Independente do nicho de mercado ou tipo de cliente, entre consumidor final ou empresas, o atendimento ao cliente sempre será um dos pilares para seu sucesso.

Especialmente na Indústria, onde negociações podem levar mais tempo e ser mais complexas, é importante oferecer canais de atendimento modernos e capazes de suportar o relacionamento com clientes da melhor forma possível.

É exatamente por isso que, neste conteúdo, vamos falar sobre os principais motivos para oferecer um chat online para indústrias, assim como de quais formas essa ferramenta pode impactar seus resultados e ajudá-lo a gerar mais oportunidades de negócios.

O que é um chat online?

Essencialmente, o chat online é um canal de comunicação e atendimento ao cliente que possibilita a interação em tempo real entre consumidores e representantes de sua equipe de atendimento e vendas.

Instalar um chat online para indústrias é realmente simples e, com ele, visitantes poderão identificar o widget e janela do chat para conversar com a sua equipe.

Ferramentas profissionais de chat online oferecem diversos recursos projetados para ajudá-lo a elevar a qualidade do atendimento ao cliente ao máximo, como por exemplo:

  • Convites proativos;
  • Respostas gravadas ou automáticas;
  • Formulários para coleta de dados;
  • Integração com sistemas de ERP, CRM, E-mail Marketing, etc;
  • Integração com demais canais de atendimento;
  • Tradutor automático

É através de recursos como estes que o chat online se destaca dos demais canais de atendimento disponíveis no ambiente digital, como o telefone, e-mail, redes sociais, SMS, etc.

5 razões para oferecer um chat online para indústrias

Agora que já cobrimos as funcionalidades básicas de um chat online, podemos apresentar o porquê realmente vale a pena instalar um no websites de sua própria indústria.

Melhorar o tempo de resposta

A velocidade do atendimento é, sem dúvidas, um dos maiores pontos de destaque do chat online. Inclusive, de acordo com múltiplas estatísticas, este é o fator que faz com que o chat online alcance o melhor índice de satisfação entre os consumidores quando comparado aos demais canais.

Isso porque ferramentas profissionais são equipadas com recursos como respostas gravadas, respostas automáticas, atalhos, chatbots, botões pré-chat e até mesmo a possibilidade de ler o que o visitante está escrevendo antes do texto ser enviado.

Tudo isso impacta significativamente o tempo de resposta, que nada mais é que uma métrica usada para medir o intervalo entre a primeira mensagem enviada pelo cliente e a primeira resposta de sua equipe.

Possibilidade de abordar proativamente

Os convites proativos são mensagens customizáveis, enviadas automaticamente sempre que certas condições ou “gatilhos” pré configurados são acionados pelos visitantes, como por exemplo quando um visitante acessar suas páginas de produtos.

Quando acionado, uma mensagem é enviada em forma de pop-up da janela do chat diretamente ao visitante, que poderá perceber imediatamente que há uma equipe disponível para auxiliá-los durante sua jornada.

O grande diferencial aqui é que você não precisa aguardar passivamente até que clientes entrem em contato com seu negócio através dos canais de atendimento informados em seu website.

Ao invés disso, você mesmo pode iniciar conversas com seus visitantes e colocar-se à disposição para atendê-los, quebrando barreiras impostas pelo ambiente digital.

Integração com serviços e automação de processos

Através da integração de uma ferramenta de chat à outras soluções que você já usa em sua indústria, como sistemas de ERP, CRM ou mesmo plataformas de e-mail marketing, você poderá economizar tempo de sua equipe ao automatizar processos, como por exemplo o cadastro e segmentação de leads a partir dos dados recolhidos nas sessões de atendimento.

Dessa forma, sua equipe poderá realmente focar no que importa: oferecer um atendimento ao cliente de qualidade, deixando o trabalho de registrar informações dos clientes para a ferramenta de chat online para indústrias.

Informações como: nome, e-mail, telefone, endereço, preferências e outros dados dos consumidores podem ser enviados diretamente a partir de seus formulários de coleta de dados ou sessões de chat para o seu banco de dados.

Tudo isso também te ajuda a segmentar sua base de leads. Otimize o desempenho de campanhas de marketing digital ao considerar as preferências e perfis dos consumidores de acordo com os dados apresentados no chat.

Centralização de atendimentos e integração de canais

Oferecer um chat online para indústrias realmente pode fazer toda a diferença, mas isso não significa que você deve abandonar os demais canais de atendimento.

Ao invés disso, integre-os através de ferramentas profissionais para que possa oferecer uma experiência de atendimento omnichannel aos seus consumidores – com canais integrados e informações centralizadas em uma única solução.

Dessa forma, ficará fácil responder a chamados vindo de diferentes canais, como e-mail, telefone, chat online, redes sociais e rastrear históricos de atendimento sem a necessidade de alternar entre aplicativos ou sistemas.

Fortalecer o relacionamento com clientes

Sabemos que negociações na indústria podem ser mais burocráticas e potencialmente levam mais tempo e não poderíamos deixar de mencionar como acompanhar seus consumidores de perto desde o início da jornada do cliente faz toda a diferença.

Apresente seus produtos, diferenciais, agende contatos e humanize a experiência de compra digital através de seu website ao ser capaz de conversar com visitantes em tempo real, diretamente de dentro de sua página.

Não deixe que clientes saiam com dúvidas, compartilhe links, arquivos, documentos, contratos e outros materiais diretamente pelo chat para fazer com que negociações possam fluir melhor e não dependa do retorno por e-mail de seus clientes

Ao enviar este tipo de documento durante a sessão de atendimento, você poderá cobrar respostas mais rapidamente diretamente através do chat.

Tudo isso faz toda a diferença na experiência do consumidor e te ajuda a fidelizar clientes – o principal resultado de um atendimento de altíssima qualidade.

Está na hora de oferecer um chat online para indústrias

Avalie os benefícios apresentados e considere instalar uma solução de chat no website de sua própria indústria. Esse tipo de ferramenta serve para modernizar o seu atendimento, assim como melhorar sua qualidade e diminuir a distância entre clientes e sua equipe de atendimento e vendas.

Agora cabe a avaliar os melhores chats online disponíveis no mercado e identificar qual deles melhor atende as especificidades e necessidades de sua empresa.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e boas vendas!

Este artigo foi escrito por Rafael Garcia, Gerente de Conteúdo da JivoChat.