis desastres.

A impermeabilização pode ser feita de diversas maneiras, de acordo com o tipo da edificação, área de cobertura e uso do espaço, assim como também pode ser aplicada em paredes e pisos.

A impermeabilização industrial, por exemplo, é um tipo de impermeabilização que oferece uma maior resistência e durabilidade para os pisos e paredes industriais.

Mas quando se trata do telhado, esse processo se torna ainda mais essencial. Pensando nisso, neste post vamos explicar todos os detalhes sobre a impermeabilização para telhados e explicar porque ela é fundamental para o seu projeto.

O que é a impermeabilização para telhados?

De forma básica, a impermeabilização para telhados tem a proposta de selar a superfície e evitar possíveis causas de infiltrações. Além disso, ela também veda materiais porosos com o intuito de evitar quaisquer tipos de vazamentos para dentro do estabelecimento.

Quando falamos em impermeabilização de laje, muitas pessoas acreditam que ela apenas é útil para imóveis mais antigos, pois é mais comum o aparecimento de infiltrações e alagamentos internos.

No entanto, não apenas edifícios antigos, mas todos os tipos de construções devem investir na impermeabilização para telhados, pois assim, ele estará seguro contra qualquer imprevisto, seja uma variação climática ou até fenômenos naturais.

Dessa forma, a impermeabilização para telhados é essencial, uma vez que ajuda a garantir a maior segurança do estabelecimento e também os moradores ou frequentadores do local.

Mas vamos falar mais abaixo sobre as vantagens da impermeabilização de laje, por isso, continue nos acompanhando:

Quais são as vantagens da impermeabilização para telhados?

Investir na impermeabilização, não somente em telhados, como também em qualquer tipo de processo relacionado, seja ela impermeabilização industrial ou de parede, traz uma série de vantagens para os seu projeto. Veja algumas delas:

  • Previne possíveis doenças respiratórias;
  • Amplia o tempo de vida útil do projeto;
  • Mantém as instalações elétricas e fiações seguras;
  • Mantém seguro todos os recursos internos do local;
  • Promove a segurança dos moradores ou frequentadores do ambiente;
  • Impede possíveis infiltrações e alagamentos internos;
  • Evita o aparecimento de fungos, bolores e manchas;
  • Promove o melhor isolamento térmico; entre outros.

Ou seja, a impermeabilização para telhados não somente protege todo patrimônio e conserva o local, como também promove a vida e o bem-estar de todos.

Quais são os tipos de impermeabilizações para telhados?

Atualmente, existe uma série de opções de impermeabilização de laje. Vamos ver abaixo sobre cada um deles:

Impermeabilização asfáltica

O primeiro tipo de impermeabilização para telhados é o processo feito por meio manta asfáltica.

Esse tipo de manta impermeabilizante é produzido por meio de uma base de asfalto. Em seguida, são incluídos alguns materiais como a fibra de vidro, borracha, polímeros elásticos, poliéster, entre outros.

A proposta da impermeabilização asfáltica é dar uma maior resistência a perfurações e alagamentos.

O diferencial da impermeabilização asfáltica é que essa opção de impermeabilização de laje é muito flexível. Ou seja, não corrói a superfície do telhado e faz com que ele seja capaz de acompanhar todos os fatores externos.

Manta líquida

Outro modelo de manta impermeabilizante é a manta líquida. A sua base é produzida com resina acrílica. A manta líquida garante uma flexibilidade adequada e resistência quanto ao sol e chuva.

Esse tipo de manta impermeabilizante também é versátil e prático, uma vez que é comercializada pronta para uso e pode assemelhar-se a uma tinta comum pelo processo de utilização.

Se você quer conservar as cores do telhado, a manta líquida também é encontrada em diversas cores, como bege, marrom, branco, entre outros. Dessa forma, ela é adequada a qualquer tipo de projeto.

Manta de alumínio com fibras sintéticas

Por fim, mais um tipo de manta impermeabilizante é a manta de alumínio com fibras sintéticas.

Ela forma uma barreira impermeabilizante e protege o telhado e construção, além de possuir a vantagem de manter o interior do estabelecimento com uma temperatura adequada.

Ou seja, esse tipo de manta impermeabilizante é uma das melhores opções para solucionar problemas de infiltrações, alagamentos internos e temperaturas internas em um único produto.

Ela também é versátil em sua instalação e pode ser aplicada em construções onde o ambiente é frio ou calor, pois preserva a temperatura interna, tornando o local mais agradável.

Onde encontrar produtos para a impermeabilização para telhados?

Agora que já entendemos sobre a impermeabilização de laje, é o momento de adquirir os produtos mais adequados para o seu tipo de construção.

Nesse momento, é ideal procurar uma loja de impermeabilizante. Por ser especializada no segmento, ela poderá te auxiliar e realizar um projeto personalizado e que atenda todas as suas necessidades.

Também é importante que a loja de impermeabilizantes tenha qualidade em seus produtos. Quando a qualidade é duvidosa, o resultado final pode ser um material com durabilidade menor. Sendo assim, o processo de impermeabilização para telhado irá precisar ser refeito.

Por isso, localizar a melhor loja de impermeabilizante na questão de custo-benefício é ideal. Ela dará mais credibilidade ao seu projeto, além de passar todas as informações corretas sobre a sua utilização.

Procure onde comprar impermeabilizantes e escolha qual o produto quer adquirir e suas informações antes de adquiri los, pois assim, ao chegar na loja de impermeabilizante, fará uma compra mais assertiva.

Conforto e segurança com a impermeabilização para telhados

Se você possui uma construção,seja ela um edifício, estabelecimento ou moradia, a instalação de uma manta impermeabilizante para o seu telhado é fundamental.

Afinal, além de ampliar a vida útil da construção, também evita possíveis custos de reparo e danos e promove a segurança de todos os recursos e pessoas presentes no local.

Por essa razão, realizar a impermeabilização de laje é mais do que um cuidado contra alagamentos internos, infiltrações e aparecimentos de fungos. Também age diretamente na preservação do seu imóvel, recursos e das pessoas.

Ou seja, é uma medida indispensável e que irá atender todas as necessidades de uma boa construção.