//Como criar uma estratégia de marketing para indústria

Como criar uma estratégia de marketing para indústria

Quando o assunto é marketing não é mais novidade que as empresas apostam nas estratégias para gerar melhores resultados. Ou seja, a presença digital se torna indispensável, principalmente no segmento industrial.

No entanto, aplicar as estratégias de modo eficiente é indispensável para ajudar a marca a se destacar, desde a presença na internet, taxa de conversão e assim sucessivamente.

Aplicar o marketing para indústria é mais do que usar as redes sociais para divulgar o negócio. Por isso, é preciso entender como funciona o marketing B2B para planejar suas estratégias e, desse modo, ter sucesso nos meios digitais. 

Quer saber mais sobre essa estratégia e como aplicar no segmento industrial? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto! Vamos lá?

Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:

O objetivo do marketing para indústria

O marketing para indústria, ou marketing industrial, está relativamente ligado às estratégias  do marketing B2B (Business to Business). Isso significa que as táticas são aplicadas com foco em alcançar outras companhias.

Em suma, o objetivo é aplicar estratégias eficientes para promover o melhor relacionamento entre as empresas. 

Um exemplo disso é uma empresa que atua com descarte de lixo eletrônico, logo, sua indústria atende clientes físicos, por exemplo, e principalmente outras companhias, de acordo com o público-alvo.

Desse modo, é possível considerar que o marketing para indústria serve para divulgar seus produtos e serviços de modo eficiente, além de criar uma boa comunicação para captar clientes e gerar visibilidade da marca.

Vantagens do marketing industrial

Pensar em aplicar o marketing B2B é uma excelente opção para a indústria. Mas já se perguntou quais são os benefícios de investir nessas estratégias? Se a resposta for não, então você chegou ao lugar certo!

O marketing para indústria é uma solução para se obter resultados positivos, afinal, com ele o gestor pode: 

  • Promover a empresa;
  • Obter as melhores oportunidades no mercado;
  • Vender mais;
  • Conquistar clientes constantemente.

Não só isso, mas com o marketing industrial bem aplicado, a indústria está propícia a ter forte presença digital, marca valorizada, dentre outros. Até porque, independente do tipo de negócio, seja B2B ou B2C, é válido considerar que os meios digitais são onde estão a maior parte do público-alvo.

Estratégia de Marketing para Indústria: 5 dicas importantes de como criar a sua

Conhecer os objetivos do marketing industrial e suas vantagens é essencial para qualquer gestor. 

No entanto, para aplicar um marketing eficiente é mais do que necessário se planejar para obter um maior retorno sobre investimento (ROI). Abaixo, listamos algumas dicas para criar as estratégias do seu negócio. Confira!

1. Tenha um site para sua indústria

Ter um site para o seu negócio na atualidade é imprescindível para aplicar as principais tendências de marketing digital e ações de sucesso. Mas isso não significa criar uma página e abandoná-la, ou seja, é necessário manter as informações atualizadas a fim de atrair o público e evitar o aumento da taxa de rejeição.

Uma vez que o usuário acessa  a sua página na internet, deseja encontrar informação que  o influencia a tomar a decisão de compra, bem como identificar a credibilidade e reputação da marca.

Além disso, é importante fazer testes na sua plataforma para verificar a velocidade da página, se as imagens  vídeos estão em boa resolução, e assim sucessivamente. Isso influencia no posicionamento da marca nos mecanismos de buscas, como o Google, e se destaca da concorrência.

2. Aposte no SEO para negócios B2B

Não basta apenas ter um site do seu negócio, ou seja, todo gestor precisa apostar em estratégias para impulsionar a sua marca no meio digital. E as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são indispensáveis quando o assunto é posicionamento orgânico.

Acredite: com as técnicas orgânicas você pode promover o seu negócio e vender mais, sem a necessidade de altos investimentos com anúncios pagos. Além disso, é possível obter retornos a longo prazo, o que se torna uma excelente vantagem para uma marca B2B.

