//Não sabe como fazer a integração de novos colaboradores? Conheça 4 dicas essenciais

Não sabe como fazer a integração de novos colaboradores? Conheça 4 dicas essenciais

A integração de novos colaboradores é o processo responsável por causar o que popularmente chamamos de “primeira impressão” nos profissionais recém-contratados. Logo, é fundamental que ela seja benfeita para que eles se sintam motivados e engajados já nos primeiros dias.

É durante esse processo, também conhecido como onboarding, que são apresentados a missão e os valores da empresa, bem como sua estrutura, produtos, serviços e pessoas. Tudo isso feito de forma a encantar as pessoas e, assim, ajudar na redução do índice de turnover.

Neste artigo, vamos dar 4 dicas essenciais para que você implemente um processo eficiente de integração de novos colaboradores em sua empresa. Confira!

1. Desenvolva um processo de onboarding completo

Um bom processo de integração de novos colaboradores deve ser completo, envolvendo ações que têm início antes da chegada efetiva dos profissionais e que vão até algum tempo após a admissão

Ainda, um bom onboarding deve iniciar com uma preparação do ambiente para receber essas pessoas, garantindo que elas tenham tudo que precisarão em seus primeiros dias na empresa.

Para tanto, monte um kit de boas-vindas, com materiais e equipamentos do dia a dia, cartilhas e conteúdos informativos. Não se esqueça de incluir mimos que ajudem a tornar esse momento ainda mais agradável. Preveja ações de integração para o primeiro mês, inclua treinamentos corporativos, apresentações e reuniões que façam com que cada profissional possa ser incluído aos poucos em sua nova jornada dentro da empresa.

2. Envolva todas as áreas da empresa

A responsabilidade do onboarding é do RH, mas quem realmente atua fazendo essa integração acontecer são os times. Por isso, é essencial contar com o apoio dos colaboradores e gestores nesse momento, começando pela área onde o novo profissional será alocado.

Desse modo, garanta que todas as áreas da empresa sejam devidamente apresentadas no decorrer dos primeiros dias e envolva representantes de cada setor nesse esforço. Além de ajudar na integração dos novos colaboradores, essa ação ajuda a fortalecer o clima organizacional e a mostrar a cultura da empresa.

3. Elabore materiais de apoio

Um onboarding completo deve contar com uma série de materiais de apoio que precisam ser elaborados conforme cada cargo. Eles podem vir em formato de apresentação, vídeos, cartilhas e documentos formais. O importante é garantir que o novo colaborador tenha acesso a todas as informações necessárias de forma fácil e prática. 

Alguns exemplos são:

  • apresentação de boas-vindas;
  • cartilha com as principais políticas da empresa;
  • descritivo das funções do cargo;
  • código de posturas.

4. Acompanhe todo o processo de perto

O processo de integração de cada colaborador deve ser acompanhado de perto pela área de RH para garantir que tudo corra bem. O cuidado deve estar, principalmente, nos detalhes, como a garantia do cumprimento da agenda dos treinamentos, o olhar atento às dúvidas e questionamentos, além da pronta assistência ao menor sinal de problema.

São esses cuidados que farão toda a diferença no sucesso do processo, agilizando o onboarding e ajudando na redução do turnover.

Conclusão

A chegada em uma nova empresa pode ser um momento de grande alegria ou de grande frustração. Por isso, é tão importante que o RH seja bastante zeloso no processo de integração de novos colaboradores. Afinal, essa é a oportunidade da organização de causar uma excelente primeira impressão e, dessa forma, conquistar a confiança e a admiração de seus novos profissionais.

Então, atente-se ao seu processo de onboarding e faça com que os talentos admitidos fiquem encantados logo nos primeiros dias. Siga as dicas que demos neste artigo e garanta bons resultados em suas contratações.