Clientes satisfeitos tendem a ser fiéis à marca, ou seja, compram mais vezes em uma mesma empresa. Isso é excelente para qualquer negócio, inclusive na indústria. No entanto, conquistar o consumidor e agradá-lo, nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso muitas empresas apostam em estratégias a fim de melhorar os resultados e tornar o público fiel e evitar que busquem os serviços e/ ou produtos da concorrência.

Empreendimentos B2B (business to business) que atua com serviços de empresa para empresa, e B2C (business to consumer) de empresa para o consumidor final, devem considerar a importância da pesquisa de satisfação do cliente.

Afinal, é o processo que permite identificar se o negócio está no caminho certo, além de impactar nas estratégias para melhorar o atendimento, analisar a concorrência, impulsionar as vendas e assim sucessivamente.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar como uma pesquisa de satisfação pode impulsionar os resultados de qualquer empresa. Continue a leitura e confira!

Neste conteúdo, abordaremos os seguintes tópicos:

Por que realizar a pesquisa de satisfação?

Ter resultados de sucesso, sem dúvida, é o principal objetivo de qualquer empreendedor. Mas já imaginou como seria possível alcançar essa meta? Basicamente, a garantia de sucesso da empresa é considerada a partir da satisfação do cliente.

Clientes satisfeitos compram mais vezes de uma determinada marca, bem como se tornam defensor e divulgador do empreendimento por livre e espontânea vontade. Isso é primordial para gerar mais vendas e, consequentemente, faturamento.

Nesse sentido, a pesquisa de satisfação é de suma importância, pois é o que permite identificar os seguintes fatores:

  • O grau de satisfação dos clientes;
  • Identificar o que atrai o público-alvo;
  • Quantos clientes indicariam os serviços e produtos para outras pessoas;
  • Qualidade do produto;
  • Pontos fortes e fracos;
  • Aplicar melhorias;
  • Entre diversos outros.

São muitos os motivos que devem ser considerados para aplicar a pesquisa de satisfação no seu negócio e, desse modo, permitir que todas as estratégias aplicadas sejam eficazes. Ou seja, de nada adianta estudar a concorrência, inovar na indústria, entre outras táticas, sem detectar o que conquista o seu público. 

Se preocupar em promover a satisfação do consumidor é mais que necessário para mostrar que a marca não pensa apenas no número de vendas, e sim em atender as necessidades do público.

Como consequência a empresa conquista melhores resultados no mercado. Entenda a seguir como a pesquisa sobre a satisfação do consumidor pode influenciar no sucesso da marca.

Afinal, como a pesquisa de satisfação pode alavancar os resultados do seu negócio?

Já pensou em mudar o rumo do seu negócio ao realizar uma pesquisa com aqueles clientes que já compraram na sua empresa?

Pois bem! Por meio da pesquisa é possível identificar muitos fatores importantes para impulsionar as vendas e conquistar mais clientes, inclusive, aumentar a fidelização.

Realizar esse processo online ou presencial para saber a opinião dos clientes é crucial para detectar fatores importantes e que devem ser aprimorados o mais breve possível. Afinal, caso o gestor não tenha iniciativa de melhorias, isso impactará na conquista de novos consumidores.

Entre os fatores, o gestor possui uma visão ampla sobre o atendimento, além da satisfação do consumidor em relação aos meios de comunicação utilizados, por exemplo. Aliás, produtos de qualidade nem sempre são o que alavanca o sucesso de uma marca. 

Portanto, a pesquisa de satisfação do cliente é uma excelente ferramenta para descobrir a percepção do seu público sobre os serviços e produtos oferecidos, por isso, é um procedimento que oferece muitos benefícios.


Veja também:


 

4 vantagens de aplicar a pesquisa de satisfação na sua empresa

Considerando os fatores citados anteriormente neste post, aplicar a pesquisa de satisfação é um modo de se preocupar com o consumidor, e assim, conquistar muitas vantagens. Veja logo abaixo!

1. Identificar falhas

Qualquer empreendimento, independentemente do segmento de atuação, está sujeito a falhas. Seja em vendas por meio do e-commerce e marketplace, os erros podem ser constantes, impactando nas vendas e na satisfação do consumidor.

E como é possível detectar as falhas?

Se ainda restam dúvidas sobre isso, saiba que existem diferentes maneiras para realizar a pesquisa de satisfação, inclusive para avaliar a sua plataforma. Por exemplo: analisar o grau de dificuldade do usuário para encontrar informações na página, finalizar a compra e assim sucessivamente.

