//Como garantir a segurança independente da ocasião com a grade de proteção

Como garantir a segurança independente da ocasião com a grade de proteção

A grade de proteção é um item essencial para as famílias e moradores que prezam pela maior segurança e qualidade de vida dentro de suas residências.

Especialmente quando os mesmos possuem crianças e animais de estimação, a grade de proteção deixa de ser um item para se tornar um acessório fundamental, pois ela impede o acontecimento de possíveis imprevistos, além de também de fazer com que qualquer área de risco seja evitada.

Dessa maneira, a grade proporciona uma série de benefícios, e entre eles está o conforto e tranquilidade para os responsáveis e também donos de empresas, uma vez que não é necessário se preocupar com possíveis imprevistos.

O designer de interiores, Adeilton Rodrigues, explica que o gradil de proteção ganhou forças em meados da década de 1980. “Em geral, as pessoas usam do jeito comum. Mas com um bom desenho arquitetônico e estilo do morador, as grades se tornam item decorativo, independente de onde esteja”, explica.

Ou seja, a grade de proteção não apenas é útil para proporcionar segurança até mesmo contra assaltos, como também é aliada a estética. Neste post, você verá:

  • Como escolher a grade de proteção ideal para o seu estabelecimento;
  • Qual o material utilizado para fabricação de uma grade de proteção;
  • Quais os locais mais indicados para a utilização da grade de proteção.

Saiba abaixo sobre todos os detalhes da grade de proteção e como é possível garantir a proteção por meio dela:

Como escolher a grade de proteção ideal

Para que a grade de proteção tenha um funcionamento adequado e supra todas as necessidades, independente da ocasião, é necessário que o modelo também seja o mais adequado.

Se a grade de proteção for utilizada para evitar a circulação de crianças e animais domésticos, por exemplo, é importante que o equipamento seja alto e que as hastes tenham um espaçamento adequado, pois isso evita que as mesmas ultrapassem.

Se o gradil de proteção for utilizado para portas, analise as medidas da porta e verifique o tamanho mais adequado do equipamento antes de comprá-lo.

Ou seja, verificar todas as medidas é essencial para que a grade de proteção tenha uma utilidade mais eficiente.

Além disso, outro fator a ser levado em consideração para escolher a grade de proteção é seu material. Vamos entender mais no próximo tópico:

Qual material é utilizado para a fabricação das grades de proteção?

Para a fabricação da grade ou gradil de proteção é fundamental a utilização de um material resistente. Isso, pois os danos também são minimizados, caso haja tentativas de arrombamento.

Segundo o arquiteto Avner Posner “os materiais mais comumente utilizados para a fabricação de grades são o ferro, alumínio e metalon”. Veja abaixo sobre cada um deles:

Grade de proteção de ferro

Em relação ao ferro, o material é o mais barato e proporciona resistência. No entanto, sua durabilidade não é alta, uma vez que este pode oxidar, além de ser mais pesado.

Grade de proteção alumínio

De acordo com algumas arquitetas da AHPG Arquitetura, o alumínio é um material leve, no entanto, possui um índice de preço mediano. Sua durabilidade é adequada e o mesmo não oxida, o que faz com que a grade de proteção alumínio seja mais resistente.

No entanto, a grade de proteção alumínio possui determinadas desvantagens, como a possibilidade de deformar ou amassar.

Grade de proteção de metalon

Já o arquiteto Thiago Papadopoli esclarece: “ o metalon é composto por tubos de aço com formato quadrado ou retangular, constituídos por ferro chumbado galvanizado, permitindo maior segurança e durabilidade, além de ser um material inoxidável”

Uma das maiores vantagens do gradil de proteção de metalon é que é o material pode ser pintado, o que até mesmo garante uma maior preservação do produto.

Grade de piso em fibra

Mais uma opção é a grade de piso em fibra. Por sua vez, ela é composta por pequenos fragmentos de vidro com resinas plásticas.

A grade de piso em fibra é utilizada para as empresas e construtoras que pretendem construir passarelas para a circulação de pedestres, veículos, máquinas pesadas, entre outros tipos de equipamentos.

Um dos maiores diferenciais da grade de piso em fibra é que o material permite um  tráfego seguro e com pisos ventilados.

Onde usar uma grade de proteção

Veja abaixo sobre os locais mais indicados para realizar a instalação da sua grade de proteção:

Grade de proteção para janela

No caso da grade de proteção para janela, é possível optar por grades fixas e móveis. Elas são maiormente utilizadas em residências, além de também ser considerado um item de decoração que proporciona segurança para os moradores que possuem crianças e animais de estimação.

A grade de proteção para janela também pode ser utilizada dentro de estabelecimentos comerciais, pois proporcionada o mesmo tipo de segurança aos mesmos.

Grade de proteção para cercar a residência

Outra opção de instalação do gradil de proteção é com o intuito de manter a própria residência mais segura, com a finalidade de impedir assaltos e arrombamentos.

Grades para muro

As grades para muro, quando utilizada no lugar do mesmo, garante maior segurança e ainda mantém a beleza da construção, proporcionando maior visibilidade, tanto no interior quanto no exterior.

As grades para muros também são adequadas para possibilitar uma maior segurança. Apesar dos muros tradicionais oferecem privacidade aos moradores, eles também dificultam a visibilidade do exterior da residência, favorecendo certas ações de criminosos.

Quais as vantagens de investir em uma grade de proteção?

Confira abaixo sobre as principais vantagens e benefícios de aderir a grade de proteção para seu imóvel:

  • Proporciona mais segurança para a construção;
  • É versátil e personalizada sob medida para o comprador;
  • Se encontra disponível em diversos modelos no mercado, se tornando um item prático de ser inserido em qualquer lugar;
  • Garante a preservação e segurança de crianças, adultos e animais de estimação;
  • Evita possíveis assaltos e arrombamentos;
  • Possuem, no geral, alta resistência e durabilidade;
  • Possui uma instalação fácil, rápida e sem sujeira.

Invista na grade de proteção

Ao longo do post, vimos que a grade de proteção é um dos principais itens para possibilitar mais segurança e qualidade de vida. Além de impedir possíveis transtornos, ela é versátil e pode ser comprada em diversos tamanhos.

Seus materiais de fabricação podem se diversificar em ferro, alumínio e metalon, além da grade de piso em fibra, que é utilizada para a construção de passarelas.

Por fim, as grades de proteção estão se tornando ainda mais populares e aliando-se ao bem-estar de todas as pessoas.