//Como ter um home office mais produtivo?

Como ter um home office mais produtivo?

Você ou os colaboradores da sua empresa vão trabalhar em casa? Quem por muito tempo pensou que o home office era um modelo incompatível com a produtividade, estava enganado. É possível aumentar a produtividade mesmo trabalhando remotamente. Saiba como.

Mesmo antes da crise causada pelo novo coronavírus COVID-19, o home office vinha ganhando cada vez mais adeptos e entusiastas no Brasil. Os motivos são muitos, mas principalmente pela razão econômica. Para as empresas, é possível reduzir consideravelmente os gastos e melhorar processos como a comunicação, por exemplo.

Se para os empreendedores a palavra é “controle”, para os colaboradores o objetivo é disciplina.  Sabemos que o fato de estar trabalhando em casa, muda completamente a rotina, levando em conta a adaptação tanto dos processos quanto do profissional na execução das tarefas.

Se isso tudo é novidade para você ou se está perdido na gestão da sua empresa durante a implementação do trabalho remoto, não se preocupe! Neste artigo, vamos te dar dicas práticas de como deixar o home office mais produtivo. Continue a leitura e fique por dentro.

O home office na prática

Na prática, o home office envolve algumas adaptações. Algumas, trazem ótimos benefícios tanto para os colaboradores quanto para o empregador. Por exemplo, para os funcionários, a modalidade também significa economia com gasolina, estacionamento ou até roupas.

Isso, sem mencionar a melhora na qualidade de vida, considerando o fato de que o profissional não perderá tanto tempo no trânsito até a empresa e poderá cuidar melhor de sua rotina.

Já para o empregador, é possível reduzir custos operacionais, como aluguel de espaço físico, transporte, água, luz, internet, e também aproveitar para formalizar processos e atividades que antes não eram bem definidas. Explicaremos isso no decorrer do texto.

Apesar de tantas vantagens, o home office ainda é vítima de preconceitos e resistência por parte de quem não consegue entregar mais produtividade através desse regime de trabalho. Veja algumas ações que podem fazer seu trabalho e o de sua equipe ser ainda mais produtivo e eficiente durante o home office.

Formalização dos processos

Como mencionamos acima, quando uma empresa adere ao trabalho remoto, para que as equipes de trabalho continuem produtivas, é preciso que elas sejam muito bem gerenciadas e coordenadas. Para isso acontecer de maneira eficiente é importante formalizar os processos e atividades envolvidas no negócio.

Quando as tarefas são padronizadas e organizadas pela empresa, fica mais fácil orientar, auxiliar e avaliar o trabalho dos colaboradores.

É claro que é muito importante que as equipes desenvolvam habilidades de auto gerenciamento, mas deixar que tudo aconteça sem pré estabelecer como os processos serão executados é um risco.

Mantenha uma rotina organizada

O home office permite naturalmente que você seja mais flexível no dia a dia. Para que essa flexibilidade não atrapalhe e você permaneça focado em suas tarefas, é importante organizar toda a sua rotina, estabelecendo um momento para iniciar, encerrar, almoçar, para que você tenha tempo exclusivo para as ações da empresa.

Uma boa organização do seu trabalho será imprescindível para garantir eficiência e produtividade. Sem disciplina, é mais fácil se render a distrações e ter interrupções que podem ocorrer durante o trabalho, seja com pausas para conferir a programação da TV ou para bater papo com alguém, caso não more sozinho.

Comunique-se bem

A comunicação é e sempre foi um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma equipe ou empresa, independente do segmento em que ela esteja. Durante o home office, a necessidade de comunicar-se bem é ainda maior. 

Com o distanciamento físico, é importante garantir meios de se comunicar e de se integrar à outros profissionais e equipes. Encurtando esse espaço, mesmo que virtualmente, ficará mais fácil dar mais qualidade e velocidade no desenvolvimento dos projetos e serviços. Afinal, os membros de uma equipe se completam.

Não podemos deixar de lembrar que manter os relacionamentos faz bem para qualquer um. Quando os colaboradores envolvidos no home office estão comprometidos com a estratégia de comunicação proposta pelos líderes, acontece uma melhora tanto na qualidade de vida quando nas conexões feitas na empresa.

Atualmente, existem soluções digitais eficientes para otimizar essa comunicação Dessa forma, os gestores podem dar orientações, tirar dúvidas, acompanhar o andamento de projetos e alimentar a união do time. Investir nisso será essencial para a produtividade da organização.

Cuide do seu ambiente de trabalho

Não é só porque está trabalhando em casa que o cuidado com o espaço físico não é mais necessário. Um dos benefícios do home office é justamente poder organizar o seu próprio ambiente de trabalho, deixando-o tranquilo e confortável para contribuir para sua performance.

Antes de colocar a mão na massa, é recomendado ver, por exemplo, se você possui uma boa conexão de internet, assim como o funcionamento regular de computadores e outros dispositivos necessários.

Se for preciso, faça um upgrade da conexão da internet, assim como do telefone, e garanta uma boa manutenção nos componentes eletrônicos que for utilizar. Além disso, dê prioridade a um local mais reservado, em que você terá privacidade e ficará livre de distrações.

Trabalhe com a ferramenta correta

Um dos maiores desafios entre as empresas e profissionais que utilizam o home office como modelo de trabalho, é escolher as ferramentas e soluções tecnológicas corretas para terem apoio na gestão do trabalho.

Nesse caso, dê prioridade a soluções digitais que viabilizem a gestão de equipes e tarefas de maneira integrada, com recursos para troca de mensagens, videoconferências, ambiente virtual para reuniões, troca de arquivos entre outras funcionalidades que são excelentes tanto para aumentar a produtividade do trabalho quanto para gerenciar os processos.

Agora que entendeu um pouco mais a respeito do home office, saiba como usar a tecnologia para implementar este regime de trabalho de maneira eficiente.