A verdade é que, muitas vezes, os empreendedores acreditam que o seu site está com o visual atrativo. Contudo, esquecem da importância de facilitar a navegação do usuário, com isso, acaba perdendo conversão em vendas. Então, após a pesquisa a empresa obtém respostas sobre algo que, talvez, não foi percebido pela equipe. 

2. Aprimorar os serviços prestados

Saber quais são as impressões que os consumidores têm sobre os serviços prestados pela empresa é primordial, seja negativo ou positivo. Uma vez que compreende os resultados que estão sendo alcançados com os serviços prestados, é indispensável considerar a opinião do público e saber o que deve ser aprimorado.

Assim, a marca pode conquistar clientes fiéis ao promover serviços de qualidade e melhorar a perceção dos compradores, tendo em vista que a pesquisa de satisfação pode impulsionar resultados positivos na empresa, mesmo que a opinião do público seja negativa. Lembre-se: se obter perspectiva negativa, é o momento de agir!

3. Traçar estratégias eficientes 

Estratégias são determinantes para que a empresa alcance metas de vendas, por exemplo, fidelização de clientes, entre outros.

Para isso é necessário saber ouvir a opinião dos clientes sobre a marca. Isso inclui:

  • A qualidade do atendimento;
  • Expectativas sobre o produto adquirido;
  • Meios de comunicação utilizados;
  • Formas de pagamento;
  • Frete e formas de entrega;
  • Preço do produto;
  • Entre outros.

Pode parecer que esses fatores não impactam nos resultados, mas, sem dúvida, são significativos para o sucesso de qualquer empreendimento, inclusive no segmento industrial.

Imagine que um usuário acesse o site e busque por compressores, por exemplo. A falta do produto por um grande período pode causar insatisfações, por isso, ao realizar a pesquisa o gestor pode identificar que precisa melhorar sua gestão de estoque.

4. Aproxima a marca e cliente

Há quem pense que a pesquisa de satisfação do cliente tem o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos no mercado. 

Embora seja essencial e uma excelente maneira para superar a concorrência, esse processo influencia na aproximação entre marca e consumidor. Isso é excelente, não é mesmo?

Acredite: detectar qual é a perspectiva do público, ou seja, ouvir o que os clientes têm a dizer, contribui significativamente para melhorar e construir um relacionamento com clientes. Como resultado, a empresa pode superar as expectativas dos clientes e, consequentemente, torná-los satisfeitos e fiéis à marca.

Sendo assim, para vender mais é muito importante entender quais são as necessidades do público, além disso, é imprescindível estudar a concorrência a fim de oferecer os melhores serviços e produtos. 

Sem dúvida, ao colocar isso em prática, o empreendedor define novas estratégias eficazes para inovar no mercado, bem como garantir a visibilidade do seu negócio. Aliás, é uma ótima forma para compreender a importância de realizar pesquisa interna para ter uma equipe de alta performance, pois são fatores que também influenciam nos resultados externos.

Conclusão

Ao compreender a importância da pesquisa de satisfação do cliente para identificar falhas, aprimorar os serviços e produtos, traçar estratégias eficazes e melhorar o relacionamento com o público, consequentemente a empresa tende a garantir resultados de sucesso.

Afinal, a pesquisa é uma ferramenta de suma importância para identificar o que pode ser melhorado, desde os processos de vendas (pré e pós-venda), qualidade do atendimento, facilidade para comprar um produto, dentre diversos outros fatores. 

Logo, ao ter o resultado, o gestor pode tomar decisões assertivas que influenciam no aumento das conversões em vendas e fidelização. Basicamente, é a solução ideal para quem deseja se manter ativo no mercado, bem como garantir melhorias constantemente para promover a satisfação para o público.

Como resultado ao realizar a pesquisa de satisfação do cliente, o empreendimento obtém muitas vantagens, tais como: manter os clientes atuais, melhorar o relacionamento entre marca e consumidor, identificar falhas e antecipar ações.

Portanto, é um processo que deve ser considerado para saber se a empresa está no caminho certo. Além disso, ao coletar os dados da pesquisa, é mais que necessário agir para garantir que os processos sejam aprimorados. 

Caso contrário, de nada irá adiantar fazer a pesquisa sem o intuito de melhorias, então considere todos os pontos negativos indicados pelo público!

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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