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7 KPIs de marketing para te auxiliar nas estratégias

Aplicar estratégias de marketing digital para impulsionar os resultados são indispensáveis nos dias de hoje. Mas é válido destacar que é imprescindível analisar se os resultados estão dando certo. Afinal, é quase impossível definir novas estratégias que geram resultados, sem identificar o que possibilita conquistar os objetivos, não é mesmo?

A mensuração de resultados é a chave para o sucesso das empresas, tendo em vista que por meio dessa prática é possível medir o desempenho das ações. Desse modo, o gestor pode e deve acompanhar os KPIs (Keys Performance Indicators).

Se ficou interessado no assunto e deseja descobrir quais são os KPIs de marketing digital para auxiliar na sua estratégia, continue a leitura e conquiste os melhores desempenho para o seu empreendimento!

Neste conteúdo abordaremos os seguintes tópicos:

O que são KPIs?

Os KPIs, também conhecidos como indicadores de desempenho, são métricas fundamentais para qualquer negócio, visto que permitem ao gestor identificar o que gera resultado, tanto positivo quanto negativo. 

A mensuração de resultados com os indicadores auxilia a empresa a gerar oportunidades de negócios. Por meio dessa prática no marketing digital, os indicadores contribuem para uma eficiente apuração a fim de impulsionar a marca e, consequentemente, se destacam da concorrência. 

Os KPIs de marketing digital, portanto, são determinantes para identificar se a campanha aplicada na prospecção industrial, por exemplo, está alcançando os resultados almejados. 

As métricas como aliadas nas empresas

Para ter visibilidade e sucesso no mercado, existem muitas estratégias e planejamento para que isso aconteça. Isso significa que de nada adianta investir em um segmento e aplicar ações de marketing, sem acompanhar os resultados. 

Nesse sentido, as métricas servem como aliada para os gestores, pois são medidas quantificáveis usadas para analisar o desempenho de uma estratégia. Assim, é possível saber, por exemplo, se uma técnica está trazendo lucro ou prejuízo. 

Como resultado, obtém a vantagem de traçar novas práticas para superar os resultados e garantir o aumento das vendas e visibilidade da marca.

E se você estiver se perguntando o porquê é importante medir o desempenho das estratégias de marketing, basta imaginar como seriam os resultados no seu negócios desde a prospecção à conversão de clientes, inclusive de fidelização, sem acompanhar os números conquistados.

A probabilidade do insucesso sem os KPIs das estratégias de marketing, basicamente, tende a ser maior. Por essa razão, é de suma importância que os gestores conheçam os indicadores de desempenho para acompanhar em seu negócio. Continue lendo e confira 7 indicadores para te auxiliar nas estratégias de marketing a partir de hoje!

7 KPIs de marketing digital indispensáveis para acompanhar

Agora que você já compreendeu o que são os kpis e que eles são como aliados para as empresas, veja logo abaixo quais são as métricas indispensáveis no marketing digital que a sua marca tem que ficar de olho. Continue acompanhando e garanta resultados de sucesso!

1. Leads

Os leads são definidos por potenciais clientes, ou seja, em algum momento demonstrou interesse por serviços e produtos da empresa, fornecendo os dados para meio de contato, tais como o nome completo, e-mail e telefone para contato, a fim de conter mais informações, por exemplo.

Com a mensuração do custo por lead (CPL), o negócio tem a possibilidade de melhorar a campanha e, consequentemente, gerar mais conversões. Identificar o custo da empresa para conquistar um potencial cliente é crucial para que o gestor tenha uma visão ampla sobre os resultados, bem como o que é preciso para gerar lucratividade.

Sendo assim, esse indicador de desempenho demonstra as oportunidades de negócios que estão sendo obtidos, pois quanto maior o número de leads, maiores serão as chances de aumentar as vendas. Para saber se a estratégia implementada está aumentando o número de clientes, basta dividir o valor investido em marketing digital pelo número de leads gerados.

2. Visitantes

Além de mensurar o custo por lead, o indicador de visitantes também é muito importante para se acompanhar. Afinal, de nada adianta ter um site e não buscar melhorias com o objetivo de atrair mais visitantes, certo?

Esse KPI é um ótimo indicador para compreender se os conteúdos do site são relevantes para o público-alvo, isso inclui a temática, podendo ser uma estratégia utilizada no site da empresa para alavancar as vendas e vencer a concorrência. 

No ramo da indústria, por exemplo, existe a possibilidade de falar sobre dicas, produtos, entre diversos outros, logo, a marca pode apostar em diferentes temáticas e apostar mais naquelas que garantem mais visitantes.

Dessa maneira a página obtém conteúdos estratégicos, conquista mais visitantes e se torna uma marca com autoridade no assunto. Isso é excelente! Com mais conteúdos estratégicos e mensuração dos resultados do número de visitantes, o negócio tende a se destacar.

