Quer ver o quanto o AntiSpam é benéfico? Imagine a seguinte situação: você abre sua caixa de entrada do e-mail da empresa e se depara com aquele tanto de e-mail não lido, dentre eles promoções de lojas, propaganda, e-mails com remetentes desconhecidos e por aí vai. E dentre isso tudo, você percebe que tem e-mails importantes, contendo contrato de clientes, notas fiscais, boletos. O que você faria?

Será preciso dedicar – para não dizer “perder” – uma fatia do seu tempo verificando quais e-mails podem ou não ser apagados, tomando todo o cuidado para não excluir aqueles e-mails importantes, não é mesmo?

Pois é, esse é o transtorno que os chamados SPAMs causam no dia-a-dia das empresas. Já que diversos funcionários perdem diariamente tempo que poderiam dedicar a outras tarefas essencialmente importantes, para “separar o joio do trigo” em suas caixas de e-mail.

Quando a empresa conta com uma solução eficaz de AntiSpam, isso deixa de acontecer, pois esses e-mails indesejados serão eliminados antes mesmo de chegarem na caixa de entrada do destinatário. Por isso, separamos para você 3 benefícios em ter AntiSpam Corporativo. Confira!

Você sabe o que é SPAM?

Antes de falar em benefícios do AntiSpam, é necessário entender melhor do que se trata o SPAM. Para exemplificar: e-mails contendo propaganda, notícias falsas, links maliciosos, vírus e que são enviados em quantidade massiva para contas de e-mails distintas todos os dias são considerados SPAM.

E o que todos têm em comum? São e-mails que o destinatário não solicitou o recebimento. Ou seja, quem os recebe não pediu por isso.

Nas empresas, quando os colaboradores não conseguem distinguir um e-mail malicioso e acabam por clicar nele ou em algum link ali contido, corre-se o risco do computador ser infectado ou até causar vulnerabilidade e/ou lentidão à rede corporativa.

Por isso, os SPAMs são tão perigosos, pois podem ser utilizados como canais para ataques cibernéticos, por exemplo. Agora sim, veja as vantagens de ter um AntiSpam Empresarial.

1. Controlar e-mails enviados/recebidos e gerir os acessos

Aqui falamos de um recurso que possibilita gerir de quais e-mails ou domínios os usuários receberão ou enviarão e-mails. Além disso, é possível criar listas com a finalidade de classificar os domínios como aqueles de recebimento desejável e indesejável. 

Assim, tais e-mails quando enviados por esses domínios previamente listados, serão filtrados e não chegarão até a caixa de entrada do destinatário. Já aqueles domínios e e-mails marcados como recebimento desejado, não serão barrados como SPAM e o destinatário os receberá normalmente.

Outra funcionalidade é a auditoria, onde é possível ter o controle dos e-mails enviados e recebidos pelos usuários da empresa. Sendo possível avaliar nível de qualidade no atendimento, detectar utilização inadequada do e-mail corporativo, seja para uso pessoal ou desvio de informação.  

2. Proteger os Dados

Outro ponto que merece sua atenção é quanto à segurança das informações na sua empresa. Uma vez que o AntiSpam vai vasculhar qualquer e-mail e anexo, realizando avaliações quanto aos padrões que foram definidos previamente, como por exemplo, assunto, remetente, tamanho dos arquivos, corpo do e-mail, assim por diante. Isto é, o objetivo é verificar e-mails suspeitos e caso haja, enviá-los para a quarentena.

Quando um e-mail entra em quarentena, ou seja, ele fica armazenado, isso permite ao usuário decidir se aquele e-mail é ou não SPAM, assim, com apenas cliques, liberá-lo caso o mesmo seja considerado um e-mail confiável.

3. Aumentar a Produtividade

Como dito lá no início do texto, perde-se muito tempo com a árdua tarefa de assinalar e excluir os e-mails indesejados. Ainda mais precisando redobrar a atenção para não delatar os importantes.

Além de afetar a produtividade, uma vez que lá se vai um tempo para fazer toda essa tarefa, corre-se o risco de clicar em algum conteúdo infectado por vírus e gerar problemas futuros, como já mencionamos.

Quando a empresa configura o AntiSpam, é possível que somente e-mails legítimos e seguros sejam recebidos na caixa de entrada dos usuários. Como também o fato de não mais receber SPAM contribuir para elevar a produtividade dos mesmos, uma vez que aquele tempo dedicado a deletar e-mails desnecessários, agora pode ser aplicado à outras tarefas.

Ao escolher o AntiSpam para sua empresa, verifique se são oferecidos os benefícios acima mencionados. Vale a pena ainda conferir se há funcionalidades como filtragem, alternativa de quarentena e se a interface do mesmo é amigável e intuitiva, o que facilita o monitoramento e controle pelos usuários.

Ter um AntiSpam pode fazer toda a diferença quando o assunto é o desempenho do seu negócio. Ainda mais quando pensamos em produtividade, economia e segurança da informação.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.