Começar o ano com metas e objetivos definidos é fundamental para os negócios, por isso, estabelecer o plano de marketing para 2022 é ideal para o setor da indústria. Uma vez que se inicia um novo ano, novos caminhos precisam ser definidos para obter crescimento constante no seu mercado.

Portanto, se você, gestor de uma indústria de embalagem plástica, ou de outros serviços, ainda não definiu o plano de marketing, então continue a leitura e confira as dicas indispensáveis para te ajudar!

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos: 

Afinal, o que é plano de marketing?

O plano de marketing é um documento em que são detalhadas as ações necessárias para que a empresa, seja indústria ou comércio, por exemplo, alcance os objetivos e resultados escaláveis.

Aliás, é importante destacar que planejar ações de um empreendimento é primordial para o melhor funcionamento do negócio.

Isso porque, sem um planejamento definido, aumentam as chances de erros e perdas financeiras, o que acarreta dívidas e, consequentemente, a falência da marca.

Na indústria isso não é diferente, logo, desenvolver um plano de marketing industrial se torna um passo fundamental para prever pontos importantes para alcançar os resultados almejados.

Dito isso, o plano de marketing nada mais é do que um documento com ações estratégicas de marketing, cujo objetivo é orientar os gestores a desenvolverem estratégias mais assertivas. Como resultado, obtêm o aumento de vendas, novos clientes fiéis, entre diversos outros benefícios.

Por que você deve fazer um planejamento de marketing na sua indústria? 

Se engana quem pensa que o marketing está relacionado apenas ao termo “vendas”. A verdade é que vender -independente do segmento de atuação, seja em vendas B2B ou B2C- é uma das últimas etapas. Antes de vender um produto, é preciso atrair e converter o público-alvo, não só isso, como também, é essencial pensar no posicionamento da marca.

Para entender melhor, imagine que você, como consumidor, precisa de um determinado serviço. Antes de realizar a compra, poderá pesquisar na internet, ou ir a uma loja física para buscar mais informações.

Basicamente, passará pelas etapas do funil de vendas, ou seja, antes de comprar, você vai considerar que possui um problema e, consequentemente, buscará uma solução. Por fim, ocorre a conversão, e certamente a compra será realizada ao encontrar uma marca com referência no mercado.

Mas como isso se relaciona ao plano de marketing para a sua indústria?

Resumidamente, podemos destacar que esse plano será um guia para que o objetivo seja alcançado e, além de tudo, é a ferramenta ideal para o gestor da indústria obter resultados promissores. 

Afinal, o documento possui detalhes para a divulgação da marca, produto ou serviço. Além disso, há informações sobre concorrentes, mercado e orçamento, possibilitando aumentar as vendas e o faturamento, por exemplo.

De modo geral, uma das razões para elaborar esse planejamento é que a indústria terá um melhor gerenciamento, tendo em vista que ocorrem muitos processos antes da conversão do cliente. 

Uma vez que o planejamento é definido, o gestor vai estar se atualizando e se adaptando às constantes mudanças do mercado. Assim, o objetivo de vender mais será alcançado de modo eficiente.

Não só isso, mas outro fator importante é a possibilidade de identificar tendências de mercado, o que influencia em ações inovadoras para gerar vantagens competitivas no segmento de atuação. Isso é excelente para quem busca o melhor posicionamento em meio aos concorrentes!


Veja também:


 

Benefícios do plano de marketing

Um documento bem elaborado com ações estratégicas para guiar o gestor, o plano de marketing promove inúmeros benefícios. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

  • Melhorar a autoridade no mercado;
  • Identifica as oportunidades e tendências de mercado;
  • Aumentam as vendas, faturamento e lucro;
  • Influência na vantagem competitiva;
  • Recupera os clientes antigos;
  • Divulga a marca, produto ou serviço de maneira eficaz.

Conhecendo esses benefícios de muitos outros que são obtidos, é possível compreender a importância de elaborar o plano de marketing industrial, não é mesmo? 

Se quer saber como elaborar o plano de marketing na sua indústria, continue a leitura e confira 4 dicas a seguir!

Como fazer o plano de marketing industrial?

Agora que você já conhece mais sobre o plano de marketing industrial e suas vantagens, chegou o momento de conferir algumas dicas indispensáveis para desenvolvê-lo. Veja logo abaixo!

1. Foque no seu público-alvo

Sabemos que antes de vender um produto, é preciso atrair e conquistar o cliente. No segmento industrial não é diferente. Isso significa que, para um plano bem elaborado, é importante entender a dor do cliente a fim de oferecer uma solução.

Para isso, pensar no seu público-alvo é fundamental, pois de modo geral, são eles os mais interessados nos seus serviços e produtos. 

Dito isso, identifique os motivos pelo qual o seu público compra o seu produto, o que os influenciam a comprar do seu negócio e assim sucessivamente. Entender, antes de tudo, quem são os seus clientes, é fundamental para um plano de marketing de sucesso.

2. Estude o seu mercado

Não basta apenas focar no público-alvo sem entender o que, de fato, acontece no mercado de atuação. Isso significa que o gestor da indústria precisa identificar as demandas, previsões, quando e porque os consumidores adquirem um produto, entre outros fatores.

Além disso, estudar a concorrência também é uma excelente opção para elaborar um plano de marketing eficiente. Ou seja, com a pesquisa de mercado e análise da concorrência, você pode obter informações importantes para que os resultados e objetivos da sua marca sejam alcançados.

3. Estabeleça suas metas e estratégias

Ao entender quem são seus clientes, além de estudar o mercado e a concorrência, faça a definição das metas e estratégias.

Para tanto, é necessário fazer o seguinte questionamento: “onde a minha indústria precisa chegar?”

Se o objetivo é aumentar as vendas de misturadores industriais, por exemplo, é preciso ter essa meta definida e, além de tudo, as estratégias que serão aplicadas para alcançar esse objetivo. 

Basicamente, isso será o seu guia, pois saberá onde a sua indústria está, aonde quer chegar, o que fazer, e como executar as estratégias para elevar suas vendas.

Uma dica importante é fazer o planejamento para usar as redes sociais com o objetivo de atrair e converter o seu público-alvo, além de oferecer descontos especiais para incentivar a compra frequente.

4. Defina um cronograma e orçamentos

Estabelecer um cronograma é ideal para o seu plano de marketing, pois permite acompanhar a duração de cada ação estratégica colocada em prática.

Até porque, você pode definir metas como, por exemplo, se tornar referência no mercado, aumentar as vendas, fidelizar clientes e muitas outras. Logo, é preciso investir para que esses objetivos sejam conquistados.

Sendo assim, com um cronograma e orçamento será possível acompanhar os recursos e resultados que foram utilizados. Além disso, você terá uma visão ampla dos seus orçamentos, obtendo um melhor controle financeiro, sem impactar nos limites de custos da companhia.

Conclusão

Ter um plano de marketing para a indústria é essencial para obter resultados promissores, afinal, é um documento que serve para o gestor ter uma visão estratégica do negócio. 

Desse modo, terá um guia sobre o que fazer e como aplicar as estratégias para aumentar as vendas, por exemplo, em um determinado período. Em suma, trata-se de um documento indispensável para que os objetivos sejam alcançados.

Como resultado de um plano de marketing industrial, o gestor e potenciais planejam ações de como atuar no mercado. Para isso, é preciso entender o público-alvo, estudar o mercado e a concorrência, bem como definir as metas, cronograma e orçamento.

Portanto, é possível considerar esse processo como uma ferramenta de gestão indispensável para o setor industrial. Mas lembre-se de manter o documento atualizado, tendo em vista que o mercado possui constantes mudanças e tendências.

Ao colocar em prática as dicas citadas anteriormente neste post, você pode aumentar as vendas, obter o aumento de clientes, melhorar o posicionamento de mercado, gerar vantagens competitivas e muitos outros benefícios.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe esse post nas suas redes sociais!

About the Author: Thais Teixeira

Avatar
Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Posts Relacionados