Vender para faturar é, sem dúvida, o que todo empreendedor almeja. Se engana quem pensa que o objetivo é apenas ter a marca vista e reconhecida pelo público-alvo. Isso é determinante para o sucesso da empresa, mas ter faturamento e lucro é o que mantém a marca ativa.

Com as datas sazonais as empresas podem aproveitar as inúmeras oportunidades que surgem no mercado, inclusive as indústrias. Afinal, são datas que representam algo “comemorativo” e, consequentemente, aumentam a demanda do público sobre determinado produto.

Basicamente, com as datas sazonais os negócios tendem a receber mais clientes, por isso, é imprescindível ter um bom controle financeiro a fim de evitar perder todo o faturamento em uma data comemorativa.

Um exemplo disso é o Natal, que apesar de ser comemorado em dezembro, as vendas ficam em alta a partir de novembro – o mês da Black Friday– porque são datas sazonais.

Ficou interessado em saber mais sobre a importância do controle financeiro em meio as datas comemorativas? Continue a leitura e confira os seguintes tópicos: 

Os impactos das datas sazonais para a indústria

Datas sazonais nada mais são do que períodos temporários, ou seja, é um dia bastante conhecido em que se comemora algo, tais como o Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre diversos outros.

Mas afinal, qual é o impacto da sazonalidade na indústria e no comércio? Para responder a essa pergunta, imagine que a sua empresa fornece itens decorativos via marketplace. 

Com o fim do ano chegando, será preciso organizar a loja para receber a demanda de clientes interessados em árvores-de-natal e presentes para os familiares, por exemplo. Logo, poderá utilizar caixa de papelão para enviar o produto, certo? 

Consequentemente, a demanda da caixa irá aumentar, assim, o fornecedor também precisa estar preparado financeiramente, bem como ter um planejamento estratégico para atender as necessidades do público e gerar resultados de sucesso. Isso inclui tanto o comprador quanto o fornecedor. 

Por essa razão, controlar as finanças com o grande número de vendas, principalmente no fim do ano.

Planejamento e o controle financeiro 

Planejar é necessário em qualquer situação como, por exemplo, para investir em estratégias de marketing e conquistar mais clientes, para realizar as vendas, controlar o estoque, investir e assim sucessivamente.

De fato, é o que influencia nas tomadas de decisões e realizar estratégias eficientes. A partir disso, os objetivos são alcançados. Isso significa que o planejamento é fundamental para garantir um bom controle financeiro.  Em datas sazonais, ter um bom planejamento permite que os objetivos sejam conquistados de maneira estratégica.

Já imaginou como seriam as vendas industriais na Black Friday sem o planejamento? Decerto que os objetivos não seriam alcançados, não é mesmo?

Pensando nisso, qualquer negócio pode e deve planejar suas ações para se destacar nas datas comemorativas. Isso pode parecer óbvio, mas é ideal colocar as táticas de sucesso em prática de modo correto e, então, obter excelentes resultados internos e externos.

Afinal, por que a gestão financeira se torna fundamental em datas comemorativas?

Controlar as finanças empresariais é mais que necessário, independente da época do ano. Contudo, uma vez que as datas sazonais trata-se de dias comemorativos e que tende a ser um período de alto consumo, a gestão financeira deve ser feita com atenção.

Há quem se pergunte “como o controle financeiro influencia nos resultados em datas comemorativas?”. Poucos imaginam que pequenas falhas no acompanhamento de contas a pagar e a receber, por exemplo, podem acarretar prejuízos para a companhia. 

Afinal, com as saúde financeira saudável, é possível garantir os seguintes benefícios:

  • Mais chances de investimentos para alavancar o negócio;
  • Ampliar canais de vendas;
  • Conquistar mais clientes;
  • Evitar impactos negativos em decorrência de problemas imprevisíveis como, por exemplo, a pandemia do coronavírus (covid-19);
  • Entre outros.

Considerando esses fatores, é comum que muitos empreendedores desconsiderem a importância da gestão das finanças em período de sazonalidade. A verdade é que, com o aumento de vendas, é provável que se pense que a organização está no lucro.  

No entanto, a demanda pode diminuir após o término das datas comemorativas. Portanto, saber controlar as finanças organizacionais é indispensável! Continue a leitura e confira 4 dicas para fazer a gestão financeira na indústria e evitar problemas após o fim de ano.

4 dicas para fazer o controle financeiro na indústria em datas sazonais 

1. Invista em tecnologia

Se não usar a tecnologia a favor do seu negócio, saiba que estará propício a obter mais resultados negativos do que positivos.

Nesse sentido, usar ferramentas tecnológicas como, por exemplo, softwares de gestão financeira, armazenamento na nuvem, dentre diversos outros, permite mais facilidade e otimização de tempo para controlar as contas a pagar, o faturamento e assim sucessivamente. 

Alguns softwares permitem integração com outros sistemas de negócios, como o CRM (Customer Relationship Management).

Essas ferramentas são primordiais para garantir que os processos sejam eficazes, reduzindo erros e, consequentemente, os custos. Inclusive, em datas sazonais, o aumento das vendas pode acarretar tempo dos gestores em outras tarefas.

2. Atenção à demanda

Para uma marca que atua com fabricação de produtos industriais, por exemplo, pode haver maior demanda em datas sazonais: Natal e Ano Novo.  Sendo assim, ter um acompanhamento dos processos é primordial, tendo em vista que envolve todos os setores, desde a logística, fluxo de caixa etc.

Feito isso, a indústria ou comércio estará preparada para atender o público em qualquer período. Afinal, terá uma saúde financeira saudável e, consequentemente, ficará pronta para as baixas demandas.


Veja também:


3. Acompanhe as projeções

É quase impossível chegar em datas comemorativas e não projetar as vendas, não é mesmo? Dessa forma, fazer e acompanhar suas projeções é uma excelente maneira para garantir uma gestão eficaz das finanças da empresa. 

Com o planejamento e acompanhamento da projeção, evitará prejuízos organizacionais e conquistará sucesso em vendas, sem precisar recorrer ao cheque especial do banco. 

4. Faça um planejamento estratégico

De nada adianta ter um bom controle das finanças e não planejar o futuro das vendas. No segmento industrial esse processo é fundamental, visto que é preciso controlar o fluxo de caixa e estar atento às mudanças de mercado.

Para aplicar a gestão financeira eficaz em uma indústria, é ideal definir um planejamento estratégico, principalmente quando o assunto é data sazonal. Com todos os objetivos definidos e os caminhos a serem seguidos, maior serão as chances de obter lucro e crescimento do negócio.

Conclusão

A indústria e o comércio tendem a obter desafios de gestão quando o assunto é sazonalidade. A verdade é que, dependendo do serviço ou produto ofertado, a demanda pode ser maior ou menor em um certo período.

É imprescindível obter um bom controle financeiro na indústria, ou qualquer outro segmento, a fim de garantir uma boa gestão e saúde financeira positiva. 

Embora as vendas sejam maiores no fim do ano para uma fabricante de mesa rústica de madeira, por exemplo, é essencial estar preparado para período de baixa demanda em que as vendas são poucas e, consequentemente, menor faturamento para a companhia.

Acompanhar as demandas, projeção, custos fixos e variáveis, definir um planejamento estratégico para atender a demanda, além de se preparar para o período em que há menor número de procura pelo público-alvo, são o que influenciam em melhores resultados.

Uma vez que a indústria investe em melhorias e planejamento para as datas sazonais, bem como apostar na tecnologia para evitar erros de cálculos, por exemplo, os gestores possuem uma análise mais assertiva e obtêm processos aperfeiçoados.

Portanto, é válido considerar que a gestão financeira industrial é de suma importância nas datas comemorativas, pois permite que os gestores tenham um planejamento e decisões estratégicas para períodos de baixa demanda. Assim, a companhia fica preparada para as mudanças de mercado, evitando impactos financeiros e, então, menores resultados negativos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

About the Author: Thais Teixeira

Avatar
Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Posts Relacionados