Pensou em começar o seu e-commerce? Neste artigo mostraremos os motivos para ter um, como começar a sua loja online no WordPress e os plugins que te ajudarão nesta nova jornada. 

Pode parecer que isso vai ser um processo demorado e que talvez não valha a pena iniciar, mas mostraremos que se engana quem pensa desta forma. As lojas virtuais estão chegando com tudo e conquistando seu espaço no mercado. 

As pessoas têm se sentido cada vez mais à vontade e seguras para comprar online. E você deveria aproveitar essa onda!

Uma das plataformas que pode te ajudar a conquistar esse tão esperado sonho é o WordPress. Nele têm várias ferramentas e plugins que te ajudarão a criar sua própria loja online.

Continue lendo que te explicaremos tudo! Vem com a gente.

Alta do e-commerce no Brasil

Antes de começar a investir em um setor, precisamos estudá-lo. E dados recentes mostram que a expectativa de vendas para o e-commerce no Brasil em 2021, é de um crescimento de 26%. Atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, segundo a consultoria Ebit|Nielsen.

E não para por aí, um levantamento realizado pela Worldpay from FIS, projetou um crescimento no comércio eletrônico de 55,5% até 2024!

Ou seja, sabemos que até lá, esse é um mercado muito promissor.

E dentre todas essas vendas, as categorias que mais se destacaram em 2020, foi a de refeição com 49%, roupas com 43%, alimentos com 42%, eletrônicos com 33% e remédios com 30%. De acordo com o panorama feito pela Mobile Time.

Se é um setor em crescimento, porque não fazer parte desses números?

Motivos para ter um E-commerce 

Como você viu acima, o e-commerce é um mercado em expansão. 

Os custos para manter uma loja virtual é bem menor. Levando em consideração que você não precisará de um estabelecimento físico e que o custo com funcionários também será reduzido. 

Uma loja virtual fica 24 horas no ar. E você ainda pode captar clientes de qualquer lugar do mundo. Enquanto isso, uma loja física consegue apenas os clientes que passam por aquela rua. 

Com uma divulgação bem feita pelo Google e pelas redes sociais, você consegue captar milhares de clientes, sem se limitar a um único local.

Os benefícios dos pontos técnicos também têm que ser levados em consideração. Por exemplo: a implantação de uma loja online é muito mais rápida e prática do que a de uma loja física. 

E o monitoramento que é feito, ajuda a coletar dados que serão úteis para entender o seu público e do que ele gosta. 

Dessa forma, você pode otimizar o seu serviço conforme for avaliando as estatísticas que são feitas. E assim, atrair um público maior, mais qualificado e consequentemente, vender mais!

Como criar um e-commerce no WordPress?

É possível que você mesmo crie um e-commerce no WordPress, principalmente se já tiver um conhecimento prévio de sites e blogs. 

Segundo um estudo realizado pela W3Techs, mais de 30% de todos os sites na internet são gerenciados pela plataforma do WordPress, o que o torna o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais popular do mundo

Por ser uma plataforma simples, muitos usuários optam por ela na hora de desenvolver um site. E por ser uma plataforma popular, fica mais fácil encontrar mão de obra especializada para criação e manutenção do seu site.

Domínio e Hospedagem 

Você vai precisar de um domínio (sualoja.com.br). Recomendamos que registre seu domínio no site registro.br, que é a entidade responsável no Brasil. No entanto, muitas hospedagens oferecem o registro gratuito do domínio em seus pacotes.

Além do domínio, você vai precisar de um servidor. É aí que entra a hospedagem. Ela deixará seu site e e-mails no ar, guardará seus dados e fornecerá tudo que você precisa para ter sua loja virtual funcionando direitinho. 

Para entender melhor sobre domínio e hospedagem, você pode conferir este artigo. 

Plugins para E-Commerce no WordPress 2021

Depois de ter contratado o seu domínio e hospedagem. Você vai precisar de um plugin para complementar. 

Apesar do WordPress ser uma plataforma bem completa, no caso de lojas virtuais é preciso instalar alguns plugins –  extensões – para que o site tenha todas as funcionalidades de uma loja online. 

Estes são alguns dos principais plugins que podem ser utilizados nessas situações:

  1. WooCommerce 

O WooCommerce se tornou um dos plugins mais essenciais para quem busca criar sua própria loja online. Ele oferece o pacote completo, tanto para pequenas empresas, quanto para aquelas que já atingiram um patamar maior em suas vendas online. 

Este plugin possibilita uma personalização para os e-commerces, com temas, integração com meios de pagamentos e fretes. Tem integração com o Mailchimp, Facebook e Google Analytics. 

Por ser extremamente flexível em suas funcionalidades, o WooCommerce é considerado o plugin favorito de E-commerce do WordPress.

  1. Ecwid Ecommerce Shopping Cart

Outra opção para você, além do WooCommerce é o Ecwid Ecommerce Shopping Cart. Esse plugin tem muitas funcionalidades que podem te ajudar a criar sua loja online, inclusive na criação de lojas de Facebook, Instagram e aplicativos simples. 

Alguns desses recursos são para o pacote Premium. Mas o aplicativo também oferece serviços gratuitos como o processamento de pagamentos, descontos e gerenciamento de envios. 

Então, se você não se adaptar ao WooCommerce, saiba que o Ecwid Ecommerce Shopping Cart pode servir para você. Ele inclui vendas de produtos físicos e digitais, carrinhos para os clientes, entre muitas outras ferramentas.

 

  1. WC Vendors Marketplace 

Este outro plugin já é pensado para quem está querendo abrir seu próprio marketplace no WordPress. Isso mesmo, o WC Vendors Markeplace permite que você crie seu marketplace. Dessa forma os vendedores expõem seus produtos e você recebe uma parte das vendas. 

Com isso, você poupa os vendedores de criarem suas próprias lojas, eles podem utilizar do seu markeplace para vender e coletar o pagamento. 

Este plugin é recomendado para empresas ou para você que tem uma carteira de clientes e sabe que consegue atraí-los para a sua plataforma. 

Existem outros plugins que podem complementar sua loja virtual em WordPress.

Conclusão 

Como você mesmo avaliou durante a leitura desse texto, há muitos benefícios em ter uma loja virtual. 

Claro que isso demanda tempo e paciência para entender todo o processo, mas ainda assim, é muito mais simples do que investir em uma loja física e acabar se decepcionando.

Porém, como a plataforma do WordPress é muito utilizada e conhecida, todo o trabalho nela pode ser facilitado com as dezenas de tutoriais que tem pela internet. E também pelas empresas que são especialistas no assunto. 

Com isso, você pode fazer tudo sozinho, ou contratar um profissional para resolver para você.

Então não fique para trás e traga sua loja para o online!

E caso houver alguma dúvida, deixe seu comentário.

 

Texto Escrito por Renata Heining, Redatora da agência Lamattina Marketing Digital

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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