Impulsionada pela recuperação da economia, a confiança do setor industrial voltou a subir em julho, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  A entidade divulgou no inicio dessa semana, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) que alcançou 62 pontos no mês, com alta de 0,3 ponto em relação a junho.

Essa é a terceira alta seguida do indicador, que acumula elevação de 8,3 pontos nos últimos três meses e está no maior nível em 11 anos para meses de julho. O índice distanciou-se da média histórica de 53,9 pontos.

Na avaliação da CNI, o aumento consistente do índice mostra que a confiança na economia está mais disseminada no setor industrial. A melhora é sentida tanto em relação ao momento atual como nas expectativas para os próximos seis meses.

O ICEI varia de 0 a 100 pontos, indicando confiança acima de 50 pontos e falta de confiança abaixo desse valor. O índice é composto por dois indicadores: condições atuais e expectativas.

A CNI ouviu 1.316 empresas entre 1º e 7 de julho. Desse total, 498 são de pequeno porte, 500 de médio porte e 318 de grande porte.

Índice de Confiança do Empresário Industrial 

O ICEI, como um indicador antecedente do desempenho industrial, tem como objetivo identificar as mudanças de tendência da produção. A coleta das informações necessárias para a construção do ICEI é realizada por meio das Sondagens Industrial e Indústria da Construção. 

São disponibilizados índices de confiança para os três portes de empresa pequeno, médio e grande), para as cinco regiões geográficas do país e para os diversos setores das indústrias extrativa, de transformação e da construção.


Veja também:


 

Iniciado com a Sondagem Industrial em 1998, o ICEI começou a ser divulgado em 1999. Atualmente as estatísticas que compõem o ICEI são coletadas por meio dos questionários da Sondagem Industrial e Sondagem Indústria da Construção. 

São divulgados indicadores por segmentos e setores industriais, por porte de empresa e por região geográfica do Brasil. Resultados estaduais são divulgados pelas respectivas Federações de Indústria. O ICEI é divulgado na forma de indicador de difusão que varia de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes.

Você também pode ver a versão na integra do ICEI de julho clicando aqui.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados