Elevador de carga é um equipamento destinado ao transporte de matérias primas, produtos industriais e carga e descarga de mercadorias em geral, sua aplicação é útil em todas as empresas da cadeia produtiva sejam fabricantes, distribuidores ou empresas do setor de movimentação e entrega de cargas.

O elevador de carga é um maquinário robusto capaz de transportar toneladas de produtos. Por isso, ele é um maquinário muito usado por indústrias para a locomoção tanto de equipamentos como para outros tipos de materiais. 

Além de ser muito aplicado no setor industrial, o elevador de carga também é continuamente usado pela construção civil para o descarregamento de materiais construtivos. 

Por este motivo, no conteúdo de hoje, vamos mostrar as principais vantagens da utilização de um elevador de carga e também todas as suas aplicações. Se interessou? Então acompanhe a leitura até o final. 

Vantagens de um elevador de carga

Além de facilitar a movimentação cotidiana de matérias-primas e materiais em geral, 0 elevador de carga garante mais agilidade nos processos, segurança aos trabalhadores e, consequentemente, mais competitividade para o negócio como um todo. 

No entanto, antes de adquirir esse equipamento é preciso ficar atento às suas principais características e peculiaridades, como forma de determinar o melhor modelo para as suas operações. Confira abaixo algumas das principais vantagens. 

Mais segurança aos operadores 

Com uso do elevador de carga, evita-se que os trabalhadores tenham que levar os equipamentos e instrumentos até o local. Além disso, otimiza o tempo de operações já que todos os itens necessários são transportados em uma única vez.

Redução de gastos

Com o avanço da tecnologia, os elevadores de carga cada vez mais são eficazes quando o assunto é economia de energia elétrica, sendo, portanto, equipamentos de alto custo-benefício.

Com a aplicação de elevadores é diminuída a exigência de carrinhos de transporte, que levam um menor carga e por isso, são comprados em larga quantidade, aumentando os custos.


Veja também:


Versatilidade

Os elevadores de carga podem ser usados para a locomoção de diferentes tipos de produtos, desde os pesados até os menos robustos, como uma mangueira de incêndio, por exemplo.

Além disso, os elevadores são silenciosos, e por esta razão, auxilia a manter os locais mais confortáveis para os trabalhadores, pois evitam o excesso de barulho.

A sua fácil operação, também é um dos destaques, com comandos intuitivos, os elevadores são equipamentos simples de operar, tornando os procedimentos de transporte uma tarefa prática e fácil..

Ampla vida útil

Fabricados com matérias-primas de alta resistência, os elevadores têm uma extensa durabilidade e exigem pouca manutenção. Além disso, a aplicação no local é realizada de forma ágil. 

Assim, as Indústrias que têm a necessidade de locomover com constância uma grande quantidade de elementos, ganham e muito em produtividade, pois otimizam o tempo.

Conheça os tipos de elevadores de carga

Agora que conhece as principais vantagens dos elevadores de carga é hora de saber quais são as modalidades existentes no mercado.

Os elevadores são divididos em classes: A, B, C1 E C2. Os de classe A são mais comuns, pois permitem que os produtos sejam manipulados tanto dentro da estrutura como fora dela.

Os da classe B são voltados ao transporte de veículos, como carros, sendo, portanto, muito empregado em indústrias automotivas. Já os de classe C1, a movimentação de materiais é realizada por uma empilhadeira do tipo motorizada.

Por fim, os de classe C2, também são de carregamento por empilhadeira motorizada, a diferença está na capacidade de carga, que equivale a no máximo 150% do peso.  

Para identificar a que mais atende as necessidades, é sempre indicado contar com experiência de empresas especializadas na produção de elevadores de carga, que irão recomendar o mais adequado. 

Ademais, é preciso ficar atento também quanto à obediência de normas, uma vez que esse tipo de equipamento deve cumprir todas as exigências de segurança previstas.

Principais utilidades

Como dissemos acima, os elevadores de carga são muito utilizados por empresas que precisam otimizar o desempenho e transporte de cargas pesadas.

Alguns dos mais diversos setores utilizam o elevador de carga para agilizar a produtividade e ter agilidade nos processos. As indústrias que possuem mais de um andar muitas vezes encontram dificuldades de transportar suas matérias primas, e com a ajuda do elevador de carga isso pode ser minimizado com segurança e performance.

Outro exemplo, são os mercados que utilizam estoque de dois andares para liberar mais espaços na parte inferior, deixando mais espaço para novos produtos ou proporcionar melhores condições aos clientes. Dessa forma o uso de elevadores de carga se torna essencial para a realização dos serviços. 

Além disso, diversos outros setores podem utilizar elevadores de carga, como oficinas e até estabelecimentos comerciais, como escritórios e agências que precisam transportar inúmeras quantidades de documentos de um lado para outro. 

As maiorias dos elevadores de carga são projetados para minimizar o tempo em movimentações, melhorando a ergonomia em cada processo, aumentando a produção com maior segurança para os operadores.

Manutenção

Os elevadores de carga são conhecidos por serem equipamentos necessários para otimizar o trabalho nas indústrias, obras e demais empresas que exijam o transporte de equipamentos, materiais e outros tipos de itens. 

Pode ser instalado em diferentes locais, uma vez que não exige poço e caixa de corrida em alvenaria, podem ser utilizadas outras estruturas metálicas. A empresa solicitante poderá decidir por instalar o elevador de carga interna ou externamente, conforme a necessidade.

No entanto, para oferecer a eficiência do transporte além da segurança das pessoas, o elevador de carga deve passar por manutenções periódicas para os devidos reparos. Mesmo se tratando de um equipamento com boa durabilidade e resistência, as manutenções não podem deixar de serem feitas. 

Conclusão

Como vimos durante o conteúdo, muitos são os benefícios que os elevadores de carga podem fornecer para a sua empresa. Uma das mais importantes é a segurança dos seus colaboradores, que podem transportar os materiais sem a necessidade de carregar peso. 

Além disso, evita-se riscos de acidentes que podem comprometer todo um projeto e levar a problemas e indenizações de ordem trabalhista, uma vez que sua empresa estará respeitando as normas regulamentadoras do trabalho. 

Além da segurança, os elevadores de carga agilizam o trabalho, aumentando produtividade e eficiência. Sabemos como as empresas precisam lidar com prazos muitas vezes apertados e contar com um elevador que realize toda a movimentação rapidamente. Optar por um elevador desse tipo irá otimizar drasticamente a logística da sua operação.

Agora que você já sabe tudo sobre elevadores de carga, que tal adotar esse equipamento na sua empresa? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados