//Importância da manutenção de inversores de frequência

Importância da manutenção de inversores de frequência

Os inversores de frequência são aparelhos que tem como sua principal função, acionar um motor elétrico por meio de um controle de frequência fornecido pela rede elétrica.

O objetivo desse dispositivo é controlar a potência consumida e a velocidade de funcionamento do motor. Desse modo, se um motor elétrico estiver diretamente ligado à rede elétrica sua velocidade será constante, igual a sua frequência.

Os motores elétricos são bastante utilizados nas indústrias, muito por conta da sua eficiência e custo-benefício, já que seu funcionamento se dá por conta de campos eletromagnéticos. 

Sendo assim, todo motor acionado através de um inversor de frequência gera maiores vantagens de funcionamento, proporcionando uma melhor eficiência energética. 

Outra grande vantagem é que o inversor reduz altos níveis de correntes elétricas durante a partida do motor, evitando possíveis panes no sistema. 

No conteúdo de hoje, vamos mostrar tudo sobre esses aparelhos e também a importância da manutenção dos inversores de frequência para um bom funcionamento. Se ficou interessado e deseja então acompanhe a leitura. Vamos lá? 

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

Como funciona o inversor de frequência

Um inversor de frequência é um aparelho eletrônico que altera as velocidades de rotação de um motor elétrico. Controlando suas correntes de frequência e as saídas de energia. 

O inversor de frequência possui vários estágios de funcionamento, o primeiro deles é por onde passam as correntes de energia, vindas da rede elétrica e as convertendo em corrente contínua.  

Esse processo é realizado por meio de um conversor composto por seis diodos, que são pequenos dispositivos que se assemelham a válvulas de retenção. Desta forma, permitindo que a corrente vá na direção certa. Após passar pelo conversor, a tensão nas fases é contínua pulsante. 

O estágio seguinte do sistema, é o barramento da corrente contínua. Esse processo é possível por conta de filtros capacitores, capazes de captar somente os sinais pulsantes do dispositivo.

Sendo assim, o sinal pulsante torna-se novamente contínuo, mas com ondulações mínimas. Realizado assim a função principal do inversor de frequência, que é a de controlar as correntes fornecidas pela rede elétrica. 

Vantagens de usar um inversor de frequência

A primeira vantagem de utilizar um inversor de frequência, é a redução no consumo e nos custos de energia. Se você possui um sistema que não precisa ser operado em velocidade máxima a todo instante, pode ser uma grande vantagem.

Isso porque o inversor de frequência permite que você combine a velocidade do motor elétrico junto com a carga de energia que é necessária para o funcionamento dele, evitando possíveis sobrecargas.

Outra vantagem é que com o inversor de frequência é possível aumentar a produção e ter um maior controle sobre os processos necessários, o motivo disso é que os motores irão operar com a velocidade adequada para sua aplicação, reduzindo erros e desgastes. 

Esse dispositivo é capaz de aumentar a vida útil do seu equipamento, como uma batedeira industrial, por exemplo, e reduzir gastos com manutenção. Isso porque o inversor de frequência garante a velocidade de aplicação ideal para seu motor elétrico oferecendo uma maior proteção. 

O inversor de frequência é um componente de suma importância em uma máquina industrial, pois tem a missão de controlar a função de acionar do motor e também as frequências e tensões que são enviadas para o motor.

Nesse sentido, sua aplicação exige que o equipamento tenha condições adequadas. No entanto, com o tempo de uso e com a maneira que esse é operado pode acontecer de surgir problemas que acabam incapacitando o sucesso de sua aplicação. Quando isso ocorre, a melhor solução é realizar a manutenção de inversores de frequência. 

Manutenção e cuidados que devem ser tomados

Ao procurar por manutenção de inversores de frequência, deve-se levar alguns cuidados em consideração. O primeiro deles é buscar por uma empresa especializada no trabalho desses aparelhos. 

Dessa forma, todo o cuidado necessário será tomado desde que a empresa possua ferramentas adequadas, laboratório para testes e especialistas qualificados, capazes de resolver os problemas que ela possa apresentar.

É importante também que o local responsável por realizar a manutenção de inversores de frequência tenha eficiência e agilidade no reparo, pois isso irá garantir que equipamentos que dele dependem não ficarão muito tempo parados. 

O serviço, além de ser utilizado como reparador, também pode ser realizado para evitar que problemas futuros ocorram. Desta forma, uma manutenção preventiva periódica aumentará o tempo de vida útil dos inversores de frequência. 

Há empresas responsáveis pela manutenção de inversores de frequência que, enquanto o equipamento está na assistência técnica, disponibilizam outro, através de aluguel ou empréstimo, para que as indústrias não fiquem com máquinas ociosas, que podem resultar em prejuízos financeiros. 


Veja também:


 

A importância da manutenção periódica no setor industrial

Como já mencionado anteriormente, a manutenção periódica na indústria tem como objetivo garantir que os processos produtivos ocorram adequadamente.

Uma empresa de etiquetas personalizadas, por exemplo, precisa de seu maquinário funcionando corretamente para que não haja interrupções nos processos, pois uma pequena interrupção já impacta negativamente na produção da companhia.

A manutenção periódica traz benefícios como:

Redução de riscos e falhas

Entre os benefícios evidentes da manutenção está a diminuição na taxa de falhas nas máquinas. Manter tudo funcionando adequadamente evita imprevistos nos processos de produção e consequentemente, prejuízos.

Maior tempo de vida das máquinas

As devidas manutenções também permitem que o maquinário tenha maior tempo de vida útil, pois algumas falhas que ocorrem podem danificar a estrutura de uma máquina a ponto de ela ficar inoperante.

Capacidade de atender alta demanda

Com um maquinário trabalhando em perfeitas condições, a capacidade de entrega pode chegar a 100%, detalhe que impacta positivamente nos processos de produção, permitindo uma entrega mais eficiente e com alto padrão de qualidade.

Resumidamente, a manutenção periódica nas empresas industriais são essenciais para todos os equipamentos e não somente para os inversores de frequência. 

Portanto, para manter o setor atuando de forma eficiente, entregando produtos e serviços ativamente e garantindo um alto padrão de qualidade é necessário se atentar a esses detalhes.

Conclusão

Como observamos durante o texto, os inversores de frequência são dispositivos com a função de proporcionar um controle mais avançado nos motores, é uma das partidas mais utilizadas na indústria e apresenta inúmeros benefícios tanto ao motor como para a aplicação. 

Em muitas aplicações, o seu uso é recomendado para substituir dampers ou válvulas, para ajustar a velocidade e atender às operações de forma mais adequada.

Além disso, esse equipamento reduz o consumo da energia elétrica e o nível de ruído, aumenta a vida útil dos motores e promove uma maior segurança para o funcionamento dos maquinários industriais. 

Dessa forma, a manutenção de inversores de frequência se faz necessária quando há algum problema em seu funcionamento ou para evitar que o problemas futuros possam acontecer. 

Agora que você já sabe tudo sobre os inversores de frequência e também a importância de uma boa manutenção, que tal começar a colocar nossas dicas em prática? 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

By |2021-12-10T17:17:03-03:0010 de dezembro de 2021 |Indústria|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Segurança Digital Prospecção Industrial: como fazer? Meios de comunicação com seu cliente Medidor de pressão Industrial Fortaleça seu negócio