2022 começou e junto com o ano que se inicia, temos também novas mudanças, expectativas e tendências que chegam para abalar e causar diversas transformações no mercado. 

O empreendedorismo e os negócios industriais, por exemplo, estiveram em alta durante todo o ano de 2021, e prometem ser ainda mais ativos neste ano. Muitas pessoas começaram a se interessar por novas oportunidades para obter uma renda extra ou até mesmo conseguir se sustentar através disso. 

Por este motivo, separamos algumas das principais tendências para a indústria e que também podem ser aplicadas em outros negócios em 2022. Se você se interessou, saiba que está no lugar certo. Vamos lá? 

As inovações industriais

As tendências para as indústrias em 2022 devem seguir a evolução de 2021 e que se iniciaram em 2020 por conta da pandemia do Covid-19. 

Com a pandemia, o comportamento da humanidade mudou, consequentemente, o mundo corporativo também teve que mudar, impulsionando as inovações tanto tecnológicas como de negócios..

Algumas tendências na área da tecnologia já são parte do setor industrial há alguns anos, como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial que estão no topo das tecnologias mais utilizadas nas empresas industriais.

Além disso, a robótica e automação tem previsão para um crescimento exponencial no ramo industrial e empresas como companhias de manutenção de inversores de frequência, por exemplo, poderão contar com soluções cada vez mais inovadoras para o negócio.

Setor industrial: principais tendências para 2022

Vamos falar agora sobre algumas das principais tendências que as empresas do ramo industrial podem esperar para esse ano de 2022.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é comprovadamente essencial, sobretudo no ramo industrial para evitar imprevistos nos processos produtivos, fazendo com que os maquinários das empresas tenham maior e melhor durabilidade.

Com a Internet das Coisas, é possível que os responsáveis monitorem de forma automatizada o desempenho dos processos de máquinas, permitindo melhor compreensão dos sistemas com previsão de falhas para que a manutenção seja colocada em prática no momento certo.

CMMS

O CMMS (Sistemas de Planejamento da Manutenção) é um pilar fundamental para as empresas do ramo industrial, pois é capaz de agilizar processos, fornecer informações precisas e reduzir custos diversos nos setores industriais como empresas fabricantes de display de acrílico, por exemplo.


Veja também:


 

Realidade virtual

A tecnologia de realidade virtual vem crescendo nos últimos anos e com a chegada da pandemia, essa tecnologia se tornou importante para trabalhos remotos que começaram a ser adotados pela maioria das empresas.

Cibersegurança

Com o avanço da tecnologia, torna-se cada vez mais essencial a preocupação com a segurança de dados, pois os crimes cibernéticos estão cada vez mais comuns e isso não é apenas uma tendência para 2022, mas também para os próximos anos.

Indústria 5.0

A indústria 5.0 veio para aprimorar diversas frentes dos setores produtivos, como a questão de automação, eficiência, rentabilidade e qualidade da mão de obra humana para indústria e comércio. E em 2022 a tendência é que se amplie ainda mais. 

Podemos dizer que essa evolução é um fruto da indústria 4.0, onde entre as suas principais inovações, foi implementado o sistema “machine learning”, reconhecido por sua engenharia que busca aprimorar o “aprendizado da máquina”, operando de forma atrelada aos mecanismos de inteligência artificial (I.A) disponíveis na atualidade.

Abaixo algumas das principais tecnologias adotadas pela indústria 5.0 que ganharão ainda mais força em 2022. 

Internet 5G

A internet de alta velocidade vem se expandindo cada vez mais e há previsão de novas atualizações com a internet 5G para o desenvolvimento da infraestrutura de grandes empresas do setor industrial.

Inteligência artificial (IA)

Com o objetivo de tornar as etapas de processos produtivos da indústria mais automatizados e aumentar a produtividade, o recurso de inteligência artificial é a solução.

Uma indústria de pote biodegradável, por exemplo, pode investir na ferramenta para reduzir custos e ainda evitar possíveis erros que impactam na qualidade dos produtos.

A inteligência artificial permite realizar tarefas semelhantes com o pensamento humano. Mas, essa prática possibilita modo mais ágil e eficiente no setor industrial e pode ser fundamental para auxiliar na análise de informações para tomadas de decisões assertivas. 

Internet das coisas (IoT)

Outra tendência para a indústria em 2022 é o uso da internet das coisas (IoT). Essa revolução da tecnologia proporciona a conexão de computadores em itens usados na rotina.

Em resumo, uma indústria pode conectar os equipamentos para fazer a coleta de informações, e até mesmo compartilhar os dados. 

Com a chegada do 5G, haverá oportunidade de mais equipamentos semi conectados. Logo, esse recurso tem a capacidade de melhorar o planejamento, a fim de solucionar problemas e ajustar a produção permitindo a evolução.

Big Data

Para permitir que a indústria evolua e tenha lucro com os processos produtivos, o uso do Big Data é indispensável.

Isso porque, essa prática realiza a coleta e análise de dados de modo inteligente, ou seja, conclui a análise do tempo produtivo a todo momento, possibilitando melhorias na fabricação do produto, a fim de evitar desperdícios. 

Conclusão

Como podemos ver durante o conteúdo, todas as principais tendências industriais para 2022 envolvem o uso da tecnologia. Isso porque, com elas, você estará garantindo seu lugar no futuro e com vantagem sobre a concorrência, promovendo a melhor experiência para seus clientes.

Além disso, é extremamente importante garantir excelentes resultados e contar cum bom desempenho para sua indústria através das principais tendências do mercado, principalmente aquelas que oferecem boas projeções a longo prazo.

Assim sendo, a indústria possui um melhor controle da logística, e contribui com a fabricação de modo mais sustentável e eficiente. 

Se você quer garantir excelentes resultados para a sua empresa e um bom desempenho do seu negócio por meio de novas tecnologias, é essencial ficar ligado em todas as novidades que surgem.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades. 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados