//Maiores benefícios da modernização de elevadores

Maiores benefícios da modernização de elevadores

O elevador é considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, além de também ser essencial para que os moradores ou frequentadores do local possam se locomover com segurança e agilidade.

E com o crescimento de imóveis, estabelecimentos e construções verticais, o número de elevadores aumenta.

No entanto, mesmo com a expansão tecnológica, que por sua vez, proporcionou formas de design e funcionamento otimizado dos elevadores, ainda é comum encontrar construções com esses equipamentos antigos.

Com o passar do tempo, além do equipamento sofrer desgastes naturais e depreciação, o reparo de elevador se torna fundamental para garantir a segurança de todos.

Muito além da adequação às normas, a modernização de elevadores pode gerar uma série de benefícios e vantagens ao proprietário do edifício.

Afinal, o processo de modernização de elevadores tem por objetivo solucionar todas as necessidades do equipamento e trazer mais praticidade aos usuários.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre a modernização de elevadores e como eles podem ser benéficos para a sua construção.

O que é a modernização de elevadores?

De forma geral, a modernização de elevadores se trata de uma série de procedimentos técnicos e operacionais que são realizados no elevador, com o intuito do mesmo se tornar mais atual tecnologicamente e em questões de segurança.

Em outras palavras, a modernização realiza tanto mudanças na estrutura do equipamento, como também visa o acabamento para elevadores, com foco na estética e no visual mais moderno.

Todos os componentes que estão no final da vida útil do equipamento também são repostas por peças atuais. Ou seja, a modernização também faz parte do reparo de elevador no geral.

Como resultado, a modernização de elevadores traz mais conforto e segurança a todos os passageiros que os utilizam.

Qual diferença entre modernização e manutenção de elevadores?

Basicamente, enquanto a modernização se consiste na realização de um conjunto de ações que vão tornar o elevador mais tecnológico, tanto funcionalmente quanto esteticamente, a manutenção de elevadores realiza o monitoramento ou reparo de peças.

Ou seja, a modernização não visa somente o reparo, mas todos os processos que visam o melhor acabamento para elevadores, tanto na estética como na funcionalidade.

Já a manutenção de elevadores promove a garantia do pleno funcionamento do equipamento. Nesse caso, o elevador não irá necessariamente se tornar mais atual ou tecnológico.

Durante a manutenção de elevadores, também é realizado algumas vistorias mais específicas em determinadas peças do equipamento, tais como:

  • Cabina;
  • Contrapeso;
  • Quadro de segurança;
  • Limitador de velocidade;
  • Fita seladora;
  • Polia de desvio;
  • Quadro de energia;
  • Fundo do poço;
  • Botões;
  • Máquina de tração;
  • Entre outros.

Benefícios da modernização de elevadores

Agora que já entendemos sobre o conceito da modernização de elevadores e suas particularidades, veja abaixo quais são os maiores benefícios e vantagens da realização do processo:

Melhora o fluxo do tráfego

Uma das vantagens mais visíveis do reparo de elevador é que é possível aumentar a eficiência na locomoção dos usuários.

No processo de modernização, é possível realizar a instalação de softwares de controle, por exemplo, que melhoram o desempenho do elevador, entre outros sistemas engenhosos que tornam as paradas mais rápidas e eficientes. Isso resulta na otimização do tempo e, consequentemente, no fluxo de visitantes.

Economiza energia elétrica

Outra vantagem da modernização de elevadores é que, com o aumento da eficiência, os quadros de comando se tornam mais eficientes e o equipamento gasta menos energia.

Além disso, os componentes eletrônicos também são modernizados. Já na iluminação, é possível incluir lâmpadas de LED com sensores de movimento embutido, que por sua vez, apenas acendem quando os elevadores estão em funcionamento.

Todas essas mudanças influenciam diretamente na economia de energia e dos gastos. Especialistas afirmam que, com o acabamento para elevadores, é possível reduzir até 30% em relação aos modelos mais antigos.

Reduz paralisações por falhas

Quanto mais recente, menor será a necessidade de realizar reparos no elevador ou trocar peças. Isso, pois os equipamentos modernos possuem uma melhor performance e quebram bem menos.

Proporciona mais conforto aos usuários

Proporcionar uma boa experiência aos clientes, colaboradores e todos os visitantes é algo essencial e que também deve ser levado em consideração.

No entanto, ao contrário disso, uma das grandes reclamações dos usuários é o desconforto nos elevadores. Paradas irregulares, subidas e descidas bruscas, entre outros, prejudica a experiência e pode até causar danos físicos.

Por essa razão, com a modernização de elevadores, é possível ter mais segurança e conforto em todos os sentidos.

Aumenta a acessibilidade

A lei 10.098/2000, regulamentada pelo decreto federal 5.296/2004, estabelece que a construção proprietária pelo equipamento deve utilizar parâmetros mínimos para facilitar o acesso de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.

Já os elevadores mais antigos ainda não desfrutam de corrimãos, espelhos nas cabines, o que pode ser incluído no processo de modernização de elevadores para facilitar a movimentação dos usuários com deficiência.

Auxilia na venda de elevadores

A venda de elevadores modernos junto com a própria construção pode ser uma vantagem, uma vez que o processo acarreta na valorização do próprio imóvel.

O investimento ajudar a valorizar não o prédio como um todo, mas sim, também agrega valor em cada um dos departamentos e salas.

Por essa razão, se você pensa em optar pela venda de elevadores juntamente com o imóvel, a modernização pode ser um processo rentável e que gere mais retorno financeiro.

Como escolher uma empresa de elevadores para realizar a modernização?

É muito comum encontrar dúvidas sobre como escolher uma empresa de elevadores capacitadas para realizar a modernização nos equipamentos de forma eficiente.

Para que o processo de modernização de elevadores seja feito com sucesso, é essencial conhecer todos os detalhes sobre a empresa de elevadores. Busque todas as informações e realize uma pesquisa com todas as empresas no mercado.

Lembre-se de que a prestação de serviços de modernização de elevadores é dividida em regiões de atuação, por isso, analise também quais empresas realizam o reparo de elevador em sua região.

Compare preços, histórico de atuação de cada uma das empresas de elevadores selecionadas, e por fim, procure negociar diretamente com o prestador do serviço.

Desta forma, é possível ter mais tranquilidade em seu imóvel e ter equipamentos modernos, funcionais e atrativos!