De modo geral, é ideal criar conteúdos de acordo com o público, bem como utilizar palavras-chave nos conteúdos do seu site e otimizar a página. Como resultado, a indústria obtém mais chances de ganhar visibilidade no seu mercado.

Vale lembrar que esse resultado pode não ser obtido de modo imediato, ou seja, não existe um período pré determinado para conquistar resultados de sucesso com o conjunto de técnicas de SEO para o setor de negócios B2B.


Veja também:


3. Invista em marketing de conteúdo

É quase impossível falar em técnicas de SEO sem citar o marketing de conteúdo. Poucos sabem, mas por meio dos conteúdos relevantes é possível alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca.

Com a produção de conteúdos relevantes em blogs e sites, por exemplo, a empresa mostra que tem autoridade no assunto e, consequentemente, o Google considera que a marca tem a solução para determinado público.

Por exemplo: um potencial cliente que busca por locação de geradores, ao digitar a palavra-chave nos mecanismos de busca, vai encontrar diversas opções. E muito provavelmente irá acessar as páginas que encontram entre os primeiros resultados.

Sendo assim, com o marketing de conteúdo a indústria pode atrair clientes, conversões,  gerar relacionamentos e reconhecimento no mercado.

4. As redes sociais são primordiais 

Outra dica importante para sua estratégia de marketing para indústria é não deixar de usar as redes sociais, como, por exemplo, Instagram e Facebook, para promover o seu negócio.

E não pense que essas plataformas são apenas para ganhar seguidores, e publicar fotos, vídeos dos produtos e serviços etc. 

Use a criatividade e pense no público-alvo para criar conteúdos e post atrativos, ou seja, pensar na dor do potencial cliente e oferecer soluções para ajudá-lo são táticas de sucesso para captar clientes e gerar relacionamento por meio das redes sociais.

Portanto, ter presença nas diferentes plataformas, inclusive no Whatsapp, é o que resulta em um marketing para indústria eficiente.

5. Esteja presente em plataforma de marketplace B2B

Por fim, mas não menos importante, é a utilização das plataformas de marketplace B2B. E se engana quem pensa que isso não é uma solução para impulsionar os resultados da indústria. 

Ao utilizar as plataformas B2B, seu negócio tende aumentar as vendas, pois se torna mais fácil anunciar os produtos e ter mais visibilidade para o seu público. A verdade é que, devido à alta concorrência, o  número de vendas almejado pode ser mais difícil de alcançar, mas não é impossível.

Além do mais, você só irá obter bons retornos se fizer um bom investimento, e um deles é a plataforma de marketplace e, principalmente, a produção de conteúdos. 

Contudo, os gestores precisam ter em mente que apesar da implementação de estratégias de marketing industrial, é necessário pensar em melhorar os canais de atendimento, bem como compreender suas objeções de vendas a fim de solucioná-los. 

Ao colocar isso em prática, com um marketing para uma indústria eficiente, a sua companhia pode alcançar o sucesso no mercado, aumentando o lucro e promovendo resultados escaláveis.

Conclusão

As estratégias de marketing para indústria são fundamentais para o negócio se comunicar com o seu público. Dessa maneira, aumenta as oportunidades de vendas e de se tornar referência no segmento de atuação.

Isso porque, com a criação de conteúdos relevantes, presença nas redes sociais e em marketplace, dentre outras táticas, impulsiona o posicionamento da marca agregando visibilidade e autoridade.

Se ainda restam dúvidas sobre isso, basta pesquisar uma marca concorrente que aposta nos meios digitais e em estratégias de sucesso para ser referência no mercado. 

Basicamente, essa análise trará conclusões de que a sua indústria precisa do marketing industrial para elevar os resultados e não ser esquecida, afinal, quem não é visto não lembrado, certo?

Portanto, aplique o marketing para indústria e tenha como resultado mais clientes e maior alcance por meio de pesquisa nos buscadores da internet.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe o seu comentário!

By |2022-03-31T11:54:50-03:0026 de janeiro de 2022 |Indústria|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Leave A Comment

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tecnologia no Marketing