Uma das etapas mais importantes do marketing e de vendas, a captação de leads ainda gera muitas dúvidas, principalmente sobre quais ferramentas para gerar leads usar. 

Nosso objetivo com este artigo é, justamente, te ajudar com essa etapa. Vamos apresentar 6 plataformas e explicar como cada uma pode ser usada em suas estratégias. Confira! 

Ferramentas para gerar leads: 6 opções e como usá-las

Aqui você encontra seis ferramentas para gerar leads:

  1. Facebook Lead Ads
  2. Sales Navigator do Linkedin
  3. Hello Bar
  4. OptinMonster
  5. Unbounce
  6. Quizur

Conheça, abaixo, cada uma delas e entenda como podem fazer parte da sua estratégia. 

1. Facebook Lead Ads

Quem disse que Facebook é ferramenta apenas para atração de usuários? Um dos recursos mais interessantes da plataforma de anúncios é o Facebook Lead Ads, que tem como objetivo ampliar a captação de contatos por meio de anúncios que atingem os usuários certos no momento ideal. 

Para ter acesso a essa ferramenta é preciso que, dentro do gerenciador de anúncios do Facebook, você opte pelo objetivo da campanha “geração de cadastro”. Observe na imagem abaixo. 

O Facebook Lead Ads permite que você crie um formulário que será apresentado aos usuários alinhados a sua segmentação de campanha. 

É possível integrar a ferramenta de captação de leads com o seu CRM. Com isso os contatos cadastrados são direcionados para a sua plataforma e podem seguir pelas etapas do funil de vendas

2. Sales Navigator do Linkedin

Além do Facebook, o LinkedIn também oferece uma ferramenta própria para gerar leads. 

Por meio do Linkedin Sales Navigator é possível segmentar o perfil de cliente que você deseja alcançar e então contar com a ajuda da ferramenta para ir em busca deles.

O primeiro passo é criar uma conta e definir informações que representam o perfil do seu cliente ideal. 

Defina suas dados como:

  • regiões (localidade) que desejam alcançar,
  • estabeleça o cargo ideal do lead, 
  • setor de atuação. 

Depois de fazer isso, a ferramenta irá apresentar a você uma lista de empresas e leads sugeridos, que atenderão às suas especificações. 

É possível salvar os contatos apresentados e fazer uma nova pesquisa de leads. 

Você também pode configurar para receber notificações sobre o lead. Com isso você passa a ser informado sobre novidades relacionadas ao lead, que vão facilitar a gestão do contato em uma possível abordagem.  

O Linkedin Sales Navigator é uma ferramenta muito interessante principalmente para empresas B2B, sendo um apoio muito relevante para o setor comercial. Afinal, estamos falando de uma plataforma que conecta a sua empresa a leads que fazem parte da persona do cliente ideal. 

3. Hello Bar

A Hello Bar é um plugin do WordPress que pode ser instalado em seu site para captar leads. 

A ferramenta apresenta um plano gratuito que vai te ajudar a ter resultados interessantes. Além deste existem mais três planos disponíveis que vão acompanhar a evolução da sua estratégia, conforme a captura de leads cresce. 

Por meio dessa ferramenta é possível: 

  • criar pop-ups que vão convidar o visitante a se cadastrar para receber alguma vantagem, 
  • implementar uma barra fixa no canto superior ou interior com chamado para conversão do visitante em lead, 
  • configurar alertas para cadastro e mais. 

Observe na imagem abaixo quais são as opções de configuração da ferramenta para gerar leads.

Fonte: site da Hello Bar

Mesmo sendo uma ferramenta originalmente criada para o WordPress, também pode ser instalada facilmente em canais como Shopify e Wix. 

4.  OptinMonster

O OptinMonster é uma ferramenta para gerar leads que, assim como o Hello Bar, apresenta diversas opções de configuração para converter visitantes do seu site em leads. 

É possível criar Floating Bars, Popups e mensagens de intenção de saída, que aparecem quando um usuário vai em direção à barra de navegação para mudar de aba ou fechar a aba do site da sua empresa. 

É possível integrar a ferramenta a outros sistemas como softwares de automação de marketing e CRM. Esse tipo de integração permite direcionar os leads gerados para as plataformas que a sua empresa já gerencia. 

Por último também existem recursos de gamificação e geolocalização

5. Unbounce

O Unbounce permite a criação de landing pages e promete aumentar as taxas de conversão  por meio da criação inteligente das páginas de cadastro. 

O foco da ferramenta é oferecer uma excelente experiência ao usuário que acessar alguma página construída por meio da plataforma. 

O Unbounce ainda oferece um recurso de Smart Builder que ajuda na criação de páginas de alta conversão, otimizadas para acesso mobile e sem a necessidade de uso de códigos ou conhecimento em programação. 

É possível personalizar as páginas de acordo com a identidade da sua empresa. Tudo isso por meio de um sistema de pegar e arrastar, que torna a criação da página muito mais simples.  

É possível fazer um teste grátis de 14 dias. 


Veja também:


6. Quizur

A gamificação é uma das formas mais estratégicas de captar leads. 

O quiz gera engajamento do usuário com a marca e oferecer esse tipo de conteúdo é uma excelente oportunidade para transformar um visitante em lead. Afinal, o usuário precisa preencher um formulário de cadastro para responder ao teste.

Mas, como criar um quiz? Com a ferramenta Quizur você pode criar o seu quiz em alguns minutos e compartilhá-lo onde quiser. 

Ao usar esse tipo de material dentro da sua estratégia você coleta informações que vão te ajudar também na qualificação do lead. Afinal, o resultado do quiz, bem como as respostas oferecidas, podem dizer muito sobre o consumidor em questão. 

Com essas seis ferramentas para gerar leads você terá um boom na captação da sua empresa. Entretanto, não basta gerar contatos, é preciso saber como geri-los. 

A gestão de leads exige a implementação de ferramentas capazes de receber esses contatos, por meio de integrações inteligentes com as ferramentas acima e outras, bem como fazer a nutrição e qualificação deles.

Não caia na armadilha de apenas atrair usuários e converter leads, e esquecer das próximas fases. Monte uma estratégia de ponta a ponta. Boas vendas!

Este artigo foi escrito pela equipe da LAHAR, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais.