//6 coisas que impedem a fidelização de clientes

6 coisas que impedem a fidelização de clientes

Fidelizar clientes para vender mais é essencial para qualquer negócio. E não há como negar que a competitividade está cada vez mais acirrada, logo, uma marca que possui mais clientes fiéis tende a se destacar.

Com o avanço tecnológico, muitas empresas podem usar a tecnologia a seu favor para garantir a satisfação dos seus clientes. Na atualidade, o comportamento de compra do consumidor mudou, por isso buscam serviços e produtos por meio da internet. O acesso está cada vez mais amplo e não limita mais as classes sociais. No Brasil, já são 116 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo o IBGE.

A satisfação do consumidor pode ocasionar a fidelização, o que promove o aumento de vendas e, consequentemente, a lucratividade do negócio. Além disso, permite deixar a marca ainda mais competitiva.

Apesar do uso de ferramentas tecnológicas para promover a praticidade nas empresas, existem negócios que ainda cometem erros que impedem a fidelização de clientes. Desse modo, não alcança os resultados almejados nem a visibilidade da marca. 

Se ficou interessado e quer saber o que impede tornar os consumidores fiéis, continue a leitura! Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

A importância de investir na fidelização de clientes

Os clientes são a chave de sucesso de qualquer negócio. Afinal, são eles quem consomem produtos e serviços, bem como realizam indicações para amigos e familiares e, consequentemente, influenciam no aumento das vendas.

Um consumidor fiel tende a comprar mais vezes com a mesma marca que atendeu suas necessidades, sem pensar duas vezes antes de buscar um produto e tomar a decisão de compra.

Além disso, o mercado está cada vez mais competitivo, e quanto maior o número de consumidores fiéis à marca, maior chance a empresa tem para se destacar devido às vantagens e benefícios que o cliente fidelizado promove. Dentre eles podemos citar os seguintes: 

  • Feedbacks positivos e valiosos;
  • Cliente fiel divulga e se torna defensor da marca;
  • Diminui o ciclo de vendas (negociação);
  • Aumenta o faturamento e a lucratividade;
  • Maior competitividade;
  • Entre outros benefícios.

Ao considerar as vantagens e benefícios que a fidelidade dos clientes oferecem para as empresas, é de suma importância evitar erros que impedem que isso aconteça. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e confira 6 coisas que impactam na decisão do comprador de se tornar fiel e defensor da marca.

6 coisas que impedem a fidelização de clientes nas empresas

Seja por meio do ambiente físico ou online, fidelizar clientes é primordial para alcançar o sucesso no mercado, bem como se destacar dos concorrentes. Alguns pontos importantes que devem ser considerados para tornar o público-alvo fiel são diversos fatores. Abaixo, listamos alguns deles. Confira!

1. Mau atendimento

É quase impossível falar sobre fidelizar clientes sem ressaltar a importância do bom atendimento. Uma vez que a empresa descarta esse fator para promover não só a satisfação do público-alvo, mas também para conquistar e encantar o potencial cliente, tende a perdê-los para a concorrência.

O mau atendimento, portanto, é um dos erros mais comuns e que impede tornar um consumidor defensor da marca, seja no pré ou pós-venda. Isso inclui o tempo de resposta, informações claras e objetivas, qualidade do atendimento em geral e assim sucessivamente. 

Uma equipe de alta performance é de suma importância para garantir um atendimento de qualidade, pois obtém a capacidade de usufruir de ferramentas tecnológicas da melhor forma para atender o público com agilidade e eficiência.

2. Ignorar feedbacks

De nada adianta buscar aplicar inovação no ramo industrial, ou qualquer outro segmento, se a empresa não considera o feedback do cliente como um fator positivo. Até porque os retornos dos usuários que já tiveram uma percepção e experiência com a marca, podem agregar – e muito! – para o gestor definir e corrigir erros, além de buscar novas estratégias para promover a satisfação do público-alvo.

Toda crítica, sugestão e opinião do consumidor que já teve a experiência com a marca, tem o livre arbítrio para registar as informações e influenciar outros usuários a comprar, ou não, os serviços e produtos de determinada empresa. Por isso é crucial evitar erros e promover uma experiência positiva para o público. Caso o feedback seja negativo, lembre-se que isso não deve ser ignorado.

Buscar soluções que possam reverter a situação que ofereceu com um cliente, por exemplo, é a principal maneira de garantir melhores resultados no empreendimento e, consequentemente, fidelizar a nova clientela.


Veja também:


 

3. Dificultar a comunicação com o cliente

Um mau atendimento não está relacionado apenas com o tempo de resposta ou retornos sem objetividade. Outro fator que também impede a fidelização de clientes é dificultar a comunicação com o público.

Aliás, o que é dificultar a comunicação com o cliente?

Em suma, se um potencial cliente acessar uma plataforma na internet a fim de adquirir um novo produto para sua empresa, por exemplo, e deseja sanar dúvidas online para agilizar o tempo de resposta e na decisão de compra, mas não encontra chat ou telefone para contato, certamente irá rejeitar a página. Ou seja, encontrará dificuldades para entrar em contato com a empresa e buscar a concorrência.

Nesse sentido, dificilmente um consumidor se tornaria fiel e defensor da marca tendo em vista que a companhia não está disponível em diferentes meios de comunicação.

4. Prazos

Não cumprir prazos pode influenciar na experiência dos clientes, e desse modo impactar na decisão de voltar a comprar com mais frequência na empresa. Basicamente, impacta na confiança do consumidor, além de impactar na reputação da empresa.

Não cumprir os prazos estabelecidos é determinante na experiência do usuário, que certamente ficará insatisfeito com a promessa não cumprida. Embora imprevistos aconteçam, é muito importante ter uma equipe qualificada e transparente com os consumidores para evitar a insatisfação e que saiba lidar com a situação.

5. Não investir em conteúdos relevantes

Acredite: conteúdos são fundamentais para influenciar no aumento do número de clientes fiéis. Uma vez que a marca aposta em conteúdos relevantes e que promova a interação com o público, seja nas redes sociais ou blog, por exemplo, maiores serão as chances de fazer com que esse público acesse seus conteúdos, indique para outras pessoas e se torne defensor da marca. 

Assim, permite atrair mais clientes, potencializa as vendas, melhorar os resultados, se destacar da concorrência e, além de tudo, bater a meta de vendas. Não investir em conteúdos relevantes afasta o público, inclusive diminui o tráfego da página, afinal, é preciso ter conteúdo para despertar o interesse do público-alvo.

6. Falta de interações nas redes sociais

Por fim, é fundamental ter presença digital e interagir com o público. Um comentário em posts relevantes pode atrair o consumidor e incentivar na decisão de compra, além de torná-lo fiel. A partir disso é possível conquistar excelentes resultados, basta saber aproveitar as ferramentas e, claro, com criatividade!

Como fidelizar clientes?

Há quem se pergunte: o que fideliza clientes? Se engana quem pensa que basta apenas criar um programa de fidelidade e oferecer produtos de qualidade com o preço acessível. Embora sejam importantes, isso não é o suficiente!

Pode parecer uma pergunta simples, mas é importante saber que há muitos fatores que podem tornar os clientes fiéis. Não será apenas um produto ou atendimento de qualidade que fará o usuário voltar mais vezes à sua empresa, muito menos o preço baixo.

Dito isso, para realizar o processo de fidelização de clientes é preciso, antes de tudo, promover a experiência positiva com o público. Isso inclui informações relevantes nas redes sociais e sites, facilidade para contato, uma equipe de alta performance para atender o cliente com eficiência e no menor tempo de resposta. 

Com o atendimento de qualidade, além de cumprir o prazo de entrega, prestar um pós-venda eficiente, entre outros fatores, podem promover a satisfação dos consumidores, e então, torná-los fiéis!

Conclusão

Fidelizar clientes é ter a possibilidade de se destacar no mercado, construindo relacionamento com os consumidores, além de promover o aumento de faturamento e lucratividade, o que permite novos investimentos, como em inovações no mercado para manter a marca ativa. Isso é excelente!

No entanto, há muitos fatores que impedem o consumidor de se tornar defensor da marca, mas que podem ser evitados em qualquer negócio. 

Ao analisar alguns erros e considerar a importância de receber feedback para o negócio alavancar, há maior probabilidade de investir em novas estratégias a fim de atrair o público, atender suas necessidades, vender, promover a satisfação e então, fidelizá-los. 

Portanto, é primordial ter uma equipe qualificada para oferecer uma experiência positiva no pré e pós-venda, além de um time com a capacidade de interagir com o público nas redes sociais e divulgar conteúdos relevantes para conquistar os usuários. Ao unir todos esses fatores e aplicar melhorias, aumentará a probabilidade de ter mais clientes fidelizados e maximizar os resultados da marca.

By |2021-10-06T15:07:06-03:006 de outubro de 2021 |Dicas|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

2 Comments

  1. Vinicius 10 de outubro de 2021 at 09:21 - Reply

    Exelente artigo, acredito que o feedback é um dos pontos principais nesse processo de fidelização.

    • Solucoes Industriais 11 de outubro de 2021 at 15:55 - Reply

      Oi, Vinicius! Obrigado pelo comentário, ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo 🙂

Leave A Comment

Segurança Digital Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio Experiência do cliente e o impacto nas vendas