//Quais são as vantagens da automação predial?

Quais são as vantagens da automação predial?

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

A automação predial é um sistema visto como padrão para evolução tecnológica dentro da construção civil. Para alguns profissionais do ramo, esse tipo de tecnologia também leva a alcunha de edifício inteligente.

Talvez você ainda não conheça esse termo, mas quando você entra em um ambiente e a luz se acende e o ar condicionado começa a funcionar automaticamente, isso faz parte da automação predial.

Pensando nas características da automação predial, produzimos esse artigo para responder algumas questões relacionadas ao tema. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre essa evolução tecnológica que já se faz presente em nosso tempo? Então acompanhe a leitura até o final. 

O que é automação predial?

A automação predial é um conjunto integrado de várias ferramentas tecnológicas, como softwares, computadores e instrumentos controladores. 

Esse sistema pode ser usado para diversas finalidades, como por exemplo, para administrar instalações elétricas, hidráulicas e até mesmo como sistema de combate contra incêndios. 

Além disso, também é importante ressaltar que a automação predial pode ser adaptada para os mais diferentes tipos de prédios e condomínios. No entanto, é necessário levar em consideração as especificações de cada estrutura para que seja feita a escolha mais adequada. 

Embora possa ser vista como uma inovação, é interessante destacar que a automação predial não é algo novo. Já que vem sendo usada na área de Engenharia e Construção no Brasil desde a década de 1980, mas começou a se popularizar de 10 anos para cá.

Como funciona?

Através de uma ligação com um painel de alarme, a automação predial trabalha com o controle de todas as funções de um determinado local, seja em espaços de convívio, privados ou públicos. 

Com a automação predial é possível, por exemplo, programar para que as luzes se apaguem quando o dia amanhecer e que acendam quando começar a escurecer. 
Essa integração possibilita que sistemas distintos trabalhem de forma conjunta e otimizada.

Principais benefícios da automação predial

Sem dúvidas, o que mais chama atenção em relação a automação predial são as suas vantagens, que vão desde segurança até mais facilidade na vida das pessoas e economia de energia elétrica. 

Veja abaixo quais são os principais benefícios que fazem essa tecnologia se tornar tão necessária nos dias de hoje.

Automação predial e a economia de recursos

A palavra economia sempre está em nosso cotidiano e com a chegada dos edifícios inteligentes, essa questão vai alcançar novo nível de interpretação no que diz respeito a economia de recursos e matéria-prima.

Uma empresa que vende isoladores elétricos, por exemplo, e investe na automação predial, tende a gastar somente a energia e a água necessárias.

Graças ao controle e à eficácia de um edifício inteligente, a luz se acende e apaga quando não sente mais a presença de um humano. O mesmo acontece com os recursos hídricos, impedindo que determinada pessoa deixe a torneira aberta a noite toda, por exemplo.

Segurança do edifício e a automação predial

Quando uma empresa que fabrica placas de circuito impresso, por exemplo, e investe no sistema para tornar o edifício inteligente, ele também está investindo na segurança dos funcionários e das estruturas do imóvel.

Isso porque a automação predial dispõe de inúmeros dispositivos de segurança que acionam os responsáveis e vão desde a detecção de fumaça, até eventuais problemas que possam estar afetando a estrutura do prédio, sem que possa ser observada pelo olho humano.


Veja também:


 

Controle de acesso e a automação predial

Grandes empresas precisam investir no controle de acesso em sua propriedade. Se você tem uma indústria, certamente conta com uma série de funcionários, além de clientes e executivos que possam fazer visitas periódicas ao local.

A automação predial conta com recursos de reconhecimento facial e banco para armazenamento de dados sobre os visitantes do imóvel. Isso aumenta a segurança de todos presentes e diminui o risco de incidentes envolvendo agentes externos.

Automação predial, automação produtiva e conforto

Se tem algo além da segurança que a automação predial garante, é o conforto e a melhor produção de todos os presentes. 

Quando se trabalha dentro de um edifício inteligente, tudo acaba focando somente nas forças produtivas da empresa. 

Se um funcionário vai ao toalete, por exemplo, ele não precisa nem acender ou apagar a luz. Tudo compactua para uma produção ininterrupta e uma excelente acomodação para todos que fazem uso do imóvel. Além de garantir uma boa ótima o ajudar no controle financeiro da empresa. 

O que é necessário para implementar?

Atualmente, muitas das tecnologias desenvolvidas para automação predial já estão incorporadas de fato aos novos projetos e essa demanda do mercado, gerou a necessidade de uma infraestrutura capaz de suportar as atuais e novas aplicações, para que assim tudo possa funcionar perfeitamente. 

O fato é que para a implantação de um projeto integrado que atenda aos requisitos destes sistemas, é necessário um planejamento prévio, um bom projeto de automação e um estudo completo sobre as especificações e estrutura do projeto.

Dessa forma é importante que no processo de instalação, todos os testes de dispositivos sejam realizados. Um projeto de automação predial deve prever uma estrutura capaz de suportar todos os tipos de componentes de automação eletroeletrônicos. 

Por este motivo, é extremamente importante que seja adotada uma infraestrutura baseada em normas e técnicas de cabeamento estruturado e protocolos propostos pelas autoridades locais. 

Sendo assim, se adequando ao crescimento das exigências e novos serviços dos usuários da edificação, e também possibilitando a atualização tecnológica dos dispositivos com o passar do tempo. 

Conclusão

Como podemos observar durante o artigo, a automação predial é um conjunto de procedimentos bastante consolidado em nosso país. Porém, com a evolução da tecnologia, a tendência é que esses equipamentos se tornem ainda mais sofisticados, provendo mais segurança para os condôminos e edificações. 

Ao invés de permitir que pequenos contratempos passem despercebidos e piorem com o tempo, os sistemas de automação evitam a aparição de novos problemas e também identificam caso haja alguma anormalidade presente.

Um sistema de automação predial permite monitorar e controlar os sistemas de seu prédio de qualquer lugar, a qualquer hora. Essa tecnologia, atrelada a ferramentas como a Internet das Coisas, fornece uma solução digital robusta para garantir segurança para prédios e condomínios. 

Agora que você sabe tudo sobre automação predial, que tal adotar esse sistema nas suas edificações? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

By |2021-11-22T09:53:18-03:0019 de novembro de 2021 |Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Segurança Digital Prospecção Industrial: como fazer? Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio