//O verdadeiro significado da indústria 4.0

O verdadeiro significado da indústria 4.0

Já é fato que atualmente o trabalho humano tem sido substituído cada vez mais pelas máquinas, toda essa mudança que está acontecendo é parte das transformações da digitais e tecnologias que vem junto com o surgimento da indústria 4.0.

A Indústria 4.0 é um termo usado para designar, as inovações tecnológicas no ramo industrial, o conceito engloba algumas tecnologias para automação, troca de dados, internet das coisas, entre outros.

Essa nova forma de atuação nas indústrias, tem como principais objetivos o desenvolvimento tecnológico, automatização dos processos, diminuição no tempo de resolução dos problemas, além de  permitir que os robôs e as máquinas desempenhem funções estratégicas nos negócios.

Em resumo, podemos afirmar que essa é a continuação do aperfeiçoamento das máquinas, que começou na primeira Revolução Industrial e nunca mais parou. O que a Indústria 4.0 nos mostra, não é apenas uma modernização estrutural dos meios de produção, mas uma mudança de padrão na maneira como é planejado e executado o desenvolvimento de produtos.

A proposta central é conectar máquinas, sistemas e ativos em redes inteligentes capazes de controlar toda a cadeia de produção de maneira autônoma. Neste artigo, vamos mostrar como se iniciou essa nova fase e o verdadeiro conceito por trás do significado da indústria 4.0. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

Indústria 4.0

Também conhecida como a quarta Revolução Industrial, a expressão é recente e foi usada pela primeira vez em 2011 pelo governo alemão, na Feira de Hannover, principal evento do mundo para a tecnologia industrial.

Tratava-se de um projeto de estratégias elaborado pelo governo alemão com foco em soluções tecnológicas.

Podemos entender a indústria 4.0 como um nova forma de produção desenvolvido nas empresas, utilizando redes inteligentes criadas através de máquinas, sistemas e ativos conectados, capazes de comandar a produção de maneira autônoma.

A quarta Revolução Industrial, hoje é o que impulsiona uma série de avanços no processos produtivos, trazendo um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia, elevando o ideal de automatização.

Em razão da sua relação com tecnologias como, big data, data science, inteligência artificial, IoT e machine learning. A indústria 4.0 efetiva um fenômeno bastante amplo dentro das organizações.

Mudando totalmente a maneira como máquinas se comunicam e utilizam as informações para otimizar o processo de produção, tornando-o mais econômico, ágil e autônomo.

A indústria 4.0 já é uma realidade e a tendência é que isso aumente consideravelmente nos próximos anos, se trata de um processo inevitável, as máquinas serão cada vez mais inteligentes e os processos de produção continuarão passando por constantes mudanças.

Por este motivo, é preciso se antecipar aos desafios que a nova realidade vai trazer, adaptar-se às novas realidades tecnológicas e pensar em maneiras de potencializar essas mudanças no seu negócio.

Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário