Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

Os últimos meses do ano são repletos de oportunidades de vendas para a indústria e o varejo. E saber como se preparar para essas datas é essencial para alcançar o sucesso desejado. 

Uma das datas mais populares e que geram expectativas em consumidores de todo o mundo, é a Black Friday, que em pouco tempo se tornou um dos principais dias para o comércio. 

Milhões de consumidores procuram ansiosamente por ofertas e preços baixos. Em 2020, as vendas bateram recorde, chegando a 4 bilhões de reais. Para o ano 2021, a expectativa é muito positiva. De acordo com estudo da Méliuz, mais de 70% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday.

Esse grande evento comercial conhecido no mundo todo, nos últimos anos se tornou uma sensação no Brasil.

Diversas pessoas fazem economias e esperam essa data para. Com isso, o momento se torna uma excelente oportunidade para as indústrias adquirirem uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Aumentar a relevância da marca;
  • Aumentar o índice de vendas;
  • Aumentar o tráfego orgânico no site;
  • Trabalhar com ações de marketing;
  • Elevar a carta de clientes;
  • Aumentar o engajamento;
  • entre outros.

Levando em consideração a proximidade da data, no artigo de hoje vamos apresentar dicas fundamentais para sua indústria mandar bem na Black Friday 2021. Se interessou? Acompanhe a leitura até o final.  

Como surgiu a Black Friday?

Toda última sexta-feira do mês de novembro é realizada a Black Friday. O termo era originalmente utilizado para se referir às crises do mercado financeiro americano. 

Nos Estados Unidos, foi citado pela primeira vez numa tentativa de dois homens, Jay Gould e James Fisk, de tomarem o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York.

Com relação às compras no pós-período de Ação de Graças (Thanksgiving Day), a Black Friday surgiu como ideia dos lojistas de esvaziar os estoques para as novidades do Natal. 

O sucesso da Black Friday norte-americana chamou a atenção de lojistas de outros países, e a iniciativa começou a ser introduzida em outros mercados fora dos Estados Unidos, mesmo não havendo feriado como o Dia de Ação de Graças em outros lugares. 

Black Friday no Brasil

No Brasil a Black Friday teve a sua primeira edição realizada em 2010, seguindo o modelo americano, mas sem relação com o dia de Ação de Graças.

No entanto, começou a ganhar força, somente em 2012, atualmente é uma das ocasiões em que os lojistas brasileiros mais faturam com vendas. 

A prática se consolidou e muitos lojistas fazem promoções pontuais no dia específico, enquanto outros tiram todo o mês de novembro para realizar diversas promoções. 

Como se preparar para a Black Friday 

Uma das etapas mais importantes para as indústrias é se certificar que possuem estoque suficiente e uma cadeia de suprimentos confiável para esta data, já que a demanda pode aumentar consideravelmente. 

Além disso, um dos pontos fundamentais na gestão de estoque para se preparar para a Black Friday é a cadeia de suprimentos e produtos. 

O planejamento, o controle e o gerenciamento de estoque são cruciais para a indústria em datas comemorativas. Por este motivo, sem uma estratégia de organização bem alinhada, as empresas correm o risco de perder receita e prejudicar a experiência do cliente.

Portanto, é preciso ter uma gestão de estoque eficiente e assertiva para estar pronto para atender todos os consumidores. 


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Dicas essenciais para o seu negócio

Esta data comercial é uma ótima opção para aumentar o giro de estoque, porém o conceito de Black Friday vez ou outra, ainda acaba causando certa desconfiança em alguns mercados, especialmente por causa de campanhas não transparentes e de gargalos operacionais recorrentes.

Assim, para que isso não aconteça com a sua indústria e ela possa aumentar as vendas e captar novos clientes, antes de mais nada é essencial ter atenção a essas questões de marketing e logística. Abaixo separamos algumas dicas que certamente irão ajudar no preparo para essa data. 

Deixe o site otimizado

No dia da Black Friday diversos usuários da web estarão navegando e procurando promoções para consumo.

Automaticamente os servidores estarão mais carregados e por isso é indispensável que seu site esteja otimizado e preparado para receber um percentual de visitas maior que o de costume.

Logo, se você tem um site que apresenta promoções e benefícios para contar com um profissional da área de web designer para deixar os plugins otimizados, imagens leves e também a formação responsiva para receber acessos de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Pré-anuncie nas redes sociais

Na semana que antecede a Black Friday é indispensável que você prepare seus público-alvo para aproveitar suas promoções.

As redes sociais são excelentes ferramentas para promover conteúdo publicitário. Por isso recomendamos produzir slides, vídeos, imagens ou postagens chamativas para deixar seu público curioso e com vontade de consumir os seus produtos.

Como adiantamos anteriormente, se você tem uma indústria que fabrica rosca para extrusora, por exemplo, a Black Friday é uma excelente oportunidade de aumentar o engajamento em sua rede social e com isso ter melhores resultados com as ferramentas de marketing que estão disponíveis na web.

Ofereça descontos que realmente valem a pena

O consumidor está extremamente atento nessa época do ano. Ele sabe o que ele quer comprar com antecedência e qual é o preço médio do produto fora da Black Friday.

Se você possui um pequeno comércio ou é dono de uma grande indústria, lembre-se que, se quer cativar o seu cliente, forneça o desconto que vale a pena para ele e de preferência que desbanque os concorrentes.

Ser verdadeiro e autêntico na Black Friday, apresentando ao mercado descontos verdadeiros e dignos da propaganda comercial da data, não só aumenta o índice de vendas no período, como também aumenta a credibilidade de sua empresa perante o público consumidor.

Prepare sua produção e estoque 

A Black Friday chegou ao Brasil com o intuito de aumentar as vendas em um período pré-natal, que é uma época ainda de baixa procura. Então, os varejistas e lojistas trouxeram para cá este dia de compras, gerando mais um pico de demanda nas indústrias nacionais. 

A produção precisa seguir um planejamento antecipado para a fabricação de produtos que atendam a demanda nas datas comemorativas.

As empresas devem ter controle e definir a velocidade da produção, aumentando o desempenho e produzindo de forma enxuta. Com isso fornecendo um equilíbrio entre demanda e produção

Respeite o prazo de entrega

É preciso ressaltar que muitos clientes vão estar consumindo pela primeira vez em sua empresa e você precisa respeitar tudo que foi prometido para esse cliente.

Segundo um levantamento do PROCON-SP publicado em 2020, o atraso de entrega por compras feitas na internet ainda é o principal motivo de reclamações e no período de Black Friday esse tipo de queixa se torna ainda mais recorrente.

Por isso, para evitar reclamações e propaganda negativa de sua empresa na web, recomendamos colocar o prazo de entrega do produto do qual sua empresa realmente consiga cumprir, independente das eventualidades que possam acontecer. 

Conclusão 

Para 2021 a tecnologia pode ser a principal aliada para os comerciantes durante a Black Friday. Utilizando um modelo digital, sites responsivos, campanhas em redes sociais e valorizado a experiência online do cliente, a sua indústria tem tudo para aumentar consideravelmente os lucros nesse período. 

Uma dica é investir em plataformas digitais, criando um espaço de compras para os consumidores, além de poder controlar sua distribuição, comercialização, precificação e venda de seus produtos.

A indústria precisa se preparar para ser o principal mercado durante a Black Friday, por este motivo contar com especialistas em redes sociais e até mesmo de varejo, que vão ajudar no desenho da estratégia de posicionamento e venda é extremamente importante.

Agora que você já sabe os principais pontos para preparar sua indústria para o Black Friday, que tal começar a colocar nossas dicas em prática? 

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About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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