3. Taxa de rejeição

Ter um grande número de visitantes e alta taxa de rejeição, significa que os objetivos da marca em conquistar mais clientes se torna um empecilho. Isso porque, quando um visitante acessa o site de uma empresa e rejeita a página, é considerado que o usuário não encontrou o que procurava, ou seja, uma experiência negativa.

Sendo assim, esse KPI é primordial para identificar a taxa de rejeição da página, que pode ser por diferentes fatores, são eles:

  • Não interagiram, ou seja, são executa alguma ação (acessou apenas a primeira página, por exemplo;
  • Não tem fácil navegação e sai rapidamente da página;
  • Site com carregamento lento;
  • Página não responsiva;
  • Entre outros.

Quanto menor for a taxa de rejeição, melhor. Por essa razão, esse indicador de desempenho é crucial para que o gestor tome decisões assertivas para garantir a melhor experiência do usuário ao acessar sua página, junto ao KPI de visitantes, leads e outros.


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4. Taxa de clique 

A Taxa de Clique, também conhecida como CTR (Click Through Rate), indica a quantidade de cliques que a marca obteve em sua campanha. Ou seja, uma vez que o negócio investe em links patrocinados com o intuito de aumentar suas vendas, o KPI auxilia a descobrir quantos usuários visualizam e clicaram no seu link patrocinado. 

Desse modo, é possível saber se o público-alvo está sendo alcançado, visualizando e clicando nos anúncios. Consequentemente o gestor terá em mente que está no caminho certo para alcançar o sucesso em vendas. Para o cálculo, some o número de cliques, dividido pelo número de visualizações e multiplique por 100.

5. Origem do tráfego

Já parou para pensar como a origem do tráfego pode te auxiliar na sua estratégia de marketing digital?

A origem do tráfego pode ajudar a marca a superar os desafios de vendas, tendo em vista identificar o canal onde os visitantes e leads estão vindo, promovendo estratégias mais assertivas e eficientes. 

Sem dúvida isso influencia no aumento de tráfego no blog, por exemplo, além de diminuir a taxa de rejeição. No entanto, o tráfego também pode ser maior nas redes sociais, como Facebook e Instagram. 

6. ROI (Return on Investment)

Outro KPI essencial para as campanhas do marketing digital é o ROI, ou retorno sobre investimento. Para evitar prejuízos, o cálculo do ROI contribui para entender se o resultado é eficiente e satisfatório para a empresa. Com essa visão ampla sobre os retornos, o gestor pode tomar medidas para melhorar sua estratégia e captar mais clientes. 

Além disso, demonstra se o retorno sobre investimento obtido é ideal para manter a tática, aumentar ou diminuir, por exemplo, sempre com o foco em atender as necessidades dos potenciais clientes, e gerar lucro para a marca ao invés de prejuízo.

7. Alcance da campanha de marketing

Outro KPIs de marketing digital que auxilia na assertividade da estratégia, é a métrica de alcance da campanha. 

Compreender a quantidade de usuários impactados com uma campanha de marketing gera, contribuirá significativamente para conquistar excelentes resultados na empresa, desde o aumento de visitantes, conversões, retorno sobre investimentos, e assim sucessivamente.

Portanto, há muitos KPIs de marketing digital que aumentam a probabilidade da marca se destacar da concorrência, garantir a visibilidade, vender mais e, consequentemente, obter faturamento e novas oportunidades, tais como novos investimentos para inovar no mercado. 

Lembre-se de planejar suas campanhas de marketing para determinar os indicadores de desempenho a ser utilizado. A partir do KPI líder, outros indicadores serão determinados!

Conclusão

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As estratégias de marketing digital são determinantes para posicionar uma empresa no mercado. Aumentar as vendas e ser reconhecida é um dos objetivos das empresas que passam nas estratégias por meio digitais, contudo, é preciso acompanhar as métricas para identificar se os resultados estão sendo satisfatórios.

Nesse sentido, os KPIs (Keys Perfomance Indicators) de marketing digital são fundamentais para mostrar aos gestores se as estratégias implementadas estão gerando vendas, ou seja, lucro ou prejuízo.

Ao pensar em qual KPI utilizar, saiba que isso pode variar, mas é possível apostar em diferentes indicadores para conquistar sucesso nas campanhas, seja a taxa de rejeição, taxa de clique, origem do tráfego, ROI, dentre diversas outras. Por isso, o planejamento da campanha de marketing é primordial para selecionar o KPI líder.

De forma geral, esses indicadores promovem melhores resultados estratégicos, visto que permitem analisar se a técnica aplicada está sendo assertiva ou não. Logo, o gestor pode tomar decisões para mudar a estratégia, evitando o prejuízo para sua marca. 

Portanto, independente do segmento de atuação, os KPIs de marketing digital são determinantes para descobrir se a taxa de conversão, por exemplo, é o suficiente para determinada estratégia aplicada e assim sucessivamente.

By |2021-11-16T17:55:06-03:0020 de outubro de 2021 |Marketing|

Sobre o autor:

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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