Se você conhece o marketing digital, sempre ouve falar sobre SEO. Você sabia que essa técnica pode trazer muitas vantagens para o seu negócio?

Primeiramente, vale esclarecer o que significa SEO. O Search Engine Optimization (ou Otimização de Mecanismo de Busca) é um mix de técnicas e estratégias que podem fazer com que sua empresa apareça nos primeiros resultados da página do Google.

É fundamental esclarecer que não estamos falando de anunciar no Google, ou seja, aquelas propagandas que você está acostumado a ver e que tem um custo razoável.

Em termos práticos, o SEO é serve para otimizar o site da sua empresa a fim de trazer mais tráfego e oportunidades de transformar clientes potenciais em consumidores da sua marca.

O SEO também facilita o reconhecimento e posicionamento da marca e também o estreitamento de relacionamentos com seus clientes.

Para você usufruir dos sólidos benefícios das estratégias de SEO, é necessário contar com o trabalho de uma agência de marketing digital

As agências contam com profissionais habilitados e experiência em criar uma estratégia eficaz para que sua empresa apareça de maneira orgânica no Google, ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios.

Então, conheça 5 vantagens do SEO para seu negócio.

Aumentar a credibilidade da sua marca

Um dos principais benefícios do SEO é aumentar a credibilidade da sua empresa entre os consumidores. 

A classificação orgânica na primeira página do Google sinaliza ao consumidor que o mecanismo de busca confia no seu site.

Ao querer fazer uma compra, os usuários confiam nos mecanismos de pesquisa para filtrar os resultados e exibir as opções mais indicadas. O Google, assim como outros sites de pesquisa, entendem isso. 

Por isso, ferramentas  como o Google buscam por sinais nas páginas indexadas a eles e assim, classificam estes sites com o intuito de oferecer as melhores respostas aos usuários.

Esses sinais podem ser desde o conteúdo que você cria até a velocidade do seu site. Tudo isso pode demonstrar ao Google que seu site é seguro e confiável. 

As técnicas de SEO melhoram os sinais que seu site exibe ao Google, para que o mecanismo de pesquisa o classifique nas melhores posições da busca para os usuários potencialmente interessados no seu conteúdo.

Ajudar seu site chegar a diversos públicos-alvo

Um dos principais benefícios do SEO é que ele não apenas alcança o público em todas as fases do funil de compras, mas também se conecta a todos os tipos de público-alvo. 

Se, por exemplo, você tem uma empresa de contabilidade online, pode oferecer serviços tanto para pessoas jurídicas como físicas. A jornada pelo funil de compras de cada um desses públicos é diferente.

Possivelmente, a pessoa jurídica terá perguntas diferentes da pessoa física, quando se trata de declarações de imposto de renda, ou tributos a pagar. 

Com o SEO, é possível alcançar cada um desses públicos-alvo, segmentando palavras-chave específicas para cada intenção diferente de busca. 

O SEO pode orientá-lo a criar uma página no seu site que segmenta a palavra-chave “contabilidade para pequenas empresas” e outra página para a palavra-chave “como fazer declaração de IRPF”.

Direcionar tráfego de alta qualidade para o seu site

As técnicas de SEO também ajudam a obter tráfego de alta qualidade para o seu site. Diferentemente do marketing tradicional, o marketing digital oferece ferramentas altamente segmentadas. Em vez de pagar por um outdoor ou um anúncio de revista, você sabe que seu público verá seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Melhorar seu ROI de marketing

Se você investe em marketing digital, obviamente deseja obter o maior retorno sobre o investimento (ROI) possível. 

Ao contar com uma estratégia de SEO inteligente e competitiva, seu ROI em marketing pode ser bem melhor. Quando se seu site é bem posicionado no Google, há uma chance de de adquirir aproximadamente 15% de novos clientes potenciais. 

À primeira vista, esta cifra pode não parecer grande, mas quando você a compara com o marketing tradicional, que pode trazer em média apenas 2% de novos clientes potenciais, é possível ver que com o SEO você aumentar sua taxa de conversão de leads em até 13%.

Garantir resultados a longo prazo

Ao contrário de muitos esforços tradicionais de marketing, o SEO é uma estratégia contínua. Isso significa que sua empresa pode ver os benefícios do SEO anos depois de investir nele. Portanto, é essencial entender o SEO como um investimento a longo prazo.

Para melhorar seus rankings, permanecer competitivo perante às atualizações de algoritmos da pesquisa do Google, bem como mudanças de hábitos de pesquisa de usuários, é necessário manter o SEO como parte essencial das suas estratégias de marketing.

Este conteúdo foi produzido pela equipe da Control F5 Marketing