A gestão estratégica de uma indústria deve contemplar ações mantidas e revistas sempre que necessário para alcançar objetivos e metas. A manutenção, como um serviço fundamental para a rotina industrial não pode ser desconsiderada nestas ações.

Ela é de suma importância para a geração de lucros e a sobrevivência da indústria em um mercado competitivo.

Existem atualmente no mercado várias modalidades de manutenção e todas visam garantir que os equipamentos estejam em pleno funcionamento e que a produção não seja impactada por falhas e paradas de produção.

No entanto, alguns tipos de manutenção devem ser priorizados por representar a longo prazo um menor custo e menor risco de interrupção do planejamento de produção.

Manutenção corretiva

Imagine que tudo estava indo bem na sua indústria até o momento que acontece um grave problema na engrenagem que impossibilitou a continuidade da produção.

O gestor, aciona então o funcionário responsável pela manutenção do equipamento (o que é chamado de manutenção autônoma), mas dependendo da complexidade do incidente é necessário solicitar que um fornecedor faça a manutenção.

Considerando a urgência do serviço, provavelmente sua empresa irá pagar mais caro para solucionar o problema além de lidar com o prejuízo de ter a produção interrompida. Essa modalidade é a manutenção corretiva.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma alternativa aos reparos corretivos.

Este modelo prioriza ações para evitar o desgaste excessivo de equipamentos causado por mau funcionamento, falhas e quebras de equipamentos.

Neste tipo de manutenção, a maior disponibilidade e eficiência das máquinas é alcançada por meio de revisões e inspeções periódicas, programadas e contínua de todos os componentes da sua operação.

Manutenção preditiva

Essa metodologia oferece inúmeros benefícios. É baseada no monitoramento e inspeção de máquinas e equipamentos para avaliar seus indicadores de qualidade.

Na prática, a manutenção preditiva analisa as reais condições de desempenho dos equipamentos, medindo níveis de qualidade que podem variar de acordo com cada máquina. O indicador pode ser índice de disponibilidade, eficiência produtiva ou nível de vibração e temperatura.

Esse tipo de serviço reduz grandemente as falhas, defeitos e paralisações de máquinas e equipamentos industriais. Vantagens que, além de elevar a vida útil das máquinas em questão, eleva sua produtividade e reduz os gastos das indústrias.

Monitoramento de Ativos Industriais

Este serviço apresenta diversos benefícios para o desempenho produtivo da indústria. Por meio de sensores instalados em sistemas de acionamento, o profissional consegue monitorar toda a operação.

Com acesso aos relatórios, análises e estudos é possível identificar danos precoces e antecipar futuros problemas no processo industrial. Assim, as ações necessárias podem ser executadas antes que de fato, prejudiquem ou interrompam todo o trabalho.

Por meio desta metodologia, por exemplo, é possível captar o aumento de temperatura de um redutor de velocidade e logo agir para identificar qual fator provocou essa alteração no padrão do equipamento.

Gestão da manutenção

Considerando a importância da alocação de recursos de forma inteligente na manutenção, a gestão deste serviço assume papel fundamental para alcançar esse objetivo. 

A gestão da manutenção é entendido como o processo que supervisiona e monitora o funcionamento completo de máquinas, instalações, equipamentos e ferramentas. Sua implementação tem vários benefícios, dentre eles citamos:

Redução de custos com manutenção

Planejar a manutenção representa uma economia de recursos a longo prazo, pois recursos que seriam investidos recorrentemente em reparos emergenciais, podem ser realocados na aplicação estratégica em outras metodologias com melhores resultados.

Aumento da vida útil das máquinas

Ao ter seu funcionamento, necessidade de reparos, desempenho e tendência à falhas acompanhados de perto, as máquinas tendem a ter a vida útil maior quando comparado com máquinas submetidas à operação sem esses cuidados.

Economia para a indústria

Por permitir o emprego mais inteligente dos recursos destinados à manutenção, a indústria tem uma diminuição nos recursos para compra de novos equipamentos, peças e mão de obra, acompanhado pelo melhor desempenho das máquinas.

Importância da Manutenção

No momento de implementar um programa de gestão da manutenção, contar com mão de obra especializada é um fator determinante.

Conte com fornecedores e parceiros especializados para elevar o nível de desempenho das suas máquinas.

Um fornecedor experiente, um uma conversa com a equipe de manutenção da sua empresa irá apresentar alternativas que se encaixam às necessidades da sua linha de produção. 

Em determinadas situações um contrato de manutenções preventivas pode atender, o fornecimento de suprimentos e sobressalentes para manutenção é uma opção, mas em determinadas casos, o monitoramento de sistemas de acionamento por meio de sensores é o que irá trazer melhores resultados. 

Considerando o momento desafiador que atravessamos atualmente, investir em um programa de manutenção eficiente é uma atitude que trará benefícios para todos os departamentos da sua indústria.

Conteúdo produzido em parceria com a Acoplast Brasil, empresa que fabrica e comercializa produtos e soluções para transmissão mecânica há 25 